A Microsoft quer virar a página dos smartphones, mas não entenda isso como um abandono ou qualquer coisa do tipo. A empresa quer criar uma nova categoria de PC hibrida com celular, assim disse Satya Nadella. É claro, o Continuum terá um grande papel nisso tudo.
Muito se fala de Surface Phone ou Dell Stack, que seriam aparelhos que poderiam utilizar programas do desktop (x86) no Continuum e dessa forma substituir um PC completo em muitos ambientes, tais como o corporativo, estudantes e consumidor médio.
Mas esperávamos que Intel alcançasse seus processadores x86 para Mobile. Contudo, parece a Redmond irá por outro caminho. Ocorre que, a build mais recente do Windows 10 Mobile liberada para os Insiders trouxeram novos elementos em seu código.
Windows x86 no Windows ARM64…?
Já temos um precedente para isto, chamado WOW64, que é uma camada de compatibilidade que faz com que programas de 32-bits sejam executados sob uma arquitetura de 64-bit. No entanto, não é surpreendente, uma vez que a arquitetura x86 e x64 são muito semelhantes, e a camada de compatibilidade não precisa realizar grandes mudanças.
Agora o WOW64 entrou de uma forma bem inovadora se tornando uma camada compatibilidade de duas arquiteturas completamente indiferentes e inconsistentes como é o caso do Intel Itanium, onde WOW64 é responsável por traduzir todas las SYSCALLS de x86 para a arquitetura IA64.
… Photoshop no seu smartphone ARM?
Não sabemos qual o resultado que isto terá para Mobile, mas a verdade é que estamos no NDK (não no Kernel) da última Build do Insider no ciclo rápido (10.14965) o que está sendo entendido é que a Microsoft realmente estaria trabalhando em uma camada de compatibilidade x86 para processadores ARM.
Destarte, podemos estamos diante da preparação da Microsoft para a hibridação do núcleo, já que a AMD vai lançar processadores x86-x64 que rodam instruções ARM, como sugere a chamada “_IMAGE_CHPE_METADATA_X86 _IMAGE_HIBRID_METADATA_X86”.
Mas… O que significa?
Isso pode significar que a Microsoft começou a preparar o Windows 10 Mobile para rodar programas de PCs, como o Photoshop ou o Office completo, em smartphones com processadores ARM.
Também pode significar que a empresa está preparando o sistema para tornar o seu kernel híbrido onde a arquitetura e assim o Windows 10 Mobile rodaria apps de qualquer arquitetura.
Fonte: WalkingCat
Significa que nos estamos vendo a Microsoft fazer o que era para ter sido feito a anos porém hoje com uma nova administração que pensa em inovar e não investir em formulas conhecidas.
A ascensão da arquitetura ARM em todos os dispositivos é algo que venho esperando há muitos anos. Um impulso da Microsoft seria muito bom pra isso acontecer, porque esse mercado, comparado ao x86, é muito mais sadio e tem muito mais concorrentes… Samsung, MediaTek, Qualcomm, Apple, Nvidia e basicamente qualquer outra empresa que tenha alguns milhões para licenciar a arquitetura com a fundação ARM e criar o seu próprio SoC.
Não podemos esquecer que a Nintendo lançando o Switch vai colaborar muito pra isso, recentemente a Nvidia anunciou que portar jogos do Xbox One e PS4 seria muito fácil para as produtoras, ou seja, de x86 para ARM. ?
FOi o que o Nadella falou..que o futuro do windows depende da arquitetura ARM, ou algo assim
Pow melhor comentário aqui até agora…
falou tudo irmão…
“Tamojunto”.
E curto arquitetura ARM de montão.
Parece que falta pouco para seu sonho virar realidade.
http://www.windowsclub.com.br/alguns-dispositivos-com-windows-10-mobile-rodarao-programas-de-pc-com-redstone-3/
Sempre considerei o Windows RT (A ideia do Windows ARM) a melhor sacada dos ultimos tempos ate a propria MS matar o sistema
é o que falei em outra ocasião, a Microsoft (depois da sambada da Intel com o fim dos processadores móveis) deve estar se preparando para sumir com a divisão existente hoje entre Windows PC e Mobile e estabelecendo um novo padrão Windows x86/64 e Windows ARM com as mesmas capacidades.
hoje o Windows Mobile é limitado porque a Microsoft ainda não migrou para a era 64 bits, quando isso ocorrer o poder de fogo do sistema vai aumentar consideravelmente abrindo a possibilidade de termos o Windows completo rodando em processadores ARM (isso já foi rumor até da própria Apple em abandonar a arquitetura Intel em prol dos seus processadores da série A).
Se isso ocorrer vai ser muito bom, além da gente ja poder baixar os app convertidos da loja vai surgir ainda mais apps, ainda mais se o Scorpio também os executar.
Quando o XAML de UWP tiver o mesmo poder do de WPF, já será um grande avanço.
Na verdade tem e não tem. Eu consigo escrever qualquer interface no xaml do UWP, tanto o material design (que usa muita sombra), quanto a aparência do iOS… Vai da questão do profissional criar estilos próprios, ou seja, criar a própria aparência dos componentes nos recursos e utilizar as animações (Storeboard)
Nao entendo nada de programação, mas vou falar oque eu acho melhor para a Microsoft fazer:
Seria perfeito o sistema móvel rodar todos os apps que rodam na loja de Windows 10 de PC. Exemplo, app netflix de PC e mais bem feito claramente, no pc tem um app de criação de Maquetes de construção, que na loja do Mobile nao dar de baixar devido ser ARM, entre outros apos que so rodam no PC.
Só sei que ano que vem estou ansioso demais para ver as novidades da Nokia e da Microsoft. Uma samba de um lado, e a outra do outro.
OFF: Alguém aqui já percebeu um bug no W10 Mobile que às vezes ele pode não vibrar nas notificações quando você está ouvindo música pelo fone de ouvido?
Eu passei uma raiva com isso hoje :v
Reiniciei o celular mas eu me lembro disso ter ocorrido outras vezes também!
Notícias chegando rápido, ao mesmo tempo dos EUA. É o Windows Insider Brasil?
E o pessoal acabou esquecendo da AMD (até eu). Tava todo mundo olhando para a Intel tentando criar um ATOM Mobile que não estava dando assim tão certo e vem a AMD. Parece que vai repetir o que fez no passado (chupar o que prestava da arquitetura X86 -da época em que ela surgiu- e lançar extensões próprias), só que agora colocando um núcleo (real ou emulado) do X86 dentro da arquitetura ARM. Aí bingo roda o legado X86, o UWP e até o Android numa arquitetura multi-size. Do Mobile até o server. Não esquecer que a AMD até hoje ainda pega no calcanhar da Intel no mundo desktop e server com processadores de baixo custo.