Microsoft tem um plano maquiavélico para monopolizar e acabar com a Steam, afirma Tim Sweeney

Bill-Gates

Tim Sweeney, atual CEO da Epic Games, já não é mais novato em suas declarações polêmicas a respeito do UWP (Plataforma Universal do Windows). Em março, Sweeney já tinha disto que a Microsoft estava criando um jardim murado com Windows 10 e que pretendia criar um monopólio nos games.

Agora, as declarações foram ainda mais duras. Em uma teoria conspiratória que parece ser coisa de cinema, Sweeney afirmou:

Existe o risco de, se a Microsoft convencer todos a usar as UWP, então os programas Win32 ficariam ultrapassadoas. Se tiverem sucesso nisso, é um pequeno passo para forçarem todas as aplicações e jogos a serem distribuídos através da Windows Store. Assim que chegarmos a esse ponto, o PC tornou-se numa plataforma fechada,”

“Não será de um dia para o outro que eles vão arruinar a tua biblioteca do Steam. O que estão a tentar fazer é uma série de manobras sorrateiras. Vão tornar mais inconveniente usar as aplicações antigas e, em simultâneo, tentar ser a única fonte para as novas aplicações.”

“Lentamente, durante os próximos cinco anos, eles vão forçar atualizações no Windows 10 para tornar o Steam progressivamente pior e estragado. Nunca o vão estragar por completo, mas vão continuar a fazê-lo até que, em cinco anos, as pessoas vão estar tão fartas dos erros do Steam que a Windows Store vai parecer a alternativa ideal.”

“Foi isto o que eles fizeram a concorrentes anteriores noutras áreas. Agora estão a fazer isso ao Steam. Só agora é que começa a ser visível. A Microsoft pode não ser competente o suficiente para ter sucesso com o seu plano, mas sem dúvida que estão a tentar.”

Será que a Microsoft prejudicaria o funcionamento do seu vasto legado Win32? Atualizaria o sistema para dar bugs na Steam? É altamente improvável.

Vale lembrar, a Microsoft e a Valve parecem que não estão preocupadas com isso. A empresa de Redmond já disse na Build 2016 que UWP é uma plataforma aberta, e Spencer já falou que pretende colocar jogos da empresa até na Steam. Por outro lado, a Valve recentemente lançou aplicativo para o Windows Phone e liberou seus jogos para a retrocomatibilidade no Xbox One.

Definitivamente, as duas gigantes não estão em pé de guerra. Contudo, a Epic Games ainda continua a impor medo na estratégia da Microsoft.

Você acha que isso seria possível? A Valve está caindo na armadilha?

Fonte: The Verge

40 comments on “Microsoft tem um plano maquiavélico para monopolizar e acabar com a Steam, afirma Tim Sweeney

  1. Termo forçar já não é um bom sinal e acho que prejudicar um serviço onde milhões de pessoas tem seus jogos alocados não é algo muito inteligente a se fazer. Microsoft se ir com este pensamento vai acabar é se prejudicando nesta história.

    Vale lembra que Microsoft estaria pisando em quem sustenta o Windows porque sem estas empresas com seus Softwares o Windows não seria nada.

    1. A Google se sustenta no Windows kkkkkkk e vemos o que vemos. Vale lembrar ainda que esses softwares existem porque o Windows existe então…. Dizer que a Microsoft não seria nada é forçar a barra.

      1. E você acha mesmo que o Windows sozinho se sustenta? Mais da metade do que é usado no Windows são produtos de terceiros que não tem nenhuma ligação com a Microsoft.

        Então esta história que as empresas depende do Windows e balela para os dias atuais a Microsoft depende muito dos desenvolvedores.

        Um grande exemplo é o Windows Mobile, Microsoft indo atrás dos desenvolvedores e tentando facilitar o desenvolvimento para a plataforma, lógico que também pensando nas apps universais pra alavancar este conceito da empresa.

        Então pare e pense se o Windows hoje teria tantos usuários sem os milhares de desenvolvedores (programas, jogos, serviços), provavelmente uma parcela muito pequena e um uso muito restrito.

          1. Conhece história do inicio da Apple e Microsoft? Se conhecer a fundo vai entender o porque estas empresas dependem de terceiros.

  2. Eu nem tenho nenhuma fortuna investida em jogos no Steam, tenho 20 ou 30,mas se a Microsoft caísse na asneira de me prejudicar deliberadamente, e aos outros milhões de utilizadores Steam, isso não lhe iria trazer qualquer proveito,muito pelo contrário, mas sei lá, da Microsoft esperasse tudo.
    Nunca comprei, nem vou comprar jogos ou aplicações na loja Microsoft, por mim nem vale a pena tentar, estou satisfeito com o Steam, e não sejamos fanboys, a Microsoft não está na mó de cima, já não é rainha que foi, ” pequenas” empresas como a do Snapchat ou do Pokémon nem querem saber se ela existe , não lhe convém estar a alimentar guerras num sector que ainda domina, mas que está a perder utilizadores, sendo que quem usa o PC para jogar, usa decerto o Steam e tem lá milhares de €$¥ investidos.

    1. Rapaz, em partes discordo. Eu já tenho jogos comprados na Loja do Windows, e ainda mais pelo jogo ser multiplataforma. Também uso Steam e tenho um punhado de jogos, mas acho que dizer que, em específico, a empresa do Pokémon não está interessada nem deve saber muito da história do pokémon, Nintendo e google com a MS. Rrsrsr

      E sou fanboy, acho o sistema massa. Mas não sou cego a ponto de dizer que ele é o melhor e tem que monopolizar. Justamente o contrário, tem que abrir o mercado para novas formas de competição, mais opções de escolha.

    1. Como todos estão falando em monopólio da Microsoft no setor de games, acho meio natural ela lançar um ou outro game para não ter essa imagem na empresa… Obviamente os aplicativos universais não tem o mesmo “poder” de um .exe mas se já tivesse certamente ceria a escolha de varios produtores. Concorrer diretamente agora realmente não tem como, mas em um futuro pode ser um problema a Steam.

  3. A ameaça que da loja da Microsoft sobre a Steam é a mesma que o Windows Phone tinha sobre iOS ou Android.
    Muitos falavam que ia dominar, mas nem de longe chegou a ser um sucesso e não teve o sucesso merecido.
    Microsoft ameaçar a Steam é algo irreal… Parem de viajar com isso. Se a própria Microsoft pretende lançar os jogos que ela publica na Steam, como é que vai quebrar a Steam?
    Steam é aquela coisa que não se pode desafiar. Melhor coisa é não mexer ou fazer parcerias.

    1. Só em brincadeiras eu ouvi dizer que o Windows Phone iria dominar. Todo mundo já sabia que o dualpólio Android-iOS era muito forte.
      Sempre ficou claro que a Microsoft queria colocar mais um concorrente no mercado, mas ultrapassar era um pouco demais.
      Agora com o Windows 10, a coisa muda bastante de figura. A Steam está no Windows e roda jogos para Windows, é bem estranho comparar isso com o mercado de smartphones.

  4. A ms não só pode fazer isso, como já faz. Escolher seus parceiros de hardware, já faz.
    Escolher seus parceiros de software, já faz.
    Fazer parcerias para desenvolver novas tecnologias, já faz. Todas as empresas fazem isso, não é GOOGLE, SAMSUNG, SONY, LG…..

  5. Lembre-se que a reclamação dele é sobre os aplicativos universais e tudo que pode ser feito com este novo tipo de aplicativo, em momento algum ele ataca diretamente a loja Windows Store, fica parecendo medo dele, ou ele esta tentando prejudicar a imagem dos aplicativos universais, tentando desmerecer o tipo de aplicativo, veja, com os aplicativos universais diminui custo, e diminui tempo, lança para várias plataformas, e acho que isso não prejudicaria a Steam, pois ela também poderá receber os aplicativos e jogos universais, já que a Steam roda em Windows, faz sucesso no Windows, claro que tem Steam com MAC OSX e Linux, será que é a Apple e o povo do Linux que foi lá, assoprou no ouvidinho deles que aplicativos universais é furada, pois os únicos prejudicados de fato é estes dois sistemas, sei lá. Povo doido.

    1. Creio que não. Linux ainda é muito desprezado por usuários. Se você não tiver uma linha dev ou forte filosofia open-source ( que normalmente vem da linha de desenvolvedores) fica difícil. A maior parte do povo ainda prefere windwos. Fora que os dev de games não visão muito Linux, exceto o agora SteamOS, que parece ter mudado um pouco as coisas.

  6. Na boa, na minha opinião é mais fácil a Microsoft incentivar a Steam lançar uma forma de fazer o One poder rodar os jogos da Steam através de um UWP já que a intenção é unificar os dispositivos Windows.

    1. Os jogos da Steam são acima de tudo jogos para Windows.
      A Microsoft não irá tirar a Windows Store para colocar a Steam no console. É como se fosse trabalhar para a Valve já que grande parte do financiamento dos consoles vem com a venda de jogos.

  7. Apenas achismo sem sentido.

    “Não será de um dia para o outro que eles vão arruinar a tua biblioteca do Steam”. Eu não tenho. Fez uso do “tua” para tornar algo pessoal e conquistar mais adeptos à sua teoria conspiratória.
    O UWP veio para facilitar as coisas, principalmente para o desenvolvedor. A loja do Windows também. Facilita para todos. Se não quer comprar o jogo por ela, compra por outra.
    E sim, o objetivo da Microsoft é que os Win32 fiquem ultrapassados, já o são. Isso é necessário para que a estratégia dos UWPs deem certo. Mas essa conclusão, sei não. Parece que qualquer um pode ser um techguru mesmo. Porque baseado em quê ele diz que se atualizará durante os próximo cinco anos o Windows 10 objetivando “estragar” a Steam.

  8. “Maquiavélico” kkkkkkk gosto dessa palavra, mas vai se difícil destronar o Steam, porque é uma plataforma simples e prática, na qual qual a maioria dos usuários Steam usam Windows, e os mesmos já estão bem acostumados.

  9. Falem o que falarem, a Windows Store com suas políticas atuais está longe de sequer competir com a Steam. O cross-platform com o Xbox é uma excelente alternativa, mas não é o que faz os usuários da Steam amar a Steam. Pergunte a qualquer um PC Gamer: “Porque vc usa a Steam ao invés de outras plataformas?” e eles vão falar “por conta dos jogos baratos, promoções $$$ It has Gaben $$”.
    É bem simples, a Microsoft vai entrar na disputa pra valer quando a loja tiver promoções frequentes de jogos como Rise of Tomb Raider, Quantum Break e outras third-parties como Hitman com descontos de 75-90% de desconto, como a Steam faz. Senão, não vai rolar. Pergunte a si mesmo. Tu tem um PC com Windows. Tu pode comprar um jogo original de R$99 reais, com um desconto que o deixa por apenas R$60, ou tu pode comprar o mesmo jogo por R$9,79. O preço de R$60 é o da Windows Store uma ou duas vezes perdidas no ano. O preço de R$9,79 é o preço na Steam, uma ou duas vezes por mês durante o ano inteiro.

    1. Pra quem ainda tiver dúvida quanto a isso, pega essa matéria aqui no próprio Windows Club: https://www.windowsclub.com.br/confira-a-tabela-com-precos-da-grande-promocao-para-xbox-one-ultimate-game-sale/
      Depois vai no Steamdb (https://steamdb.info) e sai procurando o preço de cada jogo pra saber quanto eles custaram em promoções da Steam.
      Só pra poupar um pouco do tempo:
      – Party Hard (Steam: R$6,49 / Windows Store: R$16,75)
      – Oxenfree (Steam: R$18,49 / Windows Store: R$26,13)
      – Plague Inc (Steam: R$16,74 / Windows Store: R$19,43)
      – Rise of the Tomb Raider (Steam: R$84,49 / Windows Store: R$119,40)
      – The Evil Within (Steam: R$17,99 / Windows Store: R$49,75)
      – Watch Dogs (Steam: R$29,99 / Windows Store: R$39,60)
      – Mortal Kombat X (Steam: R$47,96 / Windows Store: R$91,00)
      – Grand Theft Auto V (Steam: R$59,99 / Windows Store: R$119,40)

      Eu sei que há jogos desses citados que nem há versões UWP ainda, por isso eu os separei em dois grupos de quatro jogos. Todas as versões comparadas são as versões base (sem expansões) e digitais em tempos de promoção em ambas as lojas.

    2. Eu tenho uma conta de dev da Windws Store, e, se não me engano, eu posso escolher quando dar as promoções. rsrsrs

    3. Pronto, entrei na minha conta de dev e mostro que tem como fazer promoções de boa dos jogos. (o jogo que tem é fictício, só para teste e mostrar).

      Mas depende muito do dev. rsrsrs

  10. Uma das empresas de tecnologia mais ricas do mundo com o sistema operacional mais fechado do mercado é a Apple, e ninguém fala nada. Adoram chorar aos pés da Microsoft, pricipalmente a Epic Games, cuja qual a Microsoft tirou das mãos dela o Gears of War. Daí ficam querendo queimar a empresa por causa disso.

    1. a appel sempre foi fechada, não deixou tudo aberto para depois fechar igual uma armadilha.
      é como lançar um video game para monpolizar o mercado, depois que consegue lançar um novo com trava de usados e sempre on line… Opa, ela fez isso, so delirou achando que tinha monopolizado o mercado…

  11. todo mudo sabe que a MS sempre fez isso.. lança um prodouto depois da concorrencia copiando tudo…. lança mais barato pq ela não precisa lucrar com ele…. tem a grana do windows e office, depois que quebra a concorrencia, monopoliza o mercado.

    fez isso com a netscape.
    fez isso com todas as empresas que faziam suite de aplicativos de escritorio…

    so que ai foi tentar fazer isso contra a apple, google e sony…. e como as três eram empresas grandes, não conseguiu.

    o dia que ninguem mais precisar usar office e windows, a MS roda.

    ‘ain, o azures’, vende office com one drive, e lança tudo como lucro do one drive dentro do azures…. para parecer que esta evoluindo, e não parada em cima do office e windows, e enganar o mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *