Satya Nadella, novo CEO da Microsoft, deu uma entrevista hoje ao The Verge onde notado uma postura bem diferente do seu sucesso Steve Ballmer.
Ballmer tinha a intensão de converter a produtora de software em uma companhia de “dispositivos e serviços”, assim como a Apple e torná-la cada vez mais fechada. Nadella rejeitou essa visão. Para ele, a vocação da Microsoft é ser uma empresa de produtividade e plataformas.
Foi sob o comando de Ballmer quer a empresa lançou a linha de tablets Surface e comprou a área de smartphones da Nokia.A ideia era a Microsoft controlar todos os aspectos dos produtos –sistema operacional, aplicativos principais e hardware. Nadella deixou claro que não vai seguir este caminho:
“Recentemente, nós nos descrevemos como uma empresa de ‘dispositivos e serviços’. Embora isso tenha sido útil para começar nossa transformação, agora precisamos focar uma estratégia mais especificamente nossa.”
“Em nosso núcleo, a Microsoft é a empresa de produtividade e plataformas para um mundo onde a nuvem e os dispositivos móveis são prioritários. Vamos reinventar a produtividade para habilitar cada pessoa e cada organização no planeta a fazer mais e conseguir mais”, prossegue ele.
Surface e Nokia
A Microsoft não está mais focada nos dispositivos, porém isso não quer dizer que ela vai desistir de sua linha de hardware. Gadgets como os tablets Surface servirão para impulsionar as vendas de determinadas categorias de produtos no mercado:
“Nossos próprios dispositivos vão iluminar o trabalho e a vida digital. O Surface Pro 3 é um ótimo exemplo. É o melhor tablet do mundo em produtividade. Além disso, vamos construir dispositivos para estimular a demanda de todo o ecossistema do Windows.”
“Isso significa que, às vezes, vamos desenvolver novas categorias como fizemos com o Surface. Também significa que vamos responsavelmente desenvolver o mercado do Windows Phone, o que é nosso objetivo com a compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia.”
Xbox
Nadella também apoia a continuidade no negócio de jogos em que o Xbox é a principal atração: “A grande categoria de produtos de vida digital, medida em tempo e dinheiro investidos, num mundo que privilegia os dispositivos móveis, são os jogos.”
“Somos afortunados por termos o Xbox em nossa família para poder aproveitar essa oportunidade com inovações ousadas e exclusivas. A Microsoft vai continuar inovando vigorosamente e encantando os jogadores com o Xbox.”
Cortana
Ainda sim, reforçou o comprometimento de melhorar ainda mais a Cortana.
“No futuro, ela será ainda mais inteligente como um assistente pessoal que faz anotações, agenda reuniões e entende se minha pergunta sobre meteorologia vai servir para determinar que roupa vou usar ou para iniciar uma tarefa complexa como planejar férias familiares”, diz Nadella.
Via: The Verge
One comment on “Satya Nadella fala sobre Windows Phone, Xbox, Surface e Cortana”