30 anos depois, DOOM e DOOM II recebem brutais edições e, por sinal, teremos um novo cartucho para SNES

A Bethesda fez de tudo para comemorar o 30º aniversário de DOOM II : Por ocasião da Quakecon 2024, e repetindo o mesmo movimento do Quake, a Bethesda tirou da cartola a análise definitiva do clássico original e sua sequência em um novo pacote irresistível com melhorias e extras em todos os sistemas, incluindo novas versões para Xbox Series X/S, PS5. e Game Pass, é claro. Se você já possuía algum desses jogos, receberá todas as melhorias e novidades totalmente gratuitas e se não tem um console desde os tempos do SNES, posso lhe dizer de antemão que você não ficará com vontade de destruir demônios infernais.

Vamos começar com o mais interessante: se você possui DOOM ou DOOM II ou tem uma assinatura do Game Pass, a partir de hoje você também terá DOOM + DOOM II, a chamada versão definitiva de ambos os jogos. Mesmo que você tenha apenas um, e sem custo adicional. Isso se aplica a jogadores de Xbox One, PS4, Nintendo Switch e PC via Steam, Windows, Epic ou GOG. No processo, a Bethesda também lançou versões para Xbox Series X/S e PS5. O que nos leva ao outro ponto: o que há de novo?

Primeiro, se você não tem nenhum jogo, o novo DOOM + DOOM II (avaliado em valores quase simbólicos) R$ 49,95 (R$ 39,96 para assinantes do Game Pass) inclui ambos os clássicos com desempenho melhorado com renderização multithread em resolução máxima de 4K e 120 FPS no Xbox Series X/S, PS5, bem como um salto de qualidade com a mudança para o motor KEX. No geral, você ficará satisfeito em saber que essas versões definitivas são compatíveis com centenas de mods criados ao longo desses 25 anos e, enquanto estamos nisso, uma busca de mods foi adicionada.

Por outro lado, a possibilidade de escolher entre trilhas sonoras MIDI ou versões modernas do IDKFA de Andrew Hulshul, no que diz respeito ao jogo online, deathmatches e co-op, abre as portas para multiplataforma e jogos para até 16 jogadores e, não menos importante, uma série de novas opções de acessibilidade foram adicionadas, desde a capacidade de ajustar texto até efeitos de flash na tela.

E se você já tiver algum dos dois jogos? Como mencionamos, você receberá de graça DOOM + DOOM II com as melhorias anteriores que o tornam a edição definitiva e, além disso, os conteúdos da TNT: Evilution, The Plutonia Experiment, No Rest for the Living, o conteúdo Sigil criado pelo próprio John Romero, o episódio totalmente novo Legacy of Rust (criado pela id Software, Nightdive Studios e MachineGames) e um lote com mais 25 mapas multijogador que, somados aos que já existem, elevam o total para 43 cenários. Não é brincadeira.

Vale ressaltar que quaisquer jogos salvos que tivermos em qualquer um dos jogos não serão transferidos para DOOM + DOOM II , no entanto, ainda teremos acesso às edições “não finais”, então não perderemos nada, mas adicionaremos conteúdo e melhorias completamente grátis. Como deveria ser. E o que acontece se minha cópia de DOOM for Super Nintendo? Bem, você ainda pode usá-lo, mas pode estar interessado em obtê-lo na nova versão.

A Bethesda anunciou tanto uma antologia com todas as parcelas de DOOM quanto uma nova edição de cartucho da versão SNES junto com a Limited Run, que vem com sua própria caixa, um manual de instruções superdetalhado e um pôster de 16 x 12 polegadas. Mas o melhor de tudo é que esta versão também recebeu melhorias e novos conteúdos.

O novo DOOM para SNES adiciona 14 novos níveis, um modo pesadelo, outros novos recursos e melhorias na jogabilidade e no desempenho. No entanto, se você está indo para o formato físico para colecionar, você ficará interessado em saber que também haverá uma edição limitada de 666 unidades com o Bloodstained Cartridge e um certificado de autenticidade numerado.

No entanto, ao contrário do recém-lançado DOOM + DOOM II, tememos que esta edição especial para SNES de DOOM chegue em algum momento de 2025. O que também não é coincidência: embora estejamos comemorando os clássicos, no ano que vem receberemos o tão esperado DOOM: The Dark Age. Nenhum ponto fica inacabado aqui.

Ótimas notícias para os fãs do DOOM original, e também a melhor desculpa para voltar a jogar ou dar uma chance merecida ao online ou aos mods em todos os sistemas. Porque o meme de poder jogar o icônico shooter em qualquer coisa com tela é ótimo, mas se DOOM + DOOM II for jogado no Xbox Series X/S e PS5, o melhor é fazê-lo como a ocasião merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *