A Microsoft criou uma nova divisão dentro do Xbox que visa incentivar os desenvolvedores a usarem o serviço de computação em nuvem Azure da empresa. De acordo com Bloomberg, a nova divisão será chamada de “nuvem de jogos“. Cabe salientar, Microsoft é uma das empresas mais poderosas do mundo neste aspectos e sua principal fonte de receita atualmente vem da nuvem.
A nova divisão será comandada pelo veterano que já trabalha há 20 anos na Microsoft, Kareem Choudhry, que foi nomeado vice-presidente da divisão. Seu objetivo será ajudar outros desenvolvedores de jogos e editoras a usarem os serviços em nuvem da Microsoft, bem como criar novos serviços para a indústria.
De acordo com o The Verge, a Microsoft vem dando passos silenciosos em direção do uso da nuvem para jogos. Desde 2015, a empresa tem feito aquisições de empresas como a PlayFab e reorganizando sua equipe em torno do assunto. “Nós acreditamos que haverá 2 bilhões de gamers no mundo, e nosso objetivo é alcançar cada um deles”, disse Choudhry em entrevista ao The Verge.
I think we'll see the full spectrum from games that run 100% in the cloud streamed to any device to high end games that run highly responsive compute locally while offloading heavy latency tolerant workloads to the cloud for incredible local results.
— Phil Spencer (@XboxP3) March 13, 2018
Apenas alguns dias atrás, o chefe do Xbox, Phil Spencer, foi ao Twitter para explicar seus pensamentos sobre o futuro dos jogos através dos serviços da nuvem, dizendo: “Eu acho que vamos ver o espectro completo de jogos que rodam 100% via nuvem por streaming para qualquer dispositivo e jogos high-end que rodam de forma local e baixam cargas de trabalho tolerantes de latência via nuvem para resultados locais incríveis“. Ou seja, jogos completos ou parte de jogos serão rodados via nuvem.
Como exemplo, a Ubisoft já utiliza o Azure em Rainbow Six: Siege nas versões de PC, Xbox e PlayStation 4. Até mesmo games como o Black Desert utilizam máquinas virtuais remotas da Azure e bancos de dados.
Seja qual for o futuro para Xbox, é seguro dizer que seu objetivo é tornar os jogos cada vez mais acessíveis a todos.