Houve um fenômeno que afetou um pouco ao longo de 2022 – e que também afetou o ano anterior. Estamos falando dos adiamentos, que certamente não demoraram a chegar e que tornaram os lançamentos deste ano bastante inconstantes, com muitos grandes nomes que se esperava que pudessem preencher o final que foi adiado para 2023.
Se lhe parece que houve muitos adiamentos, é porque… eles realmente foram. E uma coisa deve ficar clara: os adiamentos são sempre bem-vindos, quando permitem que os desenvolvedores trabalhem com mais serenidade e o jogo tenha uma qualidade melhor.
O único lado sombrio desta medalha é o calendário de lançamentos prejudicado por eventos inesperados. Quantos jogos existem, então, que foram adiados para 2023 e que eram esperados para este ano? Tentamos listar os mais importantes.
- Starfield
- Redfall
- Forspoken
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild sequel
- Pragmata
- Sea of Stars
- Suicide Squad: Kill the Justice League
- Tchia
- S.T.A.L.K.E.R. 2
- Little Orpheus
- The Settlers
- Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp
- Kerbal Space Program 2
- Replaced
- Prince of Persia Remake
- Homeworld 3
- Avatar: Frontiers of Pandora
- The Lord of the Rings: Gollum (probabilmente)
- Marvel’s Midnight Suns
- Hogwarts Legacy
Com a guerra da Rússia, a Microsoft perdeu vários aliados para este ano, inclusive Stalker 2. Quanto a Sony, Horizon Forbidden West, God of War e Gran Turismo 7 já são jogos adiados, estavam marcados para antes deste ano, então nem programados para 2022 estavam oficialmente, o mesmo para Elden Ring que deveria ter sido lançado em 2021.
Apesar de jogos mais simples, ao menos até agora, a Obsidian tem conseguido cumprir seus prazos com Grounded e Pentiment. Asobo com A Plague Tale: Requiem, possivelmente a maior estrela do ano em lançamento de terceiros no Game Pass, também cumpriu a data.
É sem dúvida um ano histórico marcado por adiamentos polêmicos e que poucos que foram realmente marcados para 2022 restaram.