Conheça melhor o Windows Ink: vídeo, caneta da Microsoft, dispositivos compatíveis e mais

Bryan-Roper

Logo um pouco após o início do evento Build 2016 da Microsoft, nos deparamos com Bryan Roper, sujeito que tem mostrado uma certa irreverência nas apresentações da empresa, e que exibiu a nova plataforma que pode acabar de vez com papel e caneta, o Windows Ink.

A Microsoft acredita que qualquer pessoa que porte uma caneta Stylus pode ser o público-alvo,  e não apenas os designers ou ilustradores. Por isso, itens como Maps, Office e da Adobe receberão integração completa.

Foi demonstrado aplicativo nativo Notes que reconheceu lugares e horários de forma automática apenas com letras escritas, inclusive a própria Cortana entendeu tudinho. No caso app Mapas, você pode marcas dois pontos com a caneta e aguardar que o programa calcule rotas e distância ou simplesmente traçar uma linha reta entre os destinos. No caso de imagens em 3D, isso fica ainda mais interessante.

Roper criou um desenho ao vivo no Ink e enviou na hora para seu perfil no Twitter. Vai ser difícil não cair seu queixo ao ver uma régua digital que realmente funciona em deixar as linhas perfeitas. O Office também terá integração e funcionará como se fosse um projeto criado no papel. Por exemplo, basta riscar um parágrafo para eliminá-lo ou trocar para o marca-texto e selecionar uma linha. Abaixo você pode conferir tudo isso: [youtube]aHvoblnEXJc[/youtube]

Microsoft já está trabalhando em uma caneta que funciona em todos dispositivos com Windows

A Microsoft tem a Surface Pen, a Huawei tem sua própria caneta, a HP tem a sua, mas ainda não existe uma caneta “universal” que funcione em todos os dispositivos com Windows. Junto com sua plataforma Windows Ink, Bryan Roper da Microsoft também anunciou que a empresa está desenvolvendo uma caneta em conjunto com Wacom que trabalhará com diversos dispositivos habilitados para com Windows.

Mas será que isso chegará também aos smartphones? Sim, Terry Myerson já confirmou que esta plataforma funcionará no Windows 10 Mobile.

Achou interessante? Abandonaria o papel por isso?

10 comments on “Conheça melhor o Windows Ink: vídeo, caneta da Microsoft, dispositivos compatíveis e mais

    1. Provavelmente pq pra isso é preciso alguns componentes adicionais e considerando que no android NATIVAMENTE ele não tem nada igual ao Continuum, não há razão para tê-los.

    2. Como o Francisco disse.. Deve faltar algum componente.. Mas tbm tem o fato que o 801 é só um 800 melhorado enquanto 808,810 e inclusive o 617 do acer usam uma arquitetura nova da ARM

    1. Cara não vai ter foco no Mobile mais, assim como não vai ter mais foco no PC e Xbox. Pelo que foi falado o foco é no Windows Universal. Pois acada build para PC tem uma equivalente para Mobile. Ontem mesmo já saiu em anel lento para PC e Mobile. Resumindo, trabalhando no Windows Universal qualquer segmentação vai ter seus benefícios, Windows Universal, apps Universais. Na verdade até acho mais coerente focar no sistema mesmo e depois de pronto fazer dispositivos dignos para tal propósito.

      Sempre achei que era isso que todos queriam.

  1. O Notes é um aplicativo diferente do OneNote? Acho que a MS vacilou nessa. Porquê não unificar tudo?

    Ps: O preço do OneDrive também está defasado. No concorrente você consegue o dobro pelo mesmo preço.

  2. Eu achei isso sensacional, meio que dá uma sensação duma era Windows Mobile 6 (anos 2000) naqueles handhelds antigos (HP iPaq, Palm, Pocket PC), mas com uma tecnologia altamente futurista. As portas de possibilidades que essa nova Stylus/Windows Ink abrem são imensas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *