Chegou a hora do Windows Club falar sobre o próximo jogo da franquia State of Decay, na qual o mundo está contaminado com zumbis e os jogadores têm que se preocupar com o bem-estar de um punhado de sobreviventes.
O jogo de ação de sobrevivência “State of Decay 2” é um dos mais originais diante da inundação de jogos recentes de zumbis. Na Gamescom, a Undead Labs mostrou em uma demonstração ilustrativa como seu game se difere da concorrência.
O jogador gerencia uma comunidade de pessoas sobreviventes nos Estados Unidos no futuro próximo. Ocorreu uma epidemia e zombificou a maior parte da humanidade. Os sobreviventes têm de se defender contra os mortos-vivos, por outro lado, eles precisam de coisas como alimentos, remédios, armas e ferramentas.
Assim como no primeiro jogo da saga, publicado em 2013 pela Undead Labs, o jogador gerencia uma base semelhante a uma fortaleza e cuida das necessidades de seus protegidos. Na Gamescom foi visto “classes” como agricultor ou jardineiro que poderia ajudar a melhorar o fornecimento de alimentos a longo prazo drasticamente. Então, a historinha foi a seguinte: Jenni e seu companheiro Brown se dirigiram para a área circundante para adquirir medicamentos para o Landon, um membro infectado, que é um cirurgião e já tinha ajudado a comunidade. Alternativamente, os dois podiam procurar comida, mas o medicamento era prioridade para tentar salvar a vida de Landon. Os dois conheceram a jovem Maria, que se juntou a eles.
Jenni está morta. Olá Maria!
Jenni e Brown voltaram sem remédio e tiveram que enfrentar muitos zumbis na entrada da base. No decorrer da luta, Jenni morreu, e assim como em PUBG, a morte em State of Decay é definitiva, e a jogadora foi eliminada. Landon, sem a medicação, também faleceu. A base agora era composta por dois sobreviventes. A novata Maria era um jardineira de frutas treinada e poderia ajudar na questão da alimentação. Vale salienta, “State of Decay 2” permite o co-play através da função “drop-in-drop-out”. Isso significa que, a qualquer momento, um segundo jogador pode entrar no jogo que já foi iniciado.
A disputa psicológica
[youtube]a0qgL-6w22M[/youtube]
Ao contrário dos jogos como “7 Days to Die”, a luta desempenha um papel secundário em “State of Decay 2”. É verdade que, durante as excursões, você tem que usar armas para combater zumbis, mas às vezes uma missão sem derramamento de sangue pode ser feita usando apenas o raciocínio lógico. Alternativamente, você pode acaba-los com seu carro, ou usar granadas e espingardas, o que causa um ruído para atrai todos os zumbis para um determinado ambiente.
Antes de o jogador deixar a base, ele tem que pensar em fazer o melhor para a comunidade. Então pode ser necessário banir um homem fortemente infectado como o Landon; alternativamente, lhe dá o tiro na cabeça, ou um ignora o perigo que emana de um futuro zumbi no seu grupo. O que você faria se fosse um amigo seu que já te ajudou? Ou uma namorada? Lembre-se: a morte é definitiva.
Cada integrante é único, mas quando ela morre, está morto – ou morto-vivo. Em uma visão geral, você pode obter informações detalhadas sobre as habilidades, fraquezas e pontos fortes de cada coabitante. No caso ideal, você pode construir os pontos fortes e remédios, encontrar um médico para a comunidade, melhorar as defesas e fortalecer o senso dos sobreviventes. As pessoas estão sempre felizes em conhecê-lo, e você está mais disposto a deixá-las sobreviver a todo custo.
Comércio e mudança
[youtube]FB4fFl-Ysg8[/youtube]
Pode ser necessário mudar sua base, o que, no entanto, envolve um esforço logístico considerável. No geral, a trama em tempo real pode ser lembrada com o popular seriado “The Walking Dead“, onde o sentimento comum também é o melhor modo para sobreviver. Os jogadores que já conhecem a franquia podem aguardar um modo co-op pensativo, bem como uma personalização mais forte dos sobreviventes. Não há modo competitivo “jogador vs jogador“.
State of Decay não é apenas um game apocalíptico de zumbi, mas nele é almejada a sobrevivência real inserida em aspectos complexos: gerenciamento de recursos, escolhas difíceis, método de conservação dos insumos, resolução de conflitos humanos, compreensão de conflitos psicológicos, etc.
Um dos fatores que torna isso ainda mais evidente é o que explica em parte o sucesso de PUBG: só existe uma vida e você cuida do seu personagem. Faz você pensar duas vezes antes de tomar riscos estúpidos como se não houvesse consequência. Em State of Decay tudo tem um efeito. Muitas vezes definitivo.
O State of Decay 2 está programado para o início de 2018 exclusivamente para Xbox One e Windows 10.
Sonysta não gosta de jogo assim pq tem que pensar.
Mas em The Last of Us tem que pensar, pera… Não, deixa pra lá, são uns puzzles simples e se repetem tanto que até o protagonista diz que está cansado de fazer a mesma coisa.
TLOUS é um jogo linear….é limitado pelo enredo cinematográfico. O SoD é mundo aberto….é um GTA 5 zumbi….vc faz o que der na telha mas terá que sofrer as consequências das escolhas. No TLOUS não tem o que pensar…só tem q se ligar nos pontos fracos de cada zumbi e utilizar as armas certas. Pra mim o SoD leva vantagem na questão da sobrevivência e gerenciamento de recurso que eleva a dificuldade do jogo a um patamar muito mais alto do que qualquer jogo Apocalipse zumbi.
Esse é um dos únicos jogos que me permitem ficar com o xbox atualmente, não pra troca de console mas por mal jogar msm, mas esse daí em especifico me deixou muito curioso, ainda não joguei o primeiro, mas eu curti muito do que falaram sobre ele, e sobre esse que vai vir, no aguardo!
Cara, o primeiro game é excelente. É todo bugado, feio, mal otimizado etc mas mesmo assim vc vicia.
Adoro tudo que trata sobre sobrevivência. State of Decay 2 pra mim é um jogo obrigatório. Fortes elementos de RPG mas também com muito foco na ação, simplesmente indispensável para os fãs deste tema.
Ok, mas podem me explicar uma coisa? Eu posso jogar apenas com o meu personagem? (logico q levando algum deles pra ajudar) Ou tenho q jogar com os outros tb como era no primeiro?
No State of Decay 1 você joga com todos os sobreviventes que resgata.
Ele já jogou of Decay 1. Ele perguntou do 2º jogo.
Eles mostraram mais a parte online, ainda não sabemos exatamente como será a campanha.
Você poderia abordar os jogos da Microsoft como exclusivos Windows já que o Windows é uma plataforma e tem seus dispositivos, ta mais que na cara que vai ter assim.
Deve ser parecido com o primeiro, vc vai adquirindo varios personagens para sua comunidade e pode controlar cada um deles, morreu aquele personagem ja era mas vc pode continuar com outros. Inclusive tem uma conquista para sobreviver 50 missões ou atividades com o mesmo personagem, não necessáriamente com o que vc começa. Vi em alguma entrevista que essa questão da jogabilidade vai ser similar, o diferencial vai ser o coop online. Mas seria bem mais legal ter apenas um personagem, faz realmente cada escolha importar.
State of Decay 2 vai ser o legitimo jogo de apocalipse zumbi survival horror. Não e filminho que nem The Last of Anus e não tem o humor escrachado de Dead Rising. Cagou no pau por bobeirinha, e caixao e recomeçar com outro personagem do zero.
Cara o SoD é o melhor que já joguei no quesito sobrevivência e gerenciamento de base. TLOUS tem outro estilo que pra mim foi épico….mais é linear. O SoD é mundo aberto então não tem nem comparação….sem contar que RE3 pra play 1 utilizava gráficos renderizados e foi o Marco em jogos de zumbi….não fale besteira.
Parece que vai ser muito bom. Acho que vou dar uma chance e comprar o game.
Eu vi um Boomer e um Charger ali!
Dos últimos exclusivos da Microsoft, é o que mais espero!
Comprei o State of Decay em promoção e me surpreendi muito, acabei viciado no jogo e agora que o 2 vai ser um triple A, vai ser muito melhor.
O primeiro tinha muito bug e limitações técnicas, já que era um indie. Mas era muito bom chamar um companheiro e ir pra rua buscar materiais pra fortalecer a base.
Pessoal, COMPREM, Procurem o primeiro jogo pro Xbox One em mídia física, tá muito barato. E jogando uma fez, vocês com certeza vão criar uma boa expectativa para o segundo!
Joguei o SoD 1 e o Breakdow…para PC. Confesso que cuidar da base de hordas no Breakdow enquanto iria longe buscar recursos era bem tenso…As vezes a horda vinha muito forte e quando chegava na base estava cheia de zumbi e todos meus colegas infectados.
Já achei difícil o Breakdow , imagine o 2.
“e assim como em PUBG”
Não podia faltar o pubg huehue