Há uma década, neste mês, os fãs do Xbox em todo o mundo estavam entusiasmados com o showcase da Microsoft na E3 2014 – um showcase que precisava ser entregue após um primeiro ano tumultuado com o Xbox One. Na época, o chefe do Xbox Game Studios, Phil Spencer, tinha acabado de subir na hierarquia para o cargo de Chefe do Xbox, e isso marcou uma grande mudança de direção para o negócio de jogos da Microsoft.
Como foi sublinhado logo no início do briefing da equipe em 2014, a Xbox começava a focar-se em jogos, jogos e mais jogos. Todos nós podemos nos lembrar do desastre do evento de revelação do Xbox One com ‘TV TV TV’ se espalhando como um incêndio, mas a reviravolta foi rápida, e a Equipe Xbox estava mais uma vez focada nos jogos em meados de 2014. Phil foi o homem que liderou esse ataque e ainda somos gratos por sua visão até hoje.
Olhando para os jogos em si por um minuto – 2014 foi um ano particularmente bom para o Xbox. Tivemos Halo: The Master Chief Collection, Forza Horizon 2, Sunset Overdrive e muito mais sendo lançados como exclusivos do Xbox, enquanto títulos importantes como Call of Duty: Advanced Warfare, The Division e The Witcher 3 também fizeram parte do show do Xbox na E3 2014. As coisas podem ter desacelerado durante o final do ciclo do Xbox One, mas não havia sinal disso há 10 anos, e só podemos esperar que este ano ofereça uma vitrine semelhante.
Curiosamente, uma década depois, parecemos estar em outro grande ponto de nova era para o Xbox. Ainda permanecem dúvidas sobre o futuro da marca em meio a mais demissões e ports para PS5, mas a única coisa que temos dúvidas são quantos os jogos. Apesar de algumas incertezas sobre quando e onde esses jogos realmente aparecerão, o foco ainda está neles, e provavelmente ainda mais com a Bethesda e a Activision Blizzard agora também a bordo. Gostaríamos que algumas das incertezas de que acabamos de falar fossem abordadas, mas se a equipe cumprir os jogos, ficaremos mais do que felizes com a vitrine de 2024.
Spencer foi responsável pelo Xbox Game Pass, retrocompatibilidade, Xbox Cloud Gaming e até mesmo pela permanencia da marca no mercado. A maior compra da Microsoft foi para o Xbox, Activison Blizzard, então é uma grande aposta que muitos consideravam impossível até então.
E então, pensamos em relembrar um pouco enquanto Phil lidera aquele que será seu décimo showcase d para o Equipe Xbox este ano. A E3 pode muito bem não existir mais, mas a Microsoft manteve sua tradição com grande evento anual na mesma época, e isso significa que ainda podemos ficar entusiasmados com esta época do ano como fãs do Xbox. Assistindo a alguns dos shows de 2014, sentimos falta da interação do público que os briefings da E3 costumavam oferecer, mas os jogos são a parte importante – e mal podemos esperar que um monte de criadores talentosos nos mostrem tudo o que eles tem trabalhado para Xbox Series X e S e Game Pass.