O Windows 8.1 chegou no último trimestre do ano passado e foi bastante elogiado pela crítica pois suavizou a transição entre a interface “Metro” e o desktop tradicional. Esta parece ser a nova linha que a Microsoft está adotando. O Windows 8.1 Update 1 deve chegar com ótimos recursos para quem utiliza mouse e teclado possam mexer com aplicativos “metro” sem dificuldades. Apesar de representar um bom progresso a verdade é que a aposta que poderá dar algumas hipóteses à Microsoft na luta contra o Google e Apple não é esta: chama-se Windows 9.
Windows 9
Uma unificação há muito previsível. Quando o Windows phone 7 foi lançado a Microsoft já mencionava na possibilidade de ver as plataformas móveis e “tradicionais” convergirem. A ideia ganhou força com o Windows Phone 8 e o Windows 8, cujas cujas interfaces similares claramente denunciavam as intenções da Microsoft em fazer com que o mundo dos sistemas controlados pelo toque dos dedos se aproximasse cada vez mais dos ambientes desktop.
Windows 8.1
Não só a interface que era similar, mas o Windows Phone 8 e o Windows 8 compartilham o mesmo kernel assim como um conjunto de recursos de baixo nível. Com a chegada do Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 os mundos irão se parecer ainda mais aumentando consideravelmente a compatibilidade com APIs.
Assim sendo: a Microsoft aproxima-se cada vez mais da unificação total dos sistemas para smartphones, tablets e desktops.
E não há como o esconder: ter um sistema “universal”, que permita aos programadores fazerem o mesmo app tanto para um smartphone como para um computador ou tablet… é um sonho. E com certeza um trunfo muito forte para fazer disparar o Windows na luta contra o Android e iOS.
Windows 9: o Messias há muito esperado?
Com tudo isto conseguimos ver para onde é que tudo isto nos irá levar: para o Windows 9. Se as previsões se cumprirem, será daqui a mais ou menos um ano que veremos este novo sistema aparecer em força.
E, talvez, com ele possamos ver e utilizar o prometido sistema único. Tudo aponta para que os passos da Microsoft sejam dados nesse sentido e é de fato entusiasmante. Um pouco como o Android faz (e isso poderá ser ou não positivo), os programadores poderão utilizar o mesmo código em todas as plataformas e desenvolverem apenas interfaces diferentes consoante o formato onde a app está a ser utilizada.
Mais: ao acessar à loja de aplicativos apenas veremos as apps que estão adaptadas ao dispositivo que estamos naquele momento a utilizar. Você dá o comando para instalar o aplicativo e ele aparece automaticamente no Windows Phone, tablet, computador ou console.
O Xbox One também não fica de fora
Se olharmos para o novo Xbox One e para os seus três sistemas operativos (um deles que serve para controlar a alternância entre os outros dois) vemos que a Microsoft já começou a preparar terreno ao incluir uma versão “light” do Windows 8.
Isto é: a consola já começa a dar indicações de que poderá executar muito mais coisas do que “simples” jogos, estando preparada para maiores desafios.
Animado para o Windows 9?
via: The Verge / The Verge/ extremetech
2 comments on “Windows 9 deve unificar smarpthones, tablets, desktop e consoles”