Muitas mudanças ocorreram na Microsoft desde a chegada de Satya Nadella como CEO. A empresa passou por alterações na sua estratégia que parecem ter sido muito bem recebidas pelo mercado ( o preço de suas ações quase dobrou), e os lucros da empresa estão nas alturas com o sucesso de vendas de licenças de serviços na nuvem.
No entanto, a Microsoft tem ainda muitos desafios pendentes diante da mudança do mercado tecnológico. Satya Nadella sabe disso e, portanto, enviou aos empregados da Redmond uma carta salientando os novos objetivos da empresa e as mudanças e sacrifícios que devem ser efetuados para alcançá-los.
Precisamos de inovação em novas áreas, fazer algo diferente dos planos, tomar decisões difíceis em áreas onde as coisas não estão funcionando, e resolver problemas complexos, de tal forma que seremos mais valorizados pelos consumidores, disse Nadella.
Isso deixou a porta aberta à especulação sobre o futuro de certos produtos e serviços da empresa que não foram totalmente bem sucedidos (os candidatos são os de sempre: Xbox, Windows Phone, etc), já que a os lucros de outras divisões são bem superiores.
Contudo, ainda creio que não exista preocupações, nem para o Xbox ou Windows Phone. Já que recentemente Nadella deu a seguinte declação:
Perseguiremos a nossa ambição nos videojogos como parte de uma visão mais ampla para o Windows e aumentar o seu apelo aos consumidores. Traremos o Xbox Live e os nossos jogos first-party para o PC, consoles, dispositivos móveis e HoloLens, dentro de um mesmo sistema integrado. (grifo nosso)
Além disso, as “decisões difíceis” não têm porque correspondem, necessariamente, para o cancelamento de produtos e serviços. Em outras palavras, o novo CEO (indiano) parece querer acabar com a época de “vacas sagradas” ou estagnação por causa de decisões passadas. Sabemos que os líderes da divisão do Windows Phone foram demitidos, e parece que mais “decisões difíceis” deverão ocorrer.
Acabou Windows mobile então…
Cara, tô com a nova build no L930, tá muito show o sistema, não tem porque descontinuar. E até outubro vai se lapidar ainda mais. Tá bem agradável de se usar.
Só nao acabem com o Xbox pq acabei de comprar um
Como acabar!? Se o Hololens nem chegou. Acho que tudo estará mais integrado, acabar acho meio difícil hein, a MS tá apostando muito nos games com essa tecnologia.
Tomara, mas, tenho um xbox e nao confio nem um pouco na microsoft. Continuo com medo de ela abandonar ele (apesar de achar quase impossivel isso)
Adeus Windows phone! hora de voltar para o android, esse é aquele gerente chato que chega prometendo tudo e acaba afundando a empresa!
afundando? esse cara ta salvando a Microsoft desde q ele entrou só acertou a mão, Nadella e tim cook os melhores ceo atualmente
Adeus Windows phone! hora de voltar para o android, esse é aquele gerente chato que chega prometendo tudo e acaba afundando a aempresa!
se é por falta de adeus,
Tchau o.O
android….que lixo,hein.
drama o teu viu…
Acabar com Windows Phone? Duvido! A compra da nokia foi uma jogada de mestre, que tornou a microsoft mais completa em seus serviço. Atualmente está negociando a compra da RIM (Rising In Motion), que trará mais segurança para seus cliente.
A Blackberry nao é mais chamada de Research in Motion faz mais de dois anos… e a compra dela pela Microsoft nao me parece boa. A BB tem um OS tao bom quanto o WP e nessa fusão um dos dois seria sacrificado…
e para vc qual seria Vitor ???
Todos dois sistemas sao otimos! Eu nao mataria nenhum hehehe. mas acredito que a MS mataria o BB10, este que ja foi eleito o melhor de todos SO mobile no quesito seguranca
Boa matéria! Parabéns!
Obrigado
Acabar com Xbox? “Por outro lado, o console de videogame foi o mais bem-sucedido dos EUA no Natal, com 6,6 milhões de unidades vendidas” Isso foi no ultimo natal, ele briga pau a pau com o PS4. O Custo é mais alto que venda mas compensa com jogos, venda de serviços, etc, fora ter a marca na casa de milhões de pessoas.
“A linha Lumia também trouxe bons resultados à empresa no início deste ano. A Microsoft destacou que foram vendidas 8,6 milhões de unidades nos três primeiros meses de 2015, o que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2014.” E Deu quase 1bi de Lucro, ou seja, não tem prejuizo por vender aparelhos baratos para as pessoas terem contato com a aparelho, não adianta lançar varios TOP se ninguem comprar, quando as pessoas conhecerem, podem pensar em pegar um Lumia de 2000,00 que onde é que está o Lucro BOM, vide APPLE!
Só um adendo, não vejo quase mais Lumia 930 pra comprar, claro que não se compara a um flagship da Apple e Samsung em termos de vendas, mas isso já mostra que o WP também tem boa aceitação em aparelhos tops.
Eu não concordo em colocar o Xbox como um fracasso, o Xbox One vem recuperando mercado, não ganhar do Playstation 4 não é demérito algum, o Xbox One vem tendo bons títulos e vai ter bons títulos (eu mesmo comprei um XOne) e achei sensacional, e nunca considerei nenhum dos três Xbox um fracasso, nem o primeiro o Xbox Original, apesar de ter vendido 24 milhões de consoles, o primeiro Xbox revolucionou toda uma forma de se jogar online em games, e a Live apesar de ter sido apenas no fim da vida do console já dava lucro, o Xbox 360 então nem se fala, ultrapassou a marca de 80 milhões de consoles vendidos (o que é muito difícil de se conseguir) e parece que o Xbox One terá uma venda entre o Xbox Original e o Xbox 360, isto não é necessariamente um fracasso, pode não ser o que a MS espera, mas pra mim deixar de investir em uma marca consolidade como o Xbox é um tiro no pé.
Já o windows phone, apesar da pequena participação de mercado, consegue números surpreendentes em alguns países (Microsoft vendeu mais smartphone do que a Motorola e Sony, na Grã Bretanha), não chega aos pés de uma Samsung, Xiaomi, ou Apple? pode até ser, mas com certeza a pior barreira (que foi aquela da transição do wp7 para o wp8) foi ultrapassada e não é raro ver os Lumias nas ruas não, assim como a marca Xbox, também vejo a marca Lumia consolidada e idem ao Surface.
A história mostra que a Microsoft pensa a longo prazo e mesmo com dificuldades, consolida suas marcas, hoje a Microsoft é forte no setor de hardware e software, não vejo porque deixar de investir nestas marcas.
Também concordo. O Xbox One não precisa vender mais que o Play 4 para confirmar que já é um sucesso de vendas.
O problema dessa divisão está em mercados como o Japão. Há uns dias atrás, vi que só venderam 100 unidades em uma semana lá. Deve ser um baita prejuízo sustentar uma estrutura (Servidores para Live, marketing, pontos de vendas, etc) para vendas tão insignificantes.
Aqui é possível ter uma noção das vendas de consoles e jogos no mundo:
http://www.vgchartz.com/
Pelo que entendi Nadella quer que a Microsoft seja bem mais rápida nas criações e decisões, creio eu que o Xbox e o Windows Phone foram citados porque esses precisam de revoluções ainda ( apesar que o Xbox é bem trabalhado mais ja vi usuários se queixando que faltavam algumas coisas), bom ele sabe quais serão as decisões certas pro futuro da Microsoft e seus produtos
Acho que o Xbox e o WP já estão se mostrando ótimos produtos… Decisões difíceis não significa necessariamente abandono
esquece que xbox jamais ira acabar, isso nem tem logica, se o Nadella fizer isso, ele sera morto pelas ruas dos USA ou quando visitar em algum momento o Brasil
Calma gente….decisão dificil nao significa abandono, significa apenas q vai tomar decisão difícil, assim como aconteceu com a demissão de alguns cara(foi uma decisão difícil, e não abandono). Isso foi mais um comentário tipo assim: “o serviço de ngm ta seguro aqui nao, vcs q não trabalhem pra vcs ver”.
Nadella esta apenas colocando os cara pra trabalhar (salvando a Microsoft mais uma vez em outras palavras)
É, ele só está sendo chefe, falando que se alguma área não está funcionando vai ter que funcionar se não é rua. É só uma pressãozinha nos funcionários, a MS não vai abandonar o Xbox que pode lucrar pouco, mas lucra e o Windows Mobile que eles estão investindo tanto agora com o lançamento do Windows 10.
Na realidade ele não citou nada, foi o próprio site que citou, o Windows Phone a cada ano vem aumentando sua área de usuários, e a própria Microsoft disse na Build que serão 1 bilhão de usuários daqui a 3 anos, porém claro, contando com todos dispositivos onde o Windows Phone estará inserido.
WP não vai acabar, o que falta talvez seja mais criatividade por parte dos dvs da MS. Isso com certeza vai mudar. Não é da noite pro dia que se ultrapassa um iOS ou Android da vida. Paciência MS e para os adoradores do WP (meu caso) não há porque entrarem em pânico, afinal o Nadela não disse que vai acabar com o sistema móvel, afinal de contas de contas depois de investir 7,2 bi de dólares não irão jogar tudo por terra.
MS tá Nadella mas não tá parada!