A Microsoft anunciou nesta semana um trio de novos recursos importantes para os console Xbox One X que, em conjunto, aumentam substancialmente a liderança tecnológica que o console desfruta sobre o seu grande rival, o PS4 Pro da Sony.
O mais emocionante desses anúncios da Microsoft foi a revelado durante o último episódio do Inside Xbox, que o Xbox One X e o Xbox One S receberiam suporte para o FreeSync. Como Antal Tungler da AMD explica no vídeo Inside Xbox, a adição do suporte FreeSync através de uma próxima atualização de software permitirá que os consoles S e X harmonizem as taxas de quadros dos jogos com as taxas de quadros produzidas pelas telas compatíveis com FreeSync da AMD.
Esta é uma grande notícia, já que ele pode essencialmente erradicar gagueiras que você normalmente obtém quando as telas (geralmente bloqueadas em 60 fps) têm que tentar lidar com a variabilidade dos FPS nos motores do jogo. Esta característica estava restrita aos PCs há algum tempo, mas chegar em consoles é um grande negócio. Especialmente pelo fato de também funcionar com algumas das TVs da Samsung em 2018.
O segundo grande recurso que chegará é o “modo de jogo”. Esta característica significa que o Xbox One X e S podem modificar automaticamente a TV/monitor compatível para mudar para o modo predefinido da imagem. Dessa forma, o modo de jogo da sua TV será ativado sem que você mova se quer um dedo, mas quando ele não estiver jogando, o “modo normal” voltará a funcionar para seus filmes e séries também de forma automática.
Por que isso é muito bom? O ponto principal é que os modos de jogo são quase sempre projetados para reduzir o atraso dos cabos – o tempo que leva para uma tela renderizar suas imagens. O atraso é algo crítico em um ambiente para jogos, onde as frações de segundos podem fazer a diferença entre a vida (virtual) e a morte. No entanto, muitos proprietários de TVs ou não sabem que a sua tela/TV tem um modo de jogo, ou ficam incomodados em fazer a mudança de modo sempre que for jogar.
O último grande ótimo recurso para o Xbox One X (e S): a Microsoft anunciou que nesta semana uma solução para o problema de saída de cores RGB que afetou as unidades de Blu-ray 4K incorporadas dos seus consoles. Supondo que essa correção de cores funcione como esperado, aumentará consideravelmente o valor do Xbox One S e especialmente do X para os entusiastas do cinema em casa, oferecendo seus filmes 4K e HDR, sem esquecer o potencial para jogos do console.
No entanto, ainda não sabemos se a Sony lançará algum desses recursos ao PS4 Pro, ou realmente está concentrando num suposto PS5. O fato é que todas as melhorias que a Microsoft têm feito em suas atualizações para seus consoles são sempre bem-vindas.
O que vocês acharam?
VIA: Forbes
Infelizmente o Ps4 Pro não tem Freesync, minha tv é um Q80 da Samsung e ela ativa quando o aparelho tem suporte no meu caso o Xbox one X esta sempre com Freesync ativado, o legal é que o jogo roda lisinho e muito fluido.