Em uma recente entrevista com The Guardian, Phil Spencer disse que jogos como “Overwatch“, que recentemente passou de 30 milhões de jogadores, têm mais de um impacto em termos de vendas do que os games com experiências single player tais como Horizonte Zero Dawn, que vendeu muito menos disso. Não víamos isso há alguns anos atrás porque as aventuras individuais dominavam o espaço.
No entanto, como o foco na longevidade, os títulos multiplayers tornaram-se importantes para os gamers, títulos multiplayer estão dominando a indústria. Olha só o Halo 5 que apesar da sua modesta campanha, conseguiu atingir a marca de 16,5 milhões um ano antes de sua versão para Windows 10 e free-to-play ser lançada. Jogadores querem títulos que eles possam voltar regularmente, e ter um sólido multiplayer é a chave para isso. Spencer é afirmou:
O público para esses grandes jogos com foco na história … Não vou dizer que seja tão grande, mas não é consistente. Você terá coisas como The Legend of Zelda ou Horizonte Zero Dawn que vendem muito bem, mas não têm o mesmo impacto que costumavam ter porque os grandes jogos baseados em serviço online estão capturando uma grande quantidade do público. Estúdios primários da Sony fazem um monte desses jogos, e eles são bons para eles, mas fora isso, é difícil – eles se tornaram mais raros… É uma decisão difícil para esses times, você está lutando contrário ao vento. Temos que entender que, se nós apreciamos os jogos, a oportunidade de negócio tem que estar lá para eles. Eu amo jogos baseados em história. Acabei com Thimbleweed Park… Para a indústria de games, quero ter certeza que jogos com boa narrativa e os focados no multiplayer online tenham oportunidade de sucesso. Acho que é fundamental para nós.”
A declaração pode ser polêmica, mas tem fundamento, já que os multiplayers são realmente os mais vendidos.
O que vocês acham?
fato
Vdd jogar online e outro nivel rsss mais jogos com uma boa historia também e bom
chatice essa coisa de multiplayer. O único qe gostei foi GHost Recon Future Soldier , qe era em 3a pessoa.
A maioria dos jogos de XBOX One tem componente online e estão capengando nas vendas. Qual a explicação então?
Como assim capengando? Até hoje se acha salas lotadas em Gears e Halo. Na questão de vendas, ninguém sabe ao certo quanto vendeu, quase tudo que aparece na internet e chute, e daqueles bem mal feitos. Esses caras que ficam falando que MS ou Sony vai falir, e tudo fanboy de merda cara. Essa geração foi mais fraca? Sim, mais ta longe de ser um desastre para qualquer uma das duas impressas. MS continua lucrando horrores em serviços e jogos online e a Sony continua vendendo PS igual água, fato.
Bom, eu sequer falei de falência de alguma empresa, então não venha associar minha opinião a esse termo. Mas as franquias da MS estão demonstrando perda de força comercial nessa geração, principalmente por algo que você mesmo levantou: a MS não comenta mais número de vendas de seus jogos, o que é algo estranho porque se tratam de system sellers.
A Nintendo vai falir desde os anos 90 rsrsrs
Povo não entende que a Sega teve que fazer MUITA merda pra conseguir ser forçada a sair do mercado de hardware. Mas MUITA merda MESMO. Nunca vi uma empresa tão mal dirigida quanto a Sega dos anos 90. Toda vez que eles tiveram que escolher entre uma coisa certa e uma errada, eles escolheram a errada.
Não se pode dizer q a geração foi fraca pq ela ñ acabou. Isso é burrice de “gamer”, não compactue com essa afirmação.
O combo gorda, gears e halo, a Sony ainda vai ralar muito pra combater.
Drive Club, resistence e killzone fracassaram na qualidade.
Forza Horizon 3 – 5 meses pra vender 2,5 milhões.
Horizon Zero Dawn (IP estreante) – 2,6 milhões em apenas 2 semanas.
Realmente a Sony tem que “ralar” muito mesmo.
Eu gostaria muito de saber dessas fontes desses caras kkkkkkkkkkk VG CHUTES? kkkkkk
Os números do FH3 vieram da própria MS. Se tá achando ruim, vai lá reclamar com ela.
http://news.xbox.com/2017/02/13/forza-franchise-exceeded-1-billion-retail-sales/#ARWFRpzhQW8Gq1bH.99
Kkkkkkkk esta ai
Ele poderia dormir sem essa.
E qtos jogadores pagam live pra jogar o multiplayer do FH3? E o HZD, precisa da PSN pra algo? No final de 2 anos, q é o tempo de vida do Forza Horizon (até lançarem um novo, se mantiverem o tempo entre os lançamentos), vamos rever essas contas. Certeza q a grana q vai entrar para as empresas só com os royalties das vendas do HZD para a Sony e do FH3 + live + DLCs para a MS vai ter valido a pena para ambas.
Bom, isso aí ninguém sabe. Não tem como descobrir quantos desses 2,5 milhões compraram o jogo é assinaram a live pra jogar online ou compraram o jogo é já tinham live anteriormente. MS dificilmente divulgará isso, já que ela sequer fala quantos assinantes da Live Gold existem.
De qualquer forma, não estou falando que os jogos da MS não dão lucro pra ela. O que estou apenas dizendo é que ela está enfrentando uma desaceleração na venda de seus jogos nesta geração.
Sobre assinantes da Gold, veja aqui no Tecmundo, mas tem vários sites falando disso http://games.tecmundo.com.br/noticias/live-cresce-xbox-dinheiro-microsoft-comeco-ano_828780.htm
Não tem como ser ativo na Live sem assinar a Live. Ou seja, esses 52 milhões é de pagantes. Claro q ñ só do One. Tem assinante do 360 e do Pc, mas são assinantes. Se não assinar a Live, ñ baixa jogo grátis do mês, ñ joga online, ou seja, não é usuário ativo.
Sobre isso de desaceleração nas vendas, se ela ñ divulga vendas, e apenas as produtoras acabam divulgando as vendas de vez em qdo (como a Remedy que falou recentemente do QB que trouxe grana pra ela com as vendas), de onde vem essa afirmação? Tipo, se não dá pra falar q ela vende horrores pq ñ divulga as vendas do jogo, como q pra falar q ñ tá vendendo dá sem ter os dados? Complicado.
Então, cara, o problema é que usuários ativos não quer dizer – necessariamente – assinantes da Live Gold. São dois conceitos bem distintos e que a galera confunde muito. Ser um usuário ativo é simplesmente conectar seu console à rede da Microsoft e fazer uso dos recursos com certa frequência. Você diz que é impossível ser ativo na Live e não pagar, mas eu te pergunto: você paga alguma taxa pra acessar a loja da Live e comprar jogos nela? E pra atualizar o console, você paga? E pra utilizar aplicativos, transmitir jogatinas pelo twitch, baixar demos, é necessário ser assinante Live Gold? Até onde sei, não. Ou seja, existe muitas possibilidades ao usuário que não tem Gold e todas elas englobam o conceito de usuário ativo, pois é muito amplo. Isso sem falar – e você mesmo disse – que esses números também englobam usuários do W10, lugar onde inexiste Live Gold. Ou seja, só com isso já impede de assegurar que esses 52 milhões são Live Gold, pois não sabemos ao certo a proporção de cada sistema nesse montante e nem mesmo quantos usuários de XBOX integram o serviço Gold. É um tiro no escuro.
Com relação a vendas, existem dois pontos. O primeiro é de malícia mesmo: todo mundo sabe que, quando uma empresa não divulga números de seus produtos, é porque as vendas não estão boas. É uma questão de ler as entrelinhas do mercado. E não é só a MS, afinal, por que você acha que a Sony não fala muito das vendas do PS4 Pro? O outro ponto é mais preciso: existem diversos instrumentos de análise de mercado (como o NPD, que conta vendas físicas e digitais) e relatórios próprios de empresas que mostram que jogos de XBOX One estão com vendas fracas. A Capcom, por exemplo, relatou que o Dead Rising 4, que é exclusivo XBOX One e PC, não vendeu nem 1 milhão de unidades; o NPD de março saiu e Halo Wars 2 não aparece nem no top 20, o que é muito pouco mesmo para um jogo de nicho, afinal, estamos falando que um game que carrega o nome Halo. Conectando esses resultados e, considerando a grande omissão da MS com números de vendas nesta geração, é possível estabelecer um cenário que, embora não seja oficial e declarado, tem uma margem de verossimilhança muito alta.
Existe Live Gold no Windows 10 sim. E pelo PC vc pode tbm acessar loja do Xbox, não só Windows Store, baixar demo (Play Anyware), mandar msg, etc, sem pagar. Qual seria a vantagem de contar esse povo q não paga se ñ dão lucro? Pra mim, qdo ela diz usuário ativo, são os que pagam pelos serviços que só quem tem a Gold consegue usar.
Sobre vendas, realmente só se vangloriam qdo atingem boas marcas. Concordo que DR se não vendeu mto, é pq foi ruim, pq os anteriores venderam. Mas e o RE7? Viu quanto vendeu? E é multi. E o SFV que é um bom jogo de luta e é exclusivo do PS4 e PC? Agora Halo Wars 2, só pq tem Halo no nome, acha q vai vender? Sendo um RTS, gênero que só jogadores de PCs conhecem bem, e ainda assim preferem os tradicionais. Não é jogo q vai vender mesmo se não for do mesmo nível dos famosos. Halo 5, mesmo com as críticas, vendeu mto, esse sim é a franquia principal e é o q se espera. Tem outros Halo que saíram até pra celular primeiro e tem no One tbm, será que aquele esse tipo de jogo vendeu mto pq tem Halo no nome? Se sair um jogo com um gênero bem de nicho do Uncharted ou God of War, acha q vai vender bem?
Jogos que vendem bastante tem em todas as plataformas, mas são poucos. Fazer apocalipse por causa disso é besteira. Apontar o dedo para o Xbox como se fosse exclusividade dele (vendas baixas de certos títulos) já começa a ser perseguição, já que no PS4 tem mtos títulos exclusivos com vendas medíocres tbm. O importante é q elas não estão tendo prejuízo.
Então, cara, eu desconheço existência de Live Gold para W10, tanto que, até hoje, nunca vi ninguém que joga os games da MS pelo Windows dizer que ganha 4 jogos todo mês, já que este é um dos benefícios da assinatura. Talvez o máximo que seja possível é acessar a XBOX Store pelo Windows e lá assinar a LG, porém o serviço estará atrelado à plataforma XBOX. https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/76208-windows-10-nao-precisara-xbox-live-gold-multiplayer-online.htm
Com relação aos usuários ativos serem exatamente membros pagos, é pura especulação, pois não existem afirmações concretas por parte da MS (lembrando que os números da Live englobam XBOX, Windows e também dispositivos móveis). Você questiona por que eles citariam esses números se não dessem lucro, porém se esquece que ela também omite o lucro específico sobre esse serviço, o que é questionável, já que, teoricamente, se esse montante fosse exatamente de pagadores, automaticamente seria necessário – e conveniente – citar o quanto de dinheiro eles geraram. Para além disso, existem outras questões contraditórias, como o fato de – teoricamente – a MS ter mais que o dobro de assinantes pagos que a concorrência (e também ter outros serviços pagos) e, mesmo assim, ficar duas posições atrás em termos de geração de receita. E lembrando que o que realmente dá dinheiro são softwares e serviços, não hardwares.
http://www.alistdaily.com/digital/top-25-companies-of-2016-by-game-revenue/
Sobre o Live no Windows, serve pra jogar online. Pegar jogo grátis é possível pelo site, mas jogá-los só será possível mesmo se for um jogo Play Anywhere, que são bem poucos ainda.
Sim, a Live existe no Windows pra jogar online, já que ela é a rede universal gamer da Microsoft. No entanto, a Gold é desnecessária para jogatinas online no Windows, já que no PC a jogatina online é gratuita.
Falei de QUALIDADE.
Vendas é difícil de dizer, pois também são contabilizadas as microtransições. Contudo, até hoje, FH3 é um dos mais vendidos no reino unido, halo nem se fala.
Bom, você falou que a Sony teria que ralar muito pra superar Halo-Gears-Forza no quesito vendas mesmo. E não é bem assim, visto que uma IP estreante do PS4 está com um ritmo de vendas muito superior a um dos games principais do XBOX.
Microtransações entram mais como lucro mesmo, pois as empresas apenas divulgam vendas primárias (e, pra comprar microtransações, é preciso comprar o jogo completo primeiro). E Halo nem se fala mesmo há um bom tempo, pois faz tempo que não figura nos rankings dos mais vendidos.
Carinha em partes vc tem razão mas vendas nao é tudo(claro que qto mais vender melhor), o que importa é se o jogo da lucros ou nao, vc vem e fala do HZD e tals mas o forza horizon 3 rendeu bilhões pra microsoft cara e vai continuar tendendo mais bilhões, agora te pergunto o HZD rendeu algo parecido pra sony?
Então, amigo, o seu comentário já contém um pequeno erro: FH3 não rendeu bilhões para Microsoft; o que rendeu 1 bilhão para MS foi a franquia Forza como um todo, começando lá em 2005 com o primeiro Forza Motorsport. É só uma questão de lógica proporcional: se uma franquia inteira, com 9 títulos no total, só atingiu 1 bilhão em vendas recentemente, não é um único título desta mesma franquia que superará esta marca, entende? Se, por acaso, eles conseguissem atingir essa façanha, FH3 teria que ter vendas muito superiores a qualquer outro jogo da série, o que não é o caso.
Com relação à HZD, infelizmente não posso lhe dizer quanto rendeu, pois a Sony ainda não divulgou nada a respeito. Mas fazendo uma conta bruta: o game custou 50 milhões de dólares pra ser produzido e vendeu mais de 2,6 milhões. Fazendo uma conta bem, mas bem rudimentar, considerando o preço padrão do game no mundo, que é 60 dólares, 2.6 milhões x 60 = 156 milhões de dólares. É ÓBVIO que esta conta pode ter vários erros e imprecisões, mas tenho absoluta certeza que o game já se pagou e com grande vantagem.
José Rodrigo poderia me passar a fonte que voce tirou do game ter custado 50 milhões de dólares?
http://www.eurogamer.pt/articles/2017-03-01-horizon-zero-dawn-custou-47-milhoes-de-euros
O valor está em euros, mas basta fazer a conversão para dólar que dá 50 milhões.
Vc esquece que o Xbox One tem metade da base de usuários do PS4. 2,5 milhões no Xbox One é mais impressionante do que 2,6 milhões no PS4.
Pra falar a verdade, não. Microsoft vende seus jogos no XBOX One e W10, que, juntos, dão uma base instalada de quase 400 milhões de usuários (26 milhões no XBOX e 350 milhões no W10). Logo, por proporção, FH3 vendeu muito menos que HZD se compararmos com a base instalada de cada game. Isso sem falar que HZD é uma IP estreante e vende a um ritmo muito mais rápido que FH3, que já é uma IP estabelecida e um dos maiores títulos do XBOX.
Sonystas são muito previsíveis, esse seu argumento eram favas contadas rsrsrs
Pois eu respondo: a Microsoft lucra da mesma forma vendendo FH3 pra quem tem Xbox e pra quem tem PC, pois o jogo está na loja dela e custa o mesmo nas duas plataformas, até pq devido ao Play Anywhere é o mesmo jogo. Eu inclusive garanto que a maior fatia dos 2,5 milhões deve ser de jogadores de Xbox, pq o FH3 é caro pros padrões PC (especialmente no Brasil) e no Windows tb tem o problema da pirataria.
Quanto a HZD ser uma IP nova, esse jogo estava sendo hypeado há muito tempo e sofreu diversos atrasos, da mesma maneira que Zelda, ele certamente não surgiu do nada, portanto esse argumento simplesmente não cola, pq HZD está longe de ser um sucesso inesperado como um Undertale da vida. Ainda assim, o grande jogo do primeiro trimestre foi Zelda, que recebeu melhores reviews do que HZD e teve mais impacto pq fez as pessoas comprarem um Switch exclusivamente pra jogar o jogo mesmo com a pouca disponibilidade de jogos no lançamento.
Quem começou com o argumento de vendas x base instalada foi você, meu, caro, dizendo que as vendas de FH3 eram maiores que as de HZD devido ao fato de a base do XBOX ser inferior ao do PS4, e, portanto, a proporção ser maior no console da MS . A questão é que você não consegue explicar o ponto que apresentei e está apelando para argumentos dispersos a fim de desconversar o que disse no início.
Veja bem, em nenhum momento eu disse que a MS não lucra com FH3. É óbvio que ela ganha dinheiro, embora ela não diga quanto lucrou com este jogo e, portanto, não permita que se façam comparações. Quanto à HZD, o que tem a ver ele ter sido adiado e ser muito hypado com o fato de ele ser um sucesso em vendas? Existem muitos jogos por aí que são hypados, sofrem atrasados, e, no final, vendem pouco (Quantum Break, por exemplo). Isso não tira nada do mérito de HZD, que, como disse anteriormente, está vendendo mais e com um ritmo superior a muitos jogos da MS, como Forza Horizon 3.
Com relação à Zelda, trata-se de um jogaço, com um peso histórico imenso na indústria, e, consequentemente, venderá mais que uma IP nova com HZD. E olha só, com isso temos dois jogos puramente single-player (Horizon e Zelda) que apresentaram desempenho comercial muito superior à lineup do XBOX, o que já invalida totalmente o argumento do Phil Spencer.
Na onde que Resistance fracassou na Qualidade? Viaja não. Killzone foi apenas o Shadow Fall, quem muito critica sequer jogou a trilogia.
PS: O assunto são as vendas, e nenhum desses citados por você foram fracassos.
Capengando? Se realmente fosse esse exagero todo, a divisão Xbox tava falida.
Isso mostra pq os carros-chefe da Microsoft hoje são Halo, Forza e Gears.
Não gosto de multiplayer, mas de todas as plataformas hoje o Xbox One é a melhor pra multiplayer pelo que ouço por aí, até pq o fato de a Live ser paga ajuda a filtrar os maus elementos, embora isso não seja suficiente, é claro.
Xbox é melhor lugar pros multiplataformas por causa da live sim, por causa do monte de jogo que recebem por mês, por causa do EA Access… Quem assina os serviços tem tanto jogo que nem dá tempo de jogar tudo.
Obs. Falo por mim mesmo!
Nunca vou me arrepender de ter jogado a campanha “single player” de the last of us, de ter jogado uncharted , horizon em breve
Claro que não vai. Tbm ñ me arrependo de ter jogado os jogos do SNes. Mas de qto em qto tempo vc joga eles de novo?
Se eu disse que nunca vou arrepender de os ter jogado, nao importa se joguei uma ou duzentas, joguei bf3 do lançamento ate o bf4, e bf4 do lançamento ate bf1, e bf1 ate hoje e quase todos os dias, e se me perguntarem digo que TLOU foi melhor, entao e relativo.
Nesse caso são jogos diferentes. TLOU é melhor pelo q? Vai me falar q é pela história, por passar emoção e q isso te marcou. Com certeza não é isso q faz vc jogar BF1 direto. Tem jogo q vai ser uma história, tem jogo q é focado em jogar mtas vezes mesmo q tenha fechado a campanha. Não dá pra dizer q um é melhor q outro.
Cara, vc classifica um jogo bom do seu modo e eu do meu, tenho que pensar como vc?”Tem jogo q vai ser uma história, tem jogo q é focado em jogar mtas vezes mesmo q tenha fechado a campanha. Não dá pra dizer q um é melhor q outro.” Isso mesmo, nao sao a mesma coisa, mas da sim pra cada um dizer o que mais gostou, se eu disse que ele foi melhor entao pra mim foi, ha , e em segundo lugar eu digo que a campanha do gta V , o multiplayer gostei nao, depois vem os battlefield , uncharted, far cry primal(jogo foda, se nao jogou recomendo) assassins creed III e black flag, cada jogador pessoalmente elege uma listinha dessa, normal
E eu so disse jogos da transição entre ps3 e ps4
É isso que quero dizer. Não dá pra comparar um jogo que foca em multiplayer com um que é single player e foca no enredo. Não é questão de pensar igual a alguém, e sim mostrar as qualidades e defeitos de acordo com a categoria do jogo.
Ele falou no contexto de monetização, de ter o jogo ‘vivo’ por mais tempo sendo adicionado novos conteúdos continuamente para as massas. Mas é uma pena que poucos irão ler e reler a matéria completa no The Guardian…
Jairo poderia me passar o link da matéria?
A notícia do windows club e outros portais pegam trechos sobre essa matéria aqui
https://www.theguardian.com/technology/2017/apr/27/xbox-chief-netflix-video-games-episodes-subscription-downloads-phil-spencer
Essa também aqui é muito boa
https://www.theguardian.com/technology/2017/apr/27/project-scorpio-xbox-chief-microsoft-plans-console
Já joguei muito multiplayer, mas hoje em dia prefiro os single player.
Adoro esses games de boa história que prendem a gente.
Falando nisso que jogo incrível o Little Nightmares.
Particularmente não gosto de jogos essencialmente MMO
E e por isso que o Xone esta levando um banho do PS4. Gosto de jogos online, mas jogos com grandes histórias e single player fazem q diferenca
Jogos multiplayer mexem com o hormônio de recompensa humano. Todos querem progredir, melhorar, vencer. É simples o porquê de fazerem mais sucesso.
Concordo com ele, tive um ps3 e nunca comprei esses games exclusivos top, alugava jogava dois dias e já era, meus games mesmo eram tudo multiplayer
Não concordo… Jogo singleplayer pode ter vida útil mais curta, mas tende a ter continuações que estendem sua experiência, jogos multiplayer dependem muito de atualizações para se manter atuais, e ainda assim maioria deles desaparecem e o pessoal até esquece deles! (A única coisa que pode mudar esse cenário são os ESports, que já deram nova sobrevida a jogos como Counter Strike).
(Obs.: Halo 5 teve um dos maiores merchandisings já feitos pela Microsoft!).
(Obs.2: Se jogo singleplayer vende menos, porque um dos mais vendidos até hoje é um jogo singleplayer de 2013? Conhecido como GTA V).
Jogos multiplayers precisam de atualização e algum deles desaparece?
Cara isso que você falou depende da empresa por tras do jogo fazer as coisas direito e não de ser ou não multiplayer. O halo 5 tem milhões de pessoas ATIVAS, não por casa das vendas, mas por causa do multiplayer que continua fazendo a MS lucrar. Se fosse só história, já estava empoeirado na estante de muita gente.
E o caso do GTA é a parte, os multiplataformas que mais vende são os onlines, COD, FIFA, overwatch… Pode ser o seu gosto os jogos com narrativa, mas os onlines estão dominando, isso é fato!!
GTA V tem um belo de multiplayer. Ele tem sua campanha, mas depois disso o foco do jogo vira o GTA online, e é constantemente atualizada para atrair os jogadores de volta ao jogo.
Achei um pouco injusta essa comparação vito que Horizon é um exclusivo e Overwatch não…
Acho que a questão não é essa. No todo o que o Phill Spencer quis dizer tem muito fundamento, é uma boa discussão, mas é fato que as pessoas estão preferindo jogos com foco no multiplayer.
Gosto muito de zerar um game com uma história boa, mas fica por isso mesmo, você nem joga mais. Sem contar que é mais rentável pra empresa manter os jogadores nos serviços e até compra no jogo.
Halo 5 sai a um bom tempo, mas continua bombando por causa do online. O mesmo pro gears 4. Jogos como Sea of theves, State of decay 2, crack down 3 vem ai, tudo focado no online, a Microsoft tá lucrando muito com isso.
A discussão que ele abriu ta muito bem fundamentada mesmo, mas achei meio precipitado ele ter citado um exclusivo pra jogar na roda, com tantos jogos multi plataformas para serem usados como exemplo
Entendi! Mesmo achando que não foi por maldade, ele poderia ter evitado.
Ué, e os 16 milhões de jogadores de Halo 5???
Só acho que ele devia ficar quieto e ir fazer games. A fórmula que ele fala se mostra errada quando o console dele não anda tendo grande lançamentos como estes e também as vendas não estão tão boas.
Só acho que ele devia ficar quieto e ir fazer games pra quem comprou o Xbox One, apenas.
Overwatch tem mais de 30 milhões de jogadores? Alguem sabe dizer o recorde de jogadores online?
Estou jogando Zelda e falo: melhor jogo que joguei desde o primeiro Gears of War em 2008.
Queria que tivesse Horizon Zero Dawn no Xbox, parece ser um jogo incrível. E discordo da parte que fala que Halo 5 teve uma campanha modesta.
Quem compra console pra jogar single player comece a procurar outro hobbie, Sp vai ser raro, ou você se adapta e para de ser um bixo do mato que não gosta de fazer amizades e conversar online ou vai ficar isolado.
Prefiro história a multiplayer, o único que jogaria é o de Bioshock 2 por estar inserido na trama e cronologia da série