Agora que o Windows 8.1 Update 1 foi apresentado oficialmente na Build 2014, certeza que muitos de vocês querem saber se essa atualização vale a pena.
Destaque para Área de trabalho
Nesta versão, o ponto de referência foi alterado. Antes o Windows 8 adotava a ideia de que a interface “Metro” seria a principal e que o desktop seria mais um aplicativo. Agora é diferente, o desktop ganhou destaque e os aplicativos giram entorno dele novamente. Mas, como é que tudo isso funciona?
Inicialização direta para o desktop
Se o Windows 8.1 Update 1 detectar que você não tem um computador com tela touch, você vai inicializar diretamente para o desktop, em vez de começar pela interface “Metro”. No meu caso, eu já estava usando para iniciar o Windows 8.1 no desktop, mas entendo que para os novos usuários esta opção ser automática ajuda na transição para o Windows 8.
As aplicações com interface modern (metro) adaptadas ao desktop
Sim, os aplicativos com interface modern agora aparecem na barra de tarefas, como qualquer outra programa para desktop. Além disso, tenho visto que em aplicações multimídia, ao passar o ponteiro do mouse você visualiza um balão onde é possível pausar, reproduzir e acompanhar a mudança do aplicativo de forma idêntica com o Windows Media Player.
Também é possível fechar aplicativos “metro” pela barra de tarefas. A sensação é que os aplicativos e programas tradicionais estão mais interligados entre eles.
Barra de tarefas disponível a partir de qualquer lugar
A barra de tarefas sempre desempenhou um papel importante no Windows e amplia a sua importância no Windows 8.1 Update 1. Já que está sempre disponível. Não que você sempre veja, mas a parte inferior do monitor permite que você visualiza a barra de tarefas sempre que quiser. Assim, mesmo se você estiver em uma aplicação modern, se passar o mouse até lá em baixo, e continuar em um movimento descendente, a barra de tarefas será exibida.
No exemplo, você pode ver como mesmo com Xbox Music aberto, eu posso acessar a barra de tarefas mudar para o aplicativo que você deseja (ambos na interface mordern).
Manuseio com o mouse
Este é outro ponto em que o Windows 8.1 Update 1 afetou. Assim, além de ser capaz de usar o mouse para acessar a barra de tarefas, como já explicamos , outros novos gestos foram implementados, gestos que já estamos acostumados a usar no desktop. Abaixo você terá mais detalhes.
Uma barra com botões para minimizar e fechar
Agora, cada vez que você abre um aplicativo com interface modern verá uma barra que nos lembrar da janela do Windows 3.1, nela podemos fechar o aplicativo, minimizar ou exibir um menu com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo, e assim pode ser dividido em esquerda, direita , minimizar ou maximizar.
Para acessar essa barra ao navegar pelo aplicativo, basta levar o mouse para parte superior e para o canto. Lembre-se que antes da mudança para fechar o aplicativo você tinha que levar a ponteiro do mouse para a parte superior e arrastar a janela para baixo. Agora você pode fazer isso também, mas no desktop é mais cômodo fechar com o “X” da forma tradicional.
Gerencie o menu iniciar com o mouse
Agora ficou mais fácil manipular os tiles com o mouse e novas opções surgiram para isso. Clicando com o botão direito do mouse você pode organizar o menu inicial facilmente. Podemos selecionar várias tiles pressionando CTRL enquanto seleciona com o mouse, bem como redimensionar, ativar ou desativar animações, mandar o aplicativo diretamente para a barra de tarefas, etc.
Desligue facilmente
Um aspecto simples, mas que foi muito criticado no Windows 8 é que seria difícil encontrar a opção para desligar o sistema. Bem, agora o botão de pesquisa e o botão para desligar/suspender/reiniciar ficam bem amostra no canto superior direito, próximo a sua conta da Microsoft.
Esse recurso é útil tanto para o acesso touch ou para quem usa o mouse.
Conclusão
Embora eu acredite que o Windows 8.1 não tinha o manuseio complicado em um computador desktop, eu não posso negar que estas melhorias excelentes e eu tenho usado muito especialmente a utilização da barra de ferramentas, devido à sua conveniência. Além disso, isso deve convencer muitas pessoas relutantes a usarem o Windows 8.
Em termos de desempenho não tive nenhum problema. Não notei melhorias quanto a isso na atualização. O Windows 8.1 já tem um desempenho formidável se comparado com o Windows 7. O Windows 8.1 Update 1 chegou, na verdade, para melhorar o manuseio do sistema para os usuários do desktop, que pareciam esquecidos no Windows 8.
Você achou as melhorias interessantes?
3 comments on “Experiência com o Windows 8.1 Update 1 depois de vários dias de uso”