7 produtos do Google que morreram antes do Windows Phone

project-ara

Faz muito tempo que estão tentando matar o Windows Phone, mas hoje, o CEO Satya Nadella confirmou que o Windows Phone não está morto, não sabemos muito bem como será o futuro, mas o “Windows no telefone” vira com uma forma diferenciada dos smartphones atuais.

Por outro lado, vimos na última década boicotes traiçoeiros do Google com o Windows Phone, o seu concorrente. Mas enquanto muitos por algum motivo gostam de matar o Windows Phone, alguns esquecem que o Google enterrou muitos produtos que iriam revolucionar tudo.

Abaixo, vamos ver o cemitério do Google.

1. Google Glass

[youtube]4EvNxWhskf8[/youtube]

Revelado em 2012, o Google Glass foi anunciado como um divisor de águas no mercado da tecnologia. No entanto, o aparelho acabou não fazendo o sucesso esperado. Além do alto preço, o Glass apresentou problemas de privacidade potenciais, problemas de software e algumas reclamações a respeito de seu design. Em 2015, a empresa anunciou o encerramento das vendas ao consumidor.

2. Project Ara

[youtube]aWW5mQadZAY[/youtube]

Anunciado pelo Google em 2013, queria criar smartphones modulares nos quais você poderia substituir componentes. Morreu no dia 2 de fevereiro deste ano.

3. Orkut

2004 ~ 2014 (11 anos). Primeira rede social a ficar famosa e a maior delas na era pré-Facebook. O serviço foi projetado para ajudar os usuários a encontrar novos e velhos amigos e manter relacionamentos existentes. O país que mais contabilizava usuários era o Brasil e bem atrás, Índia, por este motivo, o Google anunciou, em 2008, que o serviço seria totalmente gerenciado e operado no Brasil.

4. Google Buzz

2010 ~ 2011 (2 anos) – Desenvolvido como uma ferramenta de rede social, microblogging e mensagens foi desenvolvido pelo Google para ser integrado ao Gmail e competir com serviços como Facebook e Twitter. Os usuários podiam compartilhar links, fotos, vídeos, mensagens de status e comentários organizados em “conversas “e visível na caixa de entrada do usuário.

5. Google Video

Google Video foi um serviço de streaming de vídeo do próprio Google, lançado antes de a empresa comprar o YouTube, em 2006. O Google Video parou de aceitar novos uploads em 2009, mas ele coexistiu até agosto de 2012 com o YouTube.

6. Nexus Q

[youtube]3NIloeUXWTI[/youtube]

O Nexus Q era um player de mídia projetado para conectar todos os dispositivos da casa. Anunciado em 2012 como um grande produto, o aparelho de US$ 299 sofreu tantas críticas de blogs e sites de tecnologia que o Google resolveu encerrar o produto antes de ele chegar ao consumidor.

7. Quickoffice

2012 ~ 2014 (3 anos) – Desenvolvido desde 2002, foi adquirido pelo Google em 2012 com o plano de ser uma suíte de produtividade gratuita para dispositivos móveis da empresa. O Quickoffice permitia a visualização, criação e edição de documentos, apresentações e planilhas. Consistia em Quickword (um processador de texto), Quicksheet (uma planilha) e QuickPoint (um programa de apresentação). Os programas eram compatíveis com os formatos de arquivo do Microsoft Office, mas não com o formato de arquivo Open Document.

O Office da Microsoft o enterrou.

Observação: O Google está sem previsão de lançar Chromebooks próprios, mas funcionários da empresa negam a morte. Logo, está fora da lista.

146 comments on “7 produtos do Google que morreram antes do Windows Phone

  1. “vimos uma década de boicotes traiçoeiros do Google com o Windows Phone” cara, houve sim boicote, mas 1 década é exagero hein. Muda isso aí. Nem contanto o WP7 dá 10 anos.

  2. Pra mim, estar no Android, é ser eternamente Beta, tive essa antes do meu Lumia e depois continuou​. Participar do mercado dá Nokia no Lumia 820 foi uma das melhores experiencias. Infelizmente Microsoft terminou o suporte nacional.

      1. Excluindo a falta de apps, que só ocorre por a Microsoft não conseguir atrair developers, o sistema tá mais otimizado que o Android.

          1. Engraçado. Tenho um aparelho com Android 6.0 e um com Windows 10. Uso o Android só pro OLX e Strava. Os dois tem o Snapdragon 400 e 1GB de RAM, mas adivinha quem vive dando bug? O Android, claro.

          2. Para hardwares fracos o w10 é bem superior, vejo pelo meu 650 em relação aos androids parecidos em hardware, fora o fato de quase não ter aparelhos básicos com android 7.

    1. Tenho o mesmo sentimento. Eu uso Android por falta de um melhor, o android pra mim é um baita remendo, um sistema remendado pesado que vem agregando recursos e sem qualquer otimização. Não vou pro iOS porque é caro e não sou burro a este ponto.
      Ainda no aguardo de um celular com Windows (sim, estou sentado e aguardando…… ). Quem sabe a MS lance algo Em Breve ™.

  3. Não tenho oque comentar, só to rindo mesmo! kkk
    Ops, acabei comentando…

    Enfim, não morrendo o Google Chrome, Docs, Drive, YouTube, Gmail e o próprio Android, entre outros serviços da Google, pra mim ta tudo bem! kk

      1. O problema é que ele não tem um concorrente a altura. Mesmo que faça muita merda, levaria um bom tempo para alguém destrona-lo.

      2. E recentemente os anunciantes fizeram boicote com o Youtube, rapaz.. Youtube tem que arrumar todos os seus problemas para viver muito mais tempo.

  4. Na verdade tem muitos outros que não deram certo como Google Talk, Hangouts e tantos outros… ainda tem os que já nasceram mortos como o recente Allo.

    Mas nada ver o importante é continuar sempre tentando criar e inovar!

  5. O meu lumia 930 está travando (congelando) quando ele fica conectado no carregador, com vocês estão acontecendo isso? Estou na versão creators.. :/

    1. O meu também está fazendo isso mas depende muito do local em que estou, as tomadas da faculdade fazem isso o tempo todo, já no trabalho e na minha casa não acontece.

  6. O fim do Ara foi uma pena, mas eu creio que morreu mais por falta de apoio das empresas, Não vejo como isso ser algo lucrativo para elas, fora a mistura de marcas e hardwares, devia ter muita incompatibilidade.

  7. Mas tem que tentar inovar mesmo, não torço corra a Alphabet. Muito pelo contrario, tem que ter concorrência .
    Se o Android não dominasse tão bem o mercado global, não veríamos o Windows (completo) em smartphones tão rápido.

    1. Para a Google, não existe concorrência. Ela a todo custo quer boicotar o Windows, não disponibilizando os aplicativos dela para a Loja, e olha que não to falando necessariamente do Mobile, e sim de todos os devices.

    1. Vou dizer q a apresentação ao vivo foi legal com eles pulando do avião, assim como o hololens. Único problema foi quando o pessoal começou a usar em público, pois existia uma câmera que poderia estar gravando e tiveram muitos problemas relacionado a isso. Ainda mais que a ideia era substituir o óculos atual colocando a lente eles, e o snapchat fez isso de novo. Existe a possibilidade que isso ocorra com hololens, se o pessoal acha q vai sair na rua com isso sem ninguém reclamar. Se o pessoal já acha estranho uma pessoa cega usando câmeras para enxergar, imagina N câmeras processando tudo ao redor.

  8. Próximas mortes:
    Snapchat
    Allo (quem?)
    Hangouts
    GTalks
    Drive (uma bosta) ?
    Chromecast
    Chromebook (acho que até já velaram)

        1. Discordo totalmente.. Chromecast é inovação e o valor é o diferencial da Google pois se fosse MS.. Tire por base o programa para desenvolvimento de apps, o visual studio da MS custa acima de r$ 1000 enquanto o Androide studio é gratuito.. A Google viajou o mundo inteiro para colocar o street view gratuito, e se fosse a MS?

          1. sim, há mais de 25 milhões de dispositivos em uso apenas nos EUA sendo que é um mercado ainda em crescimento (o Brasil é o segundo país onde ele mais vende), o da Amazon é o mais vendido e o único que está penando é o apple tv que é caríssimo.
            Acho que ele é um sucesso sim ein…

    1. Até acredito no Chromecast, pois está vindo o GHome. Ele morre e dar lugar a uma evolução. Natural acontecer! O mesmo vejo com o Quickoffice, mencionado na matéria.

      1. O Cast ja tem alguns anos e mesmo sendo baratinho não se popularizou.
        O Quickoffice dificilmente (impossivelmente, rs) passa o bom e velho Office

        1. Eu tenho 1TB no OneDrive e os meus 15Gb do Drive são muito mais usados. Isso porque tenho telefone android e o aplicativo do OneDrive nesse sistema é uma verdadeira merda.
          Até acho que o drive que vc escolher é questão de gosto, agora dizer que o Chromecast é uma bosta e vai morrer…. rárárá

    2. Drive ( uma bosta ), não acredito que li isso! Até ondem vai um ser humano só porque é fâ de uma empresa/Microsoft, mds.

      1. Só pq não gosto e não uso o Drive não quer dizer que tenho a mente fechada.
        Quase todos meus serviços são vinculado a MS e sim, uso o sistema móvel dela.
        Meu post inicial é minha opinião e acredito ser livre para opinar aqui. Se vc gosta do Drive vai lá e use, seja feliz.
        Estou muito bem servido com meu Dropbox e OneDrive, obrigado.

  9. 1 produto do Google qe afronta o Windows Phone, e pior qe isso, o infeliz do chefe da MS qer nos fazer engolir a qualqer custo: (nao merece ser mencionado nesse templo da resistência) ????

  10. se tem gente q diz “como alguem pode usar windows phone/mobile? que merda”, penso o msm do crome OS. como alguem pode usar isso? é bom em q pelamordideus? kkkk eu heim

        1. Não, o chrome OS é de graça 🙂 Não sei se deu pra perceber, mas quando eu falo que funciona bem em notebooks de baixissimo custo eu falo do sistema operacional. Ou ja viu rodar um notebook dentro do outro? Cada coisa. Haha.

          1. an? e tem como usar o cromeOS sem comprar um notebook q vem ele instalado? pra usar o cromeOS tem q comprar o cromebook e ele custa mesmo preço de notebook que vem com w10.

            e mesmo q fosse metade do preço continua pior. “pior” comparando com as possibilidades do w10. mas pra qm precisa so do q o cromebook oferece ta bom. mas n é otimo. q pq? ah, pq é o msm preço de um note w10. se fosse metade do preço ai sim seria otimo e n so bom.

          2. So baixar e instalar, amiguinho. Bom, se voce quer comparar com o Windows, é outra coisa. Voce fez uma pergunta e eu respondi, bye.

          3. vc respondeu e eu te respondi tb. é assim mesmo q funciona, sabia n? ou acha q eu ia dizer amem pro q vc disse sem contestar? to contestando o “custo baixissimo” q vc disse ser um motivo p usar cromeOS.

            ai baixa gratis e instalar onde? num note q veio com windows q foi o mesmo preço do cromebook? kkkk e mais uma vez n valeu a pena considerando o CUSTO BENEFICIO.

            bái.

          4. Dificil de falar com pessoas igual à ti. Independentemente do preço do tal notebook de baixo custo, o chrome OS funciona melhor que o Windows nesses aparelhos mais simples. Esse é o ponto.

          5. ué, vc n tinha dado bye? n bote culpa em mim se vc fala errado oq quer falar. tente falar exatamente oq vc qr dzr sobre o ponto positivo q ele tem. CUSTO BENEFICIO n é um ponto positivo dele.

            oq vc NAO QUER entender é q esses aparelhos mais simples nao sao mais baratos so pq sao simples. apesar de simples eles tem “o mesmo preço” de um notebook com windows q faz mt mais coisas q um cromebook.

            repito: se um cromebook fosse mt mais barato justamente por ter menos recursos ai sim é OTIMO de se ter. p uma pessoa q so precisa usar oq ele oferece, e pagando pouco. mas n é o caso, o preço é o msm.

          6. Ah ta falando do Chromebook? Porque teu comentario foi sobre o Chrome OS. Sistema Operacional e o aparelho são duas coisas diferentes, hein? É fácil de entender, hehe 🙂

          7. dê um exemplo de cromeOS sem ser no cromebook. n to querendo dzr q n tem, to perguntando mesmo. cite um exemplo.

          8. entao, da no msm. comprar qlqr note vai sair o msm preço de comprar um w10. mas a pessoa vai ta pagando o msm preço q paga pelo w10 so q deixando de usar ele p usar o cormeOS.

            ou seja, perde recursos e paga o msm. entao n é baratissimo nem tem bom custo beneficio.

          9. E tu insiste em falar a mesma coisa. Eu falei que o ChromeOS é leve e funciona bem em notebooks de baixo custo (melhor que o windows que é bem lento se a maquina for fraca), e tu nessa lorota de comparação de preço. Parando por aqui porque tu deve ter algum problema de compreensão, na melhor das hipóteses.

          10. claro. vc n entende! tem q repetir msm p ve se entra a força. vc n admite q errou. bastava dizer “é, n é tao baratissimo assim n”. ai pronto, fim de papo.

            REPITO PELA 5ª vez: usar crome OS n é bom por ser mais barato. o sistema é gratis mas tem q pagar pelo equipamento. e n precisa nem falar q tem como ter o w10 de graça tb ne kkk. bom isso é td. n vo repetir pela 6º mais nao.

          11. Pela ultima vez… Falei que o Chrome OS roda bem em máquinas de baixissimo custo (fracas), e não que o chromebook é barato. Credo cara, dá ate agonia falar contigo

  11. A maioria foram apenas produtos conceituais, que sequer chegaram de fato ao mercado final, ou tiveram a intenção de chegar, como o Glass, Project Ara e o Nexus Q.
    Outros realmente não deram certo ou perderam relevância, como Orkut e o Buzz.

    Mas chega a ser cômico destacar fracassos da Google aqui, e não ter matéria falando o Windows RT, Kin, Kinect (uma pena que fracassou), Zune, Internet Explorer, MSN, Windows Phone, etc…

    1. Zune não morreu.
      Internet Explorer evoluiu pro Edge.
      MSN está firme com apps novos e site muito utilizado.
      Windows Phone evoluiu e se tornou Windows 10.
      Windows RT evolui muito aprendendo com os erros, (Windows 10 S)

      1. bicha não morre, vira purpurina… coisas da Microsoft não morrem, evoluem… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morreu porra, morreu, já era, parem de ficar negando a realidade, seus nóia.

        1. O Edge é o internet Explorer, é a mesma Engine. E se morre pra nascer outro no lugar é evolução. O Glass por exemplo, morreu, saiu outro? Eu não vi.

      1. E era um bom produto. Mas exceto o Apple Watch, os smartwatchs foram produtos que estavam fadados ao fracasso.
        Cheguei a ter o primeiro Moto 360 no lançamento. Na época paguei 760 e até que valeu a pena. Vendi 2 anos depois por 500.

    2. Para de passar a mão na cabeça da Google seu haters.

      leia meu comentário abaixo e a resposta do Jorge que vai entender. hehehe

      Para o Jorge essa linha: Não me bata, pois gosto do seu site, mas nem tudo é como parece amigo.

  12. Muitos desses e outros não citados eram/são conceituais.
    Mas, uma coisa na Google que tenho que respeitar. Ela vê que está dando merda e mata logo de uma vez. Não fica dando falsas esperanças por anos a fio.

    O Google Glass ainda é utilizado em algumas empresas como experimentação. É um tipo conceitual que veio fora do seu tempo e precisava ter muitas melhorias. Bateria foi uma delas que mais recebeu criticas negativas.

    Enfim, o importante é a empresa tentar e tentar, criar, “matar”, recriar, aproveitar a experiência adquirida. Essas coisas.

    O que não pode é ficar a vida toda enrolando. Deixando os fans angustiados.

      1. Claro a sensação de gastar seu dinheiro, em algo que não foi como você queria deve ser fácil de esquecer, afinal todo mundo é rico

        1. Exatamente o que o amigo ai não entendeu. O simples fato de gastar seu dinheiro em algo que não é o que você esperou por anos, que foi meu caso, é muito maçante. Hoje passei para o Zen fone 3, um dos melhores aparelhos que já usei, o OS sempre tem seus pontos negativos, mas sempre tem o que a gente procura.

    1. O Ara conceitual? Sua data de lançamento foi até marcada.

      Glass, Orkut, CloneOffice, Buzz… não foram conceituais. Parem de passar a mão na cabeça do Google, todos erram, e ele tem uma lista também muito extensa.

      1. Mas não foi lançada. Tinha uma data mais ou menos mas dependia muito de parcerias.
        Alias, parecia ser algo fenomenal, mas muito complicado na prática.
        Nesse ponto a Google foi exemplar, pois viu que não dava pé e cortou na carne antes que fosse para vendas e se tornasse um fiasco. É nesse ponto que admiro algumas empresas que não ficam cozinhando. Desistem e ponto.

      2. O Glass nunca chegou as massas. Ficou mais no mundo dos nerds e desenvolvedores. Estava fora do tempo.
        E sei que tem empresas que ainda o usa. Então, ele não morreu ainda.
        Tem até projetos usando ele para a partir dele algo melhor seja criado.

        Só que eu não acredito nessas tecnologias malucas fora do tempo que não chegam às massas. Ser só para uns não adianta nada.
        O Hololens é incrível, mas… Ainda é para poucos.

  13. Ninguém esquece.
    A diferença é que quando um produto do Google morre as pessoas aceitam, inclusive alguns que nem morreram oficialmente ainda, como o Google Plus. Já você não quer enxergar de jeito nenhum a realidade do Windows Phone.

    1. Quando o Orkut acabou, ninguém mais utilizava.
      Google Buzz, muitos nem sabiam que existia.
      Google Video tornou-se redundante após a compra do YouTube. (mesma coisa o Quickoffice)
      Nexus Q nem viu a luz do dia.
      Google Glass e Project Ara não passaram de protótipos.

  14. Vocês parecem torcida de futebol. Já, já vai ter um “torcedor” – seja do time Google, seja do time Microsoft ou até do Apple – xingando o outro e marcando encontro pra brigar.

    1. Mas já tem torcedor maluco de corporação bilionária espumando de raiva há muito tempo. A coisa mais divertida que tem é irritar esses retardados.

    2. Realmente… é uma debate inútil de qual empresa é melhor, de quem fez isso primeiro, de quem está na frente… chegando ao ponto de ignorarem os pontos positivos das correntes e ficarem cegos para os pontos negativos das empresas que defendem. É um debate incessante que me pergunto se ganham dinheiro para isso.

  15. …o “andoid” nasceu, porque o único sistema operativo do momento era o antigo “Symbian” da Nokia que não souberam dar continuidade, ao que poderia ser o Melhor e claro como podia ser o ÚNICO, há que MATAR o sistema para as Gigantes entrarem e controlarem o mercado!!
    A maioria das pessoas, adora ser controlada.!!
    A maioria Adora agoogle!

  16. Windows phone = windows 8/8.1

    Para os desinformados essa morte não se aplica ao windows 10 mobile. E não venha me dizer que quando vir a nova tela em processadores ARM que ele é o próximo…

  17. Teve muita coisa do Google que acho que foi por burrice mesmo, o Smartphone modular do Google era a coisa mais nexo que tinha, certos componentes que não podiam ser trocados… O Glass teve tudo pra dar certo mas…

      1. aí eu já não sei pq a suite online da MS também é boa. De qualquer forma, não curto estas suites de escritório na nuvem. Ainda prefiro a edição Desktop, tanto MS Office quanto LibreOffice

        1. Uso o gdocs no trabalho, fato que ainda tem limitações e que para algo mais avançado os desktops são mais úteis. No entanto não param de surgir startups com soluções mais adequadas do que super-planilhas. Acho que o tradicional office desktop morre em breve. Quanto ao MS online, só existe em resposta ao gdocs.

          No futuro só penso em soluções nuvens funcionando.

  18. O vontade desse Windows Mobile de ter sido alguém. Incrível… Se juntar todas as bostas q o Google lançou ainda não dá nem metade do q é a divisão Mobile dá Microsoft hj sozinha.

  19. O maior fracasso da Google foi o Google+, ele não é ruim a ponto de ser necessário matá-lo, mas, considerando que a Google o fez pra peitar o Facebook e não conseguiu, eu considero um fracasso sim.

    Ainda mais pq a necessidade de usar uma conta Google pra entrar no YouTube atraiu má publicidade ao Google.

    Hangouts tb não conseguiu ter o mesmo mercado do WhatsApp, apesar de que eu acho que nos outros países a situação deve ser melhor, pq ainda usam muito SMS.

    1. Concordo com o primeiro e segundo parágrafo.

      Hangouts idealmente nasceu para concorrer com o Skype. Mas muito de longe conseguiu isso. Se hoje o Skype não consegue disputar com o WhatsApp nos comunicadores, imagine o Hangouts. Penso que o objetivo do Skype é manter o status atual de referência em videochamada, que ainda possui.

        1. Apesar de ambos serem comunicadores, o foco de ambos é diferente, como também afirmado por você. Mas discordo nessa acepção de corporação/povão. A Microsoft pra “concorrer” com o WPP criou o GroupMe, que entra no foco de criação de grupos, como é o WhatsApp, baseado em texto. Já o Skype continua sendo referência seja em corporações ou povão pra videochamada. Nem o Hangouts, concorrente direto, join.me, como foco profissional, e muitos menos WhatsApp conseguiu remover essa associação. Ou seja, não acho que se resuma a povão/corporação, mas sim a funcionalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *