Sonic Mania é o game para “jogadores de raiz” que querem reviver bons momentos com ouriço azul mais rápido que já existiu. Esta é uma clara aposta na “nostalgia” onde vimos a época de ouro dos consoles de 16 bits, o jogo chegou nesta hoje (15) às lojas da Microsoft, Sony e Nintendo – a versão para PC na Steam foi adiada para o dia 29 de agosto.
Mas será que o ouriço e seus amigos conseguirão agradar os jogadores nos dias de hoje? Será que os fãs ficaram na mão? Bem, diante das análises de alguns veículos especializados, Sonic Mania pode não ter acertado em cheio, mas está no correndo na velocidade certa.
Os os estúdios HeadCannon e PagodaWest Games realizaram um ótimo trabalho ao combinar as características que fizeram do Sonic o clássico que conhecemos hoje, com alguns conceitos, design e técnicas atuais – como a transição quase perfeita, sem loadings, entre as diversas fases do jogo.
Outros detalhes, como a utilização de efeitos sutis que emulam o visual da época do Genesis e o excelente design de níveis inspirado nas fases clássicas (que às vezes conseguem ser melhores que as originais), compensam algumas das falhas do game, como as poucas opções de conteúdo no novo modo competitivo.
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Sonic Mania trouxe de volta não apenas as características boas do auge da franquia, mas também algumas fases e mecânicas que não agradaram nem na época em que foram lançadas – como, por exemplo, a fase Sky Chase Zone, de Sonic 2, que utiliza uma mecânica irritante de autoscrolling e controles estranhos que, até hoje, não são divertidos.
Nota 8,7, recomendando o game até para quem nunca teve um Genesis (ou Mega Drive no Brasil).
Sonic Mania “parece se contentar em ‘pintar’ sobre alguns problemas da série em vez de consertá-los, fazendo com que o jogo fique um pouco abaixo do que poderia ter sido”. Alguns problemas de jogabilidade, como uma espécie de “lag” entre os movimentos dos personagens e o que acontece na tela. Em alguns casos, isso resulta em ataques de inimigos e objetos aparecendo “do nada” frequentemente.
Sonic Mania até pode agradar aos fãs que querem relembrar os bons tempos do ouriço, mas, para quem procura “algo mais” na série, os velhos problemas “repaginados” podem atrapalhar a experiência.
Apesar de algumas limitações “estranhas”, como só poder utilizar os “Segredos” desbloqueados durante a campanha se jogar novamente sem o salvamento automático, Sonic Mania é “o melhor game de Sonic já feito”.
Conclusão
Em suma, Sonic Mania conseguiu conquistar a maior parte dos sites especializados, apesar de algumas divergências. Os elogios vão para sua trilha sonora inspirada nas músicas clássicas do jogo da década de 90, e muitos ficaram satisfeitos tanto com as zonas novas quanto com as versões modernas das antigas.
Ele pode ser melhor game da série dos últimos anos, não o melhor de todos os tempos, mas vale a pena ser experimentado por fãs ou por novos jogadores.
Gostaria muito que ele fosse pra WinStore e fosse UWP pra jogar no meu lumia, esse jogo ta muito bom
Resumindo, são 1 ou 2 probleminhas existentes.
Faço as palavras do Digital Foundry as minhas: essa é a continuação do Sonic 2d que deveria ter sido lançado pra Sega Saturn. O game tem uma qualidade visual e de animação que não seria possível no Genesis, por limitações da época, sem contar com as trilhas remixadas que ficaram ótimas.
Esse game é um verdadeiro presente para os fãs do ouriço, respeitando o seu legado e aplicando uma alta dose de nostalgia.
gosto muito de Sonic, vale a pena experimentar esse jogo.
“Jogabilidade estranha”
Os controles são os mesmos.
Mas enfim, me interessa, mesmo sendo pra “experts”. 😀
Agora espero que futuramente a Sega faça um reboot da série, juntando fases do Mega Drive com as do Master System.
Eu acho que esse Sonic Mania já pode ser considerado um reboot.
Supondo que o Mania seja um sucesso de vendas e exceda as expectativas da Sega, a tendência é ter uma continuação, colocando fases que não foram incluídas neste, como a Star Light Zone e Marble Zone, além de outras totalmente inéditas, obviamente.
Cara eu realmente não entendo esses portais “especializados” em games dizendo coisas como jogabilidade “estranha” ou criticarem a questão de autoscrolling na fase Chase Zone, de Sonic 2, entendo que são as opiniões deles mas não vejo ninguém falar algo como “será que nesse caso não foi posto ali de proposito para aumentar a dificuldade do jogo ou fase”? isso me faz pensar será que metade dessa galera realmente jogou os clássicos no Master System, Mega Drive, sega CD, Saturn etc, é muito mimi e pouco jogo jogado!
Isso é porque os jogos de hoje costumam dar todas as dicas de como passar do nível… aí o pessoal ficou burro.
eu vi, mas espero uma boa promo depois de lançar…
tantos titulos que espero uma boa promo. prometer 50% pra cima do preço
Parece que alguns não tiveram uma infância feliz, sem frescuras de update.
Pow sem jogar eu já adorei.
mega drive foi a minha infância. sem mais…
Meu filho de 4 anos está jogando à beça! (E eu às vezes o acompanho com o Tails).