8 milhões de aplicativos? Parece loucura, mas o Projeto Centennial deu fruto hoje, Rise of The Tomb Raider é o nome dele

games-console-smartphone-2

O Windows 10 e o Windows 10 Mobile atualmente são verdadeiros canteiros de obras. Vimos a Microsoft sacrificar o lucro do Windows 10 desktop e o Windows 10 Mobile ficar ausentes de aparelhos, mas isso tem um motivo?

Não, não é uma matéria especulativa. Hoje aconteceu algo que poucos notaram, o Projeto Centennial deu fruto, Rise of The Tomb Raider é o nome dele. Para quem ainda não sabe, o Project Centennial é responsável por converter programas Win32, aqueles programas para o desktop, em aplicativos universais.

Já falamos dele aqui e recomendo a leitura caso você ainda não saiba.

A Microsoft criou vários projetos para engrandecer a oferta de aplicativos do Windows 10, já vimos o Projeto Astoria, Islandwood, Westminster entre outros. Mas hoje vamos falar da tentativa mais audaciosa, o Projeto Centennial.

Como dito, o Projeto Centennial possibilita transformar programas do desktop tradicional em aplicativos universais. Estima-se que são 8 milhões de programas que o legado do Windows possui, e não são apenas apps encontrados em outras plataformas de dispositivos móveis, estamos falando de algo mais robusto.

Se a Microsoft prende lançar isso, então vai demorar? Bem, isso foi lançado na prática hoje, e acreditem, um dos melhores e mais robustos jogos do ano, Rise of The Tomb Raider é um aplicativo universal para Windows 10 e não um programa Win32!

Sabe aquelas mudanças internas que a Redstone está passando? Hoje vimos um resultado prático do que pode ser. A Microsoft conseguiu portar um jogo para desktop para se tornar um apps universal. Para rodar o novo jogo da Lara Croft no Windows 10 você precisa de uma versão atualizada do sistema e não do Windows 10 original lançado no dia 29 de julho, e você acha que isso é algo cosmético? Longe disso, isso é parte das alterações “não visíveis” do sistema.

Ao transformar um program desktop em universal as benfeitorias são extremas, ele não irá contribuir para a lentidão do sistema, será adaptado aos novos recursos da plataforma como a integração do app Xbox para Windows, no caso de jogo, é claro. Em suna, será um aplicativo universal como os atuais que conhecemos.

Então vamos poder jogar Rise of The Tomb Raider em smartphone? Sim, teoricamente, mas seu aparelho terá que ter um processador x64 e corresponder aos requisitos necessários. Atualmente, não existe nenhum smartphone que consiga isso, e provavelmente vai demorar para ocorrer. Porém, existem vários jogos e programas mais leves que um smartphone pode rodar, e é aí que o tão falado Surface Phone entra.

Rumores apontam para o fim da linha Lumia em prol de uma linha Surface com processadores da Intel que rodariam programas do desktop. Se isso ocorresse sem a ajuda do Projeto Centennial, teríamos que ter aparelhos superpotentes que poderiam ficar lentos com o tempo após diversas instalações desse tipo de programa, mas que com o Projeto Centennial isso não deve ocorrer.

O Windows 10 Mobile x86 já está sendo trabalhado pela Microsoft, documentos já provam isso, e deve vir com a Redstone para se beneficiar justamente desses aplicativos. Pode parecer loucura, mas a Microsoft vai tentar rodar programas de PC em smartphones ao convertê-los em apps universais.

Rise The Tomb Raider foi só o começo.

79 comments on “8 milhões de aplicativos? Parece loucura, mas o Projeto Centennial deu fruto hoje, Rise of The Tomb Raider é o nome dele

  1. Matéria interessante! Mas o hyperlink “não é um programa Win32!” está quebrado. Ele era algum tipo de fonte? E o que foi falado na matéria foi anunciado oficialmente? Fiquei na dúvida kkkk

      1. Se parar pra analisar, faz um certo sentido o que o rapaz falou.
        Afinal, em um futuro nao muito próximo , o jogo estaria na loja, se eu COMPREI ele no xbox/w10 (sendo ele um app universal) eu deveria poder baixar ele “de graça” no mobile, afinal de contas eu ja paguei por ele.

        Enfim, so especulando, eu acho que foi isso que e quis dizer.

        1. A loja do xone (ainda) é separada. Acredito que qdo falamos em app universal, falamos estrutura dele, não necessariamente que seja crossbuy ou apareça em todos os dispositivos

      1. o cara confundiu animal os conceitos… universal com cross… aff… e ainda vem dá uma de “sou foda” “parei em tomb raider universal” kkkkkkkkkkkkk

        1. Isso. Lembram que podem haver apps universais que não precisam rodar em smartphone? O desenvolvedor ainda pode escolher onde seu app vai rodar. Por ser algo muito pesado, a MS deve ter achado melhor deixar apenas no PC

        1. Pode ter certeza de que se fosse fruto do projeto Centennial ela teria anunciado e muito que era para ter atenção dos desenvolvedores de que vale a pena

          1. Não, ela não teria anunciado.
            Este jogo tá no Steam. Ele é universal.. Os pessoal coligado da Microsoft já falou isso no Twitter.

  2. No fim das contas, mais promessa, mais projeto que pode revolucionar e nada, absolutamente nada de real, só um sistema ainda em desenvolvimento. W10mobilefail ¬¬

    1. Mas qual empresa tá pensando nisso ultimamente? Pensando no futuro? O surface quando foi lançado tbm era piada. Olha agora!
      O que se vc falar, e muitos andam falando e concordo, é que a Microsoft deve botar mais gente pra acelerar o lado mobile pq realmente tá mto lento. Desde o WP7 a passos lentos. Vamos ver se a equipe do surface (poderia até ser a do Xbox tbm) começar a cuidar os smartphones a casa anda ou não anda.

      1. eu lembro cara… a negada nem sabia o nome do produto.. a MS pagou uma fortuna para a NFL pros caras falarem que era um ipad kkk e isso foi no ano passado brother… um ano depois e tivemos um salto ao ponto do surf ser apontado como a nova revolução da MS… ou seja, não subestimem o poder da MS se levantar das cinzas… uma boa publicidade, um bom produto e o jogo vira… não adianta tentar conquistar a classe baixa… tem que conquistar a classe alta, pq? pq a classe baixa sempre vai almejar o que a alta tem…

    2. W10M vai sempre deixar essa impressão, pq ele está wm constante mudança . Deveríamos agradecer, para mim onW10M já está 95% como sistema, falta so os apps que estão vindo dia a dia. A verdadeira revolução vem sem nem notarmos. Bastar usar hoje um smartphone com o W10M e compare com o 8.1, vai ver a que tivemos um salto muito grande. Mas realmente pecaram em liberar para o.público, maioria dos novos apps so rodam no W10M

    3. Como diz a matéria, a Microsoft é um grande canteiro de obras. É a única que no momento está fazendo algo que pode revolucionar como interagimos com nossos pcs, smarts e outros produtos inteligentes. Imagine um dia, vc poder jogar Rise of Tomb Raider no pc, xbox e no seu Smart e Surface tudo comprando uma vez só. Só a Microsoft hoje em dia é capaz de realizar tal façanha. Vai vir muita novidade, e consequentemente, o mobile ganha com isso.

      1. cara as pessoas aqui acham que são tudo acionista, parece até fanboy da sony que fala em marketing e vendas no lugar de bons jogos, aqui é assim com smart.
        ninguém ta preocupado com a evolução dos sistema e que as coisas tão cada dia melhor tão preocupados com o lucro de que eles n vão ganhar um realzin se quer.

    4. Então viva da Google que parou no tempo, e acha que só por que tem 80% do share mundial móbile, não investe, me conte, a 2 anos a Google muda versão do Android e não apresenta nada de interessante ao mundo da tecnologia, toda apresentação da Google é sem sal, nem mesmo os desenvolvedores quando vão lá ver a apresentação de uma nova versão do Android se empolga como vem se empolgando com o Windows 10.

      1. Cara só para se ter noção, desde que o Windows 10 Mobile começou a ganhar vida a Google lançou o Android 5.1.1, o programa de testes do Android M, as versões, 6.0 e 6.0.1, isso sem falar nas diversas variações do iOS 8 e 9 que chegaram aos seus usuários. É claro que temos o direito de cobrar e exigir e reclamar, reclamar muito por essa demora injustificada. Se a empresa não anda, perde terreno, é isso que a microsoft está fazendo, decaindo.

  3. Mas poderia ser uma conversão da versão do Xbox One, já que este está bem mais perto do novo conceito de Apps universais do que algo feito em Windows Desktop nativo.

  4. Tem programas de transformar pequenos aplicativos de computador para android. É um passo razoável da Microsoft. dar de bandeja os programas que as pessoas normalmente usam no desktop para seu portátil.
    Lembro que era um inferno colocar jogos em qualquer computador. Desde o steam não tenho tantos problemas com jogos, os antigos já vem com tudo configurado de algum emulador de DOS
    tanto para instalar e desistalar é tudo feito direto no steam.
    espero que no mínimo seja assim na store do Windows.

  5. Se fosse universal o windows mobile também pegava… O Projeto Centennial nao é isso que você falou. É transformar aplicações que correm nativamente em plataforma x86 em ARM. Estude antes de publicar uma coisa dessas

  6. Acredito que o projeto centennial, quando totalmente pronto, tornara a plataforma Windows algo essencial e não apenas uma opção para a compra de um smartphone ou computador.

    Hoje, especialmente no Brasil, onde por natureza, nós brasileiros, não procuramos ver a robustez ou a estrutura daquilo que utilizamos e por essa razão compramos smartphones com Android … Pra fazer o que ? Ficar no Facebook e Whatsapp e jogar joguinhos bobos.

    Tenho visto e dificilmente alguém tem um aplicativos pra uso criativo ou produtivo em seu smartphone, porque no Brasil, infelizmente, a onda e Futebol, carnaval, Bigbrother e Facebook.

    Certa vez, vi um rapaz com seu Lumia, dentro do onibus, fazendo algumas atividades no Office mobile, quase morri do coração, pois esperava ver o facebook aberto. kkk

    1. eu uso direto… agora com o office do w10m então?? quase completinho… até tenho a licença do 365 mas não vou gastar com meu smart pq muda pouca coisa… e o que eu preciso mesmo dá pra fazer do jeito que está… talvez com o continuum valha a pena gastar uma das minhas licenças… mas eu gosto do meu smart por esse motivo… me ajuda muito…

  7. Como já falei, o W10M está melhor do nunca. Esqueçam números e aproveitem seu sistema, enquanto o W10 existir temos o W10M . No fim.o ecossistema W10 já é sucesso, independente da cota de W10M, isso é irrelevante com a unificação que tivemos . O W10 vai fazer o trabalho pesado de trazer os apps. Então menos mi mi mi e desfrutem de seu sistema. The Verge sempre falou merda, e na maioria ds vezes quebrou a cara , até agora esta tudo saindo como a Microsoft planejou .

    1. eh o q eu penso… o w10 tá aih… esse ano ainda teremos mais novidades… não adianta ficar chorando… quem quiser vende o seu smart com windows e vá ser feliz… o numero de wp não vai aumentar por um tempo… a MS com certeza pisou no freio para preparar o terreno para o surf… vou curtir meu smart… 😀

    1. Acho que a intenção maior em primeiro momento não foi nem isso.

      A equipe que desenvolveu o jogo estava ajudando a Microsoft neste projeto, o ganho principal foi com isso.
      Mas acho que ela pode dar dores de cabeça a Steam.

      1. com certeza ela vai… ainda mais se continuar com essa política de permitir instalar em x dispositivos… cara isso vai f@#$% com a steam

    2. mas a diferença é q q vc pode instalar em até 10 pcs brother… na steam só dá pra vc instalar em um pc.. então dá pra vc montar um grupo fazer um usuário e comprar dividindo ente a galera… vale muito mais a pena…

  8. Continuo afirmando, matar os Lumia é um erro, pois a linha Surface são produtos sofisticados e caros, e a Microsoft construiu o nome desta linha assim, tem que manter a linha Lumia com processadores ARM para usuários mais comuns.

    1. eu também acho… mas acho que a MS já percebeu que não vai conseguir reverter o estigma negativo do nome lumia… por isso acho que vai matar para não deixar que ele mate o sistema… e ai vai jogar algo de nome como surface que já é sinonimo de qualidade, para atrair a galera a comprar… mas vai ser algo super bem desenvolvido… então acho que ela vai dah aquela pausa de venda de aparelhos… só melhorando o sistema mesmo… deixando ele liso para o surface… que chegará com grandes diferenciais, eu acredito que seja isso… se a MS não desistiu do bing não consigo enxergar ela desistindo da linha mobile… mesmo pq esse w10m é o que vai ser usado na internet das coisas, não vejo como a MS abandonando esse projeto… acho que soh o lumia foi pras piranhas mesmo…

    1. Sabe o que está coming? O meu punho na sua cara, que gente CHAAAAAAAAAAAATA, quer tudo na hora, não sabe esperar, QUER MELHOR? VAI LÁ SE FU**R TODO PRA FAZE UM SISTEMA DESSE EM 1 DIA, OH GENTE CHATA!

        1. Fanboyzin o caralho. Gente chata assim é o que merece, poha, que empresa que tem o dever de liberar um recurso no mesmo dia que ele foi anunciado, gente chata do … *

          1. Não investi nada, e não recebi nada, e não sou Fanboy, Microsoft é lerda, é, mas em todo rumor, toda notícia de novo recurso/dispositivo vem um Fd* e fica comentando “Microsoon, Coming Soon” , pow que coisa chata, agora as empresas tem que liberar tudo na hora que é anunciado? E não é só a Microsoft que é lerda não! Cade o Smartphone Modular da “Google” CADÊ? eu vou lá nas páginas da Google e não vejo nenhum babaca escrevendo Googlesoon!

          2. mimimi de fanboyzin não muda mesmo… me manda um link do teu feedback no insider para colaborar com a plataforma que eu pondero não achar vc tão fanboyzin assim

          3. Se vc não consegue aguentar uma brincadeirinha dessas (COMING SOON) vc é fanboyzin mano, para um guri que é “viciado em produtos windows” lhe falta mais experiência e conhecer as demais plataformas, ter uma visão mais ampla sabe, pois todas tem seus prós e contras. Quando vc testar algumas distros do linux, brincar num OS X El Capitan ou outras versões, conhecer outros OS, dar uma mexida num android puro e em alguns alterados tbm que não sejam os já manjados da samsnug, lg sony e tals, se divertir no IOS e ver como ele roda em iphones antigos tbm, já ouviu falar no synbiam? no bada? Meego entre outros? talvez quem sabe jogar um pouco num Wii U, ou um Play, além do XOne, ou ainda mais, que tal os consoles antigos?
            Pare com isso mano, fica feio p ti, parece um bobo da corte (geralmente são assim os fanboyzins), passe a construir um argumento que seja SEU.

            abs

          4. ??? Cara você tem algum problema mental? Eu só falei que em todo post que eu vejo tem um cara falando isso, está chato e irritante já, faz 3 meses que esse mimimi de “soon” fica enchendo o saco, não falei nada de OS, nada de fanboylismo, só mostrei que estou irritado com “soon” em todos os lugares!

  9. eu previ isso a quase um ano atrás, bem antes da E3 ainda. lembro que comentei bastante e que um dos poucos que acharam sentido no que eu disse foi o Jorge, pros tontos que n acreditaram toma essa.

  10. Cara eu acho que em breve veremos uma integração fantástica entre Xbox, PC, tabletes, e smartphones e creio eu que essa integração estará perfeita na próxima geração de consoles esperem e veram. Imaginem você poder continuar seu jogo do Xbox em seu smartphone ou tablet no ônibus indo ao trabalho ou até mesmo em uma viagem. Será fantástico

  11. Boa matéria, mas por favor tirem esse botão de Facebook isto atrapalha demais, já larguei 2 sites por esse motivo, é muito invasivo.

  12. Gostaria de saber se o jogo na steam também está como APP universal. Acredito que não. Gostaria de ver um comparativo de desempenho neste caso. Tenho a impressão de que APP universal tem baixo desempenho pq alguns jogos bem simples graficamente da windows store não rodam tão bem no PC…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *