Quando a Microsoft anunciou pela primeira vez que o Xbox Series X (e Series S) suportaria jogos com até 120 frames por segundo, muitos de nós estavam céticos. Quantos jogos realmente tirariam vantagem disso? Acontece que muitos! Não chegamos nem mesmo a seis meses de vida útil dos novos consoles, e já existem mais de 70 deles.
O PlayStation 5 da Sony não ostenta tantos títulos de 120fps, e isso se deve principalmente a dois motivos – o primeiro é que a implementação de retrocompatibilidade do Xbox torna mais fácil para os desenvolvedores corrigirem o suporte a 120fps em seus jogos do Xbox One, e o segundo sendo revolocuionário recurso FPS Boost do Xbox.
A grande desvantagem no momento é que a maioria dos proprietários de Xbox em 2021 não possui monitores ou TVs com capacidade de 120 quadros por segundo, mas isso vai mudar com o passar do tempo, e para aqueles de nós que têm a sorte de aproveitar esse recurso já está rapidamente se tornando uma virada de jogo e aumentando muito a diversão de alguns dos títulos suportados.
Por exemplo, no lado first party, muitos títulos agora suportam 120fps, como Halo: The Master Chief Collection que agora roda inteiramente em 120fps a 4K se você tiver a capacidade de exibi-lo. O modo multiplayer do Gears 5 é aprimorado, enquanto Ori, Sea of Thieves e Minecraft Dungeons também apresentam modos de 120fps.
Os jogos que mais se beneficiam de 120fps são os jogos com muito movimento rápido, então algo como o FPS Boosted Titanfall 2, que é sempre agitado e oferece muita ação de parkour, parece transformado no Xbox Series X. Da mesma forma, o Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 – decepcionante por ser uma atualização paga – realmente tem uma sensação fantástica a 120 quadros por segundo, e Rocket League é outra melhoria notável.
Claro, muitos deles estão incluídos no Xbox Game Pass também, o que torna a proposta de valor ainda melhor para aqueles com telas de 120 Hz. Todos os jogos originais são incluídos como padrão, e você também tem todos os títulos da EA Play, como Star Wars Battlefront II, Battlefield V e Mirror’s Edge Catalyst usando FPS Boost.
Tentar explicar o salto de 60 para 120 quadros é difícil, porque admitimos, não é tão imediatamente aparente como ir de 30 fps para 60 fps. No final das contas, tudo parece mais fluido, com a diferença se tornando mais drástica dependendo do jogo que você está jogando. Você pode nem notar uma grande melhora com certos títulos, mas com outros, a atualização pode levar a uma experiência significativamente mais satisfatória no geral.
Não vale a pena sair correndo e comprar uma nova TV de repente, mas se você está pensando em comprar uma nova tela, definitivamente vale a pena considerar uma com capacidade de 120fps. A Microsoft dedicou muito cuidado e atenção para garantir que o Xbox Series X seja capaz de suportar jogos a 120 quadros por segundo e, se a equipe mantiver o ritmo com o FPS Boost, ele manterá facilmente seu lugar como o único console de 120fps no mercado.
Você já jogou 120fps no Xbox Series X ou S? Está interessado ou não? Dê-nos a sua opinião abaixo.