RAW ou JPEG? O poder da câmera dos Lumias que você não conhece

dng-raw-antes-e-depois

Hora de arregaçar as mangas! Vamos explorar o poder das fotos DNG! Elas podem ser capturadas com alguns Lumias top de linha como Lumia 1020, Lumia 1520 e Lumia 930. A Nokia foi pioneira em apostar neste tipo de formato para smartphone, e é com ele que vamos tentar atingir a perfeição em suas imagens atribuindo um resultado mais profissional.

O que é DNG RAW?

Obs: Não são sinônimos, DNG é uma criação da Abobe, porém nesta matéria serão tratados como se assim fossem já que este texto é voltado para usuários não-profissionais.

Para aqueles que não estão familiarizados com arquivos RAW, é como fotografar com filme e ter o negativo em mãos – Lembram das câmeras mais antigas onde as fotos tinham que ser reveladas? Então, depois de capturar os “negativos“, você irá criar a imagem a sua maneira utilizando ferramentas no seu computador.

Quando você tira uma foto em JPEG, todo o trabalho de edição é automático pelo software da câmera, mas com foto em DNG tem algo puro e total sem compressões, a foto em seu estado mais perfeito, para ter uma foto nesse formato é preciso configurar sua câmera para que ela salve as fotos assim.

Como salvar fotos em RAW no meu Lumia?

lumia-930-camera
Acione a câmera do seu Lumia e vá em configurações e depois “Tamanho da imagem da câmera principal”  e escolha a opção para salvar uma foto JPEG +  outra DNG.

Cabe lembrar que nem todos Lumias têm essa função.

Quando fotografar em RAW?

Se você perguntar isso para um fotógrafo profissional, a resposta provavelmente será “sempre”. A verdade é que nem sempre isso é verdade, principalmente para quem tira fotos casuais para postar no Instagram ou outras redes sociais.

Se você vai viajar e quer mostrar paisagens maravilhosas, então ao RAW é para você. Além disso, até mesmo em algumas fotos casuais você irá querer passar qualidade extrema ao seus seguidores não é mesmo?

O JPEG é muito bom pra registros onde você tem um ambiente extremamente controlado, possibilidade de repetir a foto, ou pra registros cotidianos, quando você não vai ter necessidade de uma pós-produção tão rígida que um evento social pede!

RAM vs JPEG

Com RAW é possível recuperar diversas informação que se perderiam na compressão para JPEG e com isso tornariam a foto muito mais bonita e natural; além disso também é possível tratar possíveis problemas da hora do clique sem perder em qualidade na foto, e ela ainda sim vai parecer muito natural!

Recuperacao-de-RAW-2

A foto acima foi corrigida e percebam que as estampas da rouba da garota apareceram, algo que não seria possível com JPEG.

Mão na massa!!! Como melhorar ainda mais o aspecto de suas fotos RAW?

antes-e-depois-raw

O programa mais famoso para isso é, sem dúvidas, o Lightroom da Adobe, que praticamente só tem compatibilidade com os formatos RAW (e ele permite abrir qualquer extensão desse tipo de arquivo). Ele até abre fotos em JPG, mas as suas ferramentas são todas voltadas mesmo para que você faça mágica com os seus arquivos brutos. Porém, esse software é pago e nem todo mundo vai querer pagar por isso.

A Adobe mesmo possui o Camera Raw, que é gratuito e faz os principais ajustes em imagens brutas para então convertê-las em arquivos “normais” de foto.

Atualmente, existe uma boa quantidade de programas que abrem fotografias do tipo RAW, então você precisa ficar de olho e testá-los até achar um que combine com o seu perfil.

Nesta matéria, vamos utilizar aqui o “Camera Raw” da Adobe!

Neste programa, temos várias opções de luzes e cores, correções, efeitos e uma infinidade de estilos para suas fotos. Tudo configurável na parte direita de forma fácil.

camera-raw-1

raw-camera-1

Melhorando a luminosidade do ambiente

camera-raw-3

camera-raw-4

dng-raw-antes-e-depois

Como visto acima, são muitos exemplos que mostram o poder deste formato aliado a ferramenta da Adobe.  Quer tal fazer o teste? Em sua próxima viagem tente salvar tudo em DNG e deixa suas fotos com um aspecto profissional.

O resultado pode ficar incrível.

43 comments on “RAW ou JPEG? O poder da câmera dos Lumias que você não conhece

  1. boa matéria para educar seus curiosos leitores sobre esse histórico debate.
    quanto menos MB e melhor imagem melhor pra mim, então fico com as câmeras de celular.

  2. Lembrando que para editar fotos dessa forma citada no texto acima, tenha algum conhecimento em relação ao photoshop… As fotos ficam realmente boas.
    Vale a pena ver algum tutorial na internet.

  3. Gostei demais do artigo, ainda mais que sou fotógrafo amador utilizando um celular lumia. Me tirem uma dúvida, o meu lumia esta configurado para tirar fotos em DNG (RAW) porém, se eu clicar em Captura Rica isto influencia mais na qualidade da imagem no formato RAW?? Visto que o mesmo ja da um tratamento na foto. Gostaria que alguém me sanasse esta dúvida. Tenho um flickr com as fotografias vejam lá, se quiserem https://www.flickr.com/photos/julianofchaves/ .

  4. Galera eu nao consegui encontrar as gravações Slow Motion. Uso um L930 e lembro que essa opção seria nativa do sistema. Alguma informação.

  5. Lumia 925 salva em dng raw? Fui procurar nas configurações da câmera e não achei… Não sei se é porque vi com W10M ou se é por causa do modelo mesmo…

  6. Eu uso um 730, pelas lentes serem zeiss, as imagens ficam boas, ai é só eu abrir um pequeno editor e arrumar o brilho, contraste, nível de cor e tals, ja ta de bom tamanho pra mim

  7. Quando tirava foto no meu Nokia Asha 202, as prévias saiam perfeitas, se eu não me engano no formato RAW. Porém, depois de ser processada para JPG, a foto perdia qualidade e nitidez, eu ficava me perguntando: “Se estava bonita daquele jeito, por que tem que perder a qualidade?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *