Desenvolvedor do Win64e10 diz como o emulador foi parar no Xbox One, e mais detalhes

xbox-n64-nintendo

Na última quinta-feira, nós publicamos em primeira mão quando o emulador N64 ficou disponível, segundo à Windows Store, para Xbox One. Ocorre que, muitos apps estão marcados como compatíveis e outros já podem ser instalados no console da Microsoft, antes mesmo do dia 2 de agosto, quando a atualização que trará este recurso será liberada.

Com a loja do Windows 10 será universal, foi apenas questão de tempo até ver apps do Windows 10 aparecem no Xbox One. Bem, o desenvolvedor do emulador de N64 anunciou que seu app vai funcionar no Xbox One, e está atualmente disponível apenas em consoles no programa Preview. Confira abaixo:

Nintendo64

Infelizmente, você não pode comprar o aplicativo diretamente da loja do Xbox ainda, pois a Microsoft ainda não oferece essa possibilidade aos desenvolvedores. Mas há uma brecha para aqueles que que querem jogar Super Smash Bros em seu Xbox One. De acordo com o desenvolvedor, para ter acesso ao aplicativo, que é chamado Win64e10, você tem que comprá-lo primeiro através de seu PC com Windows 10 ou smartphone com a Redstone instalada que poderá aparecer como “pronto para instalar” no console.

Tenha em mente que isso pode não dar certo, pois estamos falando de versões prévias, e essas versões sempre tem bugs. Pode ser mais prudente espera um pouco.

O aplicativo custa cerca de R$ 20,00 atualmente, e não vem com nenhum jogo, obviamente, mas oferece aos jogadores a opção de baixar roms até mesmo pelo OneDrive. É lícito? Bem, na loja do Windows 10 PC, Windows Phone e Android 0s emuladores estão lá, a mesma lei que funciona para eles deve funcionar para o Xbox, certo? Loja Universal e suporta UWP para o console… Não parece que a Microsoft está muito preocupada com isso.

Sem falar que o emulador de Game Boy Advance já foi instalado por alguns usuários do Preview do Xbox One.

Fonte: SegmentNext

28 comments on “Desenvolvedor do Win64e10 diz como o emulador foi parar no Xbox One, e mais detalhes

          1. Que louco, comprar um console e jogar jogos de 4 (eita, infamidade!) asuhauhas

      1. Microsoft vai dar uma de João sem braço. Mas se a Nintendo ficar sabendo, ela pode pedir pra retirar o App da loja e a Microsoft vai ter que dar um jeito.

        1. A lei vale para todos. A google disponibiliza o emuladores de quase todos os consoles da Nintendo a anos. Não houve sequer nenhuma remoção deles.

          1. Provalvemente a Nintendo não tem motivo legal para fazer isso. Ela já barrou jogos menores de Pokémon fã game por nada. rsrsrs

            Até pq o código que emula o hardware é do cara e não da Nintendo. rsrsrsrs

            Agora sobre as ROM’s, é outra história…

        2. A MS tira, ué?

          Na verdade, o responsável legal do aplicativo é o desenvolvedor, a MS entra só como Loja. Se o detentor de direito de cópia e autoral negar, por qualquer motivo válido, a ms tira na hora.

          Mas sobre o emulador, o código é do cara… Tem que ver sobre como foi feito o contrato da venda do hardware, se poderia fazer emulador e coisas do tipo.

          1. Isso que eu quis dizer, a MS tira o App. Mas independente do código ser do dono do App, não é legal emular um sistema alheio, ganhar algo com isso e a proprietária não ganhar nada. É a mesma coisa que pirataria. A Nintendo pode ficar sabendo e não fazer nada por achar que não vale a pena ou alegar que o emulador está ajudando o console da Microsoft e arrumar briga.

          2. Li legal no sentido de: não é bom.

            Rapaz, essa questão de emuladores é mais abrangente. Em países em que há leis sobre engenharia reversa, construir emuladores não sofrem penalidades legais e podem ser comercializados e/ou distribuídos. (Se alguém assistiu uma série que passa no vale do silício, vai entender bem rsrsrs
            [Silicon Valley])

            No caso, o cara não está ganhando em cima do trabalho da Nintendo, em parte, pois ele teve todo o trabalho de criar um emulador, que não é um simulador (não tem a necessidade de precisão de reprodução, apenas que se consiga o mesmo comportamento através de feitos que podem ter naturezas diferentes e que não seja a intenção reproduzir o hardware em si). Logo, normalmente o emulador não é punível.

            Mas o problema está em: se ele usa software dos hardware originais, tais como BIOS, etc. Aí sim, fere os direitos de cópia (copyrights). Além disso, ele facilmente seria indiciado se estivesse vendendo ou disponibilizando ROMS, ganhando ou não algo em troca, pois eles são softwares que tem proteção.

            A batalha da Nintendo é ferrenha porque ela sabe que tem muita gente que gosta de jogar os jogos dela sem pagar, além de ser um desrespeito para os que compraram os jogos.

            Aqui está um texto da Nintendo, ela fala muita coisa interessante. Em algumas pequenas partes sinto que teve mais caráter amendrontador…

            Creio que se alguém denunciar ela vai correr atrás. Só não sei o que poderia acontecer. Um caso parecido e que ela ganhou fácil foi no coolroms, se não me engano. Além do Nesbox , que teve que tirar as roms do site. E a Nintendo está certa em proteger sua IP e a dos seus desenvolvedores autorizados.

      2. Microsoft aprova qualquer coisa na loja… Lembro que pra Windows Phone uma época vários jogos foram republicados na integra com mesma descrição, icone e tudo mais por outros desenvolvedores, e a Microsoft nada fez.

    1. Já é difícil emular o Wii em um bom PC Gamer. No xbox one isso vai ser pouco provável.
      Eu tinha um i5 3570 + AMD 7970 OC Edition e 8GB DDR3 1600mhz… E não rodava 100%

      1. Minha configuração era core i7
        E uma radeon7970
        Sei como é só falei por falar
        E que eu tinha um DK KONG DO WII
        INSTALADO MUITO BOM

  1. Não é ilícito desde que você tenha o jogo comprado. É a mesma regra de quando você tem um álbum de uma banda e decide transformar em MP3 para uso próprio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *