Passo a passo: Como será 2016 para o Windows Phone seguindo a estratégia Surface

BEIJING, CHINA - SEPTEMBER 25: (CHINA OUT) CEO of Microsoft Satya Nadella gives a lecture about dream, struggle and creation at Tsinghua University on September 25, 2014 in Beijing, China. CEO of Microsoft Satya Nadella visited China for the first time on Thursday. (Photo by ChinaFotoPress/ChinaFotoPress via Getty Images)

O Windows Phone não morreu como alguns teimam em acreditar. Um sistema que recebe atualizações constantes, novos aparelhos e novos aplicativos está óbvio que não está morto. Contudo, a suposta morte do Windows Phone tem fundamento na estratégia arriscada que a Microsoft está a realizar.

A Microsoft adquiriu a divisão mobile da Nokia na era Steve Ballmer, entretanto, Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, não aprovou essa decisão. Enquanto Ballmer focava em fechar a Microsoft no estilo similar ao da Apple, Nadella resolveu adotar uma postura bem mais aberta, chegando a “entregar” o Office ao concorrentes, por exemplo.

A partir da sua posse, Nadella começou a reestruturar toda a divisão mobile com muitas demissões, e isso significou de imediato que não deveríamos ver muitos Lumias no mercado. Em particular, No Brasil a fábrica da Nokia foi vendida e os smartphones serão feitos nacionalmente por uma empresa terceirizada, de similar ao modo de produção do iPhone.

O Windows Central, responsável pelos vazamentos do Lumia 650 que se confirmaram hoje, ainda afirmou que este dispositivo será o último Lumia. A própria Microsoft já afirmou que a equipe responsável pela linha Surface vai ficar também responsável pela divisão móvel. Esta equipe conseguiu transformar o Surface em um sucesso através de alguns passos que deverão ser refletidos na divisão mobile.

surface-logado

Passo 1: OEMs(fabricantes) começam a abandonar o Windows por tablets com Android
Passo 2: Microsoft diz um “Fxxx-se” e lança o Surface
Passo 3: Microsoft viu o Surface sangrar por dois anos, a empresa é rica, ela pode se dar esse luxo.
Passo 4: Vendas do Surface começam a subir e os analistas tomam conhecimento disso
Passo 5: OEMs descaradamente se afastam do Android e buscam o Windows, inclusive em copiar diretamente o Surface (Olá HP, Lenovo, Dell e Samsung Galaxy!). Sem falar do Google (Pixel C) e da Apple (iPad Pro).

O problema é que, qual empresa apostaria no Windows Phone se o sistema já virou sinônimo de Lumia. Será que elas apostariam em um sistema aonde a sua criadora reina até mesmo com o hardware? Ou seria melhor continuar com o Google, principalmente após a venda da Motorola para a Lenovo?

A Microsoft retirou os aplicativos exclusivos da linha Lumia e está dando suporte para que todos os dispositivos de terceiros recebam o Windows 10 Mobile e suas atualizações. A saída dos muitos Lumias é uma forma de chamar as fabricantes para que elas entrem nesse mercado.

Isso vai dar certo?

Novos-fabricantes-Windows-Phone-700x400

Depende, e por isso muitos analisam que o sistema morreu pela falta do suporte de mais fabricantes e por entenderem que a diminuição do número de Lumias  é um bandeira branca da Microsoft se rendendo ao duopólio. Contudo, a Microsoft está reforçando parcerias com empresas renomadas como a Acer, Vaio, HP, HTC entre muitas outras.

Parece que as fabricantes de PCs irão embarcar nos dispositivos móveis da empresa. Ainda sim, existem rumores sobre o suposto aparelho da Xiaomi, a Samsung já lançou um híbrido com o nome Galaxy rodando Windows 10 (um Galaxy – a marca importante para empresa em dispositivos móveis) e a LG lançou o  Lancet no Estados Unidos no ano passado.

A ideia é clara, repetir o que o Surface alcançou nos smartphones mantendo a empresa aberta e focando nos fabricantes.

Destarte, a Microsoft não quer dominar o Windows Phone como sempre fez. Contudo, Nadella já falou que, se os fabricantes “não derem conta”, a Microsoft dará.

O Surface Phone está sendo contruído, pode até ser que não receba este nome, mas a equipe detentora da linha Surface já está elaborando o aparelho. O problema é que, eles tradicionalmente sabem esconder muito bem a cereja do bolo e vazamentos são bem escassos.  O produto terá a missão de  ser referência e  funcionar como um padrão de qualidade a ser seguido pelas outras fabricantes, assim como o Surface, Surface Pro e Surface Book.

93 comments on “Passo a passo: Como será 2016 para o Windows Phone seguindo a estratégia Surface

      1. Ok, mas a questão é q no caso do android, sao hardware ruins, construção ruim e preço altos. Isso não acontecia na era nokia, e agora tudo é incerto.

        1. E o que ela faz no pais? Pensava que ela pelo menos os fabricava por aqui.
          Eu queria ver um Windows deles para ver as inovações e facilidades que traria.

  1. Sempre vou apostar nos produtos da MS! 😀 Notebook => Windows 10, Console de vídeo game => Xbox One – Windows 10, e Lumia => Windows 10 Mobile Preview. Obviamente a MS tem muito o que melhorar, mas o que já funciona me atende muito bem.

    1. Velho o meu Lumia 930 no Windows 8.1 é a coisa mais linda.

      Mas no meu ultrabook, o Update de Novembro acabou com a minha alegria em usar Windows 10. O desempenho ficou inferior ao de antes, no Windows 7. Formatei do zero e melhorou um pouco, espero que volte a ser o que era.

      1. Uso aqui no meu notebook o Windows 10 e mesmo com os update ele funciona muito bem. Ate no meu netbook que tenho desde 2009 ele funciona bem huahuahauhuahua

  2. Tecnicamente falando se as fabricantes usarem a mesma estratégia do LG Lancet e HTC M8/W8, em que um mesmo hardware roda dois sistemas diferentes (não no mesmo aparelho, óbvio), será excelente pra elas, pois o risco de investir num aparelho com Windows seria minimo, mesmo que o aparelho vendesse pouco não seria investimento perdido, pois poderiam facilmente “transformar” eles em Android e pronto.
    Diminui custos, diminui riscos e aumenta os lucros pois atuam em duas “frentes”, tem como ser melhor que isso? E de quebra a MS fortalece a plataforma e aumenta a concorrência dentro do seu sistema, o que só traz vantagens a todos.

        1. Não o monopólio dos lucros, já que a Microsoft lucra tanto quando a Google no Android, e mais de 80% da receita gerada no mundo mobile fica com a Apple.
          As 3 empresas estão bem, enquanto isso os fanboys ficam de briguinha besta.

          1. Um nome bonitinho pra disfarçar, mas é briguinha besta de fanboys.
            Mas pode continuar nessa perca de tempo, não é problema meu.

        1. Quem disse que quer monopólio? Queremos apenas um ecossistema bom e forte o suficiente pra não ser ignorado por ninguém, queremos o fim dos motivos pro descaso dos devs, queremos o fim das desculpas. Se com isso a MS conseguir um monopólio será por merecimento e reconhecimento pelo bom trabalho feito, não por “esmagar” seus concorrentes.

          1. Como se dominar amplamente o mercado não fosse o objetivo de qualquer empresa.
            E não vi ainda quem está pedindo monopólio…

          2. A Microsoft quer tanto o monopólio que injetou dinheiro na Apple e mandou contratar novamente Steve Jobs na época que mandaram ele embora e estavam indo pro buraco.
            Ela fez isso não pela Apple, e sim por ela mesmo, pq sabe que se não tiver outra empresa a altura concorrendo não tem motivação pra melhorar.

        2. Talvez, muita gente queira menos monopólio do google no mundo mobile e menos da MS no setor de PC´s. Quanto mais a MS avançar no setor de celulares, será melhor pra todos e não somente pra quem torce, gosta e já usa o sistema Wphone/W10M, será melhor para os consumidores em geral. Da mesma forma, será melhor se mais PC´s com Lunix entrarem no mercado e venderem bem. Quanto mais sistemas de qualidade (mobile ou PC), tiverem suas parcelas significativas de mercado, acirrando a concorrência, bom pra todos, não ?

      1. Faço minhas as suas palavras de contra-argumentação irônica. Todavia, lembrei de outro monopólio….o da MS no quesito PCs, notes, etc…rs.

    1. Meu Deus, quanta bobagem que a gente lê, como o amigo lá disse, então o monopólio da Google é melhor não é mesmo? E olha que a Google boicota na cara dura e não disfarça isso. Monopólio da Google este até mesmo as fabricantes estão tentando escapar dela.

      1. Imagina um mercado onde a Microsoft monopoliza o setor de desktops, laptops, tablets, smartphones, buscadores, serviços de nuvem, videogames, etc, etc, etc. É disso que falo, porque tenho impressão aqui que é isso que a cabeça doentia de vocês sonha pro mundo, sorte que temos opções e concorrência.

        1. Doente é você que passa a vida em sites de Windows Phone criticando o sistema por medo de monopólio e defende o Android, se isso não é loucura, eu não sei o que é.

          1. Hauahauahauaha. Cara, já falei varias vezes, eu uso um notebook com Windows 10, assino o Office 365, tenho um Thinkpad 8 com Windows 10 e um Xbox ONE pagando religiosamente meu dizimo pra live, ah, e usuário hard do OneDrive. Coisa que eu não sou é defensor do android.

          2. O site se chama “Windows Club”, esperava o que? Na realidade considero o site bem correto; sua proposta, desde o nome, não é ser 100% imparcial, ruim é ir em tecblablabla por ai e ver aquela preferência descarada quando não deveriam ou afirmam não ter, pelo menos aqui é sincero.

        2. O ideal seria iOS Android e wp no mercado. 33% de marketshare pra cada um.
          Crescimento do linux e osx
          Videogames já ta uma concorrência boa

          1. Talvez o ideal seja o aumento do número de “players”, tanto de sistemas quanto de fabricantes, que resulte num marketshare mais “justo” entre os melhores e em preços mais baixos pra nós consumidores.

        3. E onde está a concorrência pro Windows PC? Não temos nada forte o suficiente. MacOS só se consegue comprando um hardware junto, um pacote fechado,
          Linux? Suas infinidades de distros são boas e más ao mesmo tempo, essa falta de qualquer tipo de direcionamento (cada um “puxa” pra um lado) torna o sistema fraco pra concorrer, não a toa só foi fazer sucesso quando uma empresa “assumiu as rédeas” e deu um foco (Google com Android), mas com isso perdeu parte do open source tão aclamado por muitos.
          Agora me diga qual a diferença entre o monopólio do Windows nos PCs e do Android nos smarts? Resposta, nenhuma, ambos dominam pq seus concorrentes ou não tem interesse em brigar pela liderança (MacOS e IOS) ou não tem apelo comercial suficiente (WP/WM e Linux). E agora chegamos ao ponto que não se entende a sua indignação, a MS está tentando fazer algo contra o monopólio nos smarts (eventualmente pode até liderar mas certamente não vai ser a toa já que ela enfrenta um sistema e uma empresa tão grandes quanto ela) falta agora o Linux e suas distros fazerem algo no mercado de PCs.

          1. Você não entendeu o que eu quiz dizer. O que vemos são fanboys que sonham um dia com domínio absoluto da Microsoft em todas as areas da tecnologia, o que eu quiz dizer é que bom que surgiram empresas para enfrentar esse monopólio, ainda bem que nem Microsoft, nem a Apple e nem o Google tem monopólio em todas as áreas.

          2. Essa parte concordo, só não concordo com seu primeiro post (que acho que foi apagado), em que acusa o site de, nessa matéria, “torcer” pelo monopólio da MS, não há nada disso no texto e inclusive cita o “duopólio” como algo ruim pro mercado.

          3. Pra te dar um exemplo, tem um tal de erivelto aqui que já disse o absurdo de não usar nem o youtube por odio do Google, meu, pelo amor de Deus, isso é doença, sou sim critico ao sistema móvel da Microsoft, mas sou usuário hard da empresa, inclusive com licença original do Windows e assinante da Live e do Office 365. Ou seja, eu sou um cliente da Microsoft, diferente de muito moleque que frequenta aqui, e no máximo tem um Lumia e deve rodar programa pirata no pc e usar xbox desbloqueado pra jogar jopo pirata também. Só que eu uso tudo que a Google me oferece, não acho que nenhum navegador, buscador e serviço de mapas sejam melhores que os que ela oferece e nem nada no mundo supera o impacto do youtube na maneira que consumimos informação e tudo que ele oferece. Mesma coisa digo da apple, o ecossistema que ela criou ao redor do iPhone é fantástico e extremamente lucrativo. E com tudo isso em mente, a cada dia reconheço mais como a Microsoft errou no setor mobile e simplesmente ja perdeu a guerra nesse setor, ela mesmo sabe disso, os sinais estão ai pra quem quiser ver.

          4. Acho que não existiriam certos blogs sem os fanboys..rs. Alias, muitas marcas,
            empresas e produtos não existiriam.

          5. O que vemos são fanboys que sonham um dia com domínio absoluto da Microsoft em todas as areas da tecnologia ????????? (tá foda hein Jaime).

        4. Entendi. Tenho a impressão que a sua impressão sobre as pessoas daqui terem cabeças doentias está totalmente equivocada. Porém, é só uma impressão minha.

          1. Sempre vai ter um grupinho pra criticar nosso bom trabalho, relaxa veio.

            Pombo tem em todo lugar e a gente ignora ?

  3. E tudo esta se estabilizando , “Não há tempestade que dure para sempre, depois de uma noite escura vem um lindo dia de sol” , pensem que nos fazemos parte dos 1% do mundo , que fara HISTORIA PRESENTE daqui a uns 2-3 anos , conhecidos como os ” loucos e burros ” que acreditaram nisso tudo.

    1. cara, não acho que vc deva usar um smart pensando no futuro, o importante é que ele t sirva e seja o que vc quer dele hoje… o grande problema da MS é marketing… pq??? hj acredito que uns 70%, pelo menos, de pessoas estariam mais felizes usando WP do que android e não sabem… pq? pq o sistema é leve, então os low end (que são a grande maioria no android) rodariam perfeito, sem engasgos e travamentos e as pessoas não teriam que ficar trocando de smart a cada ano pra poder ter segurança no seu smart… e pelo fato de que a grande maioria soh usa apps básicos (ou aqueles que no WP tem alterativas tão boas ou melhores) então… o WP p mim eh completo, não acho que eu seja burro ou louco… simplemente me satisfaz em um momento que android nem f!@#$ (desculpa quem gosta mas pra mim o sistema é ruim) e IOS eh muito caro pelo que ele oferece… mas vamos ver… tenho certeza de que o W10M terá vários diferenciais, mas não podemos esquecer que a graça de termos disputa é que nenhuma das 3 vão ficar paradas… então, temos que torcer que a disputa continue e que o W10M se consolide no mercado… mas nem de longe quero hegemonia da MS de novo… dependendo da sua idade sabe do que eu estou falando…

  4. O problema é justamente isso, tem que manter as duas linhas: Lumia para o povão e a linha Surface como produtos sofisticados, já que os Surface são produtos sofisticados, não pegaria bem lançar Surface Phone baratos, então manter a linha Lumia para suprir o mercado de entrada e intermediário e lançar um Top com o nome Lumia, porém mais acessível e Top da linha Surface Phone, este para brigar com iPhone e Galaxy S6 para cima.

    1. A Microsoft quer que as OEMs fabriquem os telefones de entrada, assim como faz com os tablets e notebooks, ela apenas fabrica a linha Surface que é a referencia para o mercado.

    1. OSX, aquele que o cara paga mais de 10 mil reais num computador, onde a Apple jurava que era o sistema mais seguro, e que foi o sistema de computador mais fácil de burlar as seguranças e depois foi o sistema mais fácil de se dominar, onde o Windows e o Linux foram os mais complicados, isso por que existem mais vírus para Windows. OSX é um sistema preso a um só corpo, onde o preço é um absurdo e só tem fama por ser Apple, mas não é versátil como o Windows.

  5. Lá vem o editor do blog e a estratégia da microsoft da semana! Toda semana pra ele a merdasoft muda a estratégia Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!! Retardado.

  6. Faltou colocar na matéria que isso é opinião sua, baseado no que você deseja. E Deus nos livre de um mercado totalmente monopolizado pela Microsoft, que é o que vocês sonham

    Apagaram meu comentário.

  7. Sério vocês me assustam… Eu prefiro Windows do que Android. Trabalhei 7 meses para pagar meu aparelho, tudo com meu suor. Dos meus amigos, apenas uns 3% usam Windows e eu não tenho nada a falar a respeito do aparelho deles. Foram eles quem pagaram. Se eu crítico Android? Sim, crítico mas não na frente deles. Não aleatoriamente. Quando eles me perguntam porque eu não gosto de android aí eu falo o porque. E falo a minha opinião… Agora vocês saem criticando e xingando todos pela frente. Não me lembro de ter ido ao site da Playstation apenas uma vez se sequer para falar que o produto deles não vale o preço que eles querem vender. Nunca fiz isso. Agora vocês invadem a comunidade dedicada a noticiar uma plataforma e a martirizam. Mas a maioria de vocês devem estar por trás de uma tela Windows (não digo que estão, apenas suponho). Vamos ser adultos e pensar que se vocês não gostam do produto, podem até critica-lo, mas não critiquem quem compra o produto porque os gastos foi da pessoa não teu.

        1. as vezes não tem jeito, as pessoas tentam na boa fé… maaaaaaaaas… sabe como é neh? nunca dá certo… por isso eu desisti… tem gente que entra e conta a mesma história de odio do WP em toda notícia negativa do WP… não sei o que é, se é carência, frustração de marido ou esposa traídos, sei lá… só sei que chega aqui e desce a lenha no WP como se todo o resto do mundo fosse perfeito e todas as empresas fizessem tudo certinho, e todos os sistemas só tivessem coisas boas e só o WP, o culpado pela fome, pela insegurança, pelas guerras, do mundo, que só tem coisas ruins… kkk, mas é a vida… bora que a vida continua…

    1. Mas a “guerrinha” sem fundamentos lógicos aceitáveis, por pessoais mentalmente saudáveis, faz parte da “diversão estúpida” de pessoas que precisam de ajuda psicológica, entende ? rs

  8. Disse tudo?; só que raramente fazem isso! Se a Microsoft fizesse questão de deixar tudo isso claro,como está na matéria,rumores idiotas sobre a morte dos lumias+ Windows+Microsoft(kkkk..) jamais seria sequer “buatada”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *