O analista da Circan, Matt Piscatella, relatou dados realmente interessantes sobre o mercado de videogames dos EUA em 2023: o mercado físico representou menos de 5% dos gastos com videogames. Os dados referem-se à soma de todas as plataformas: console, portátil, PC, nuvem, VR sem console, assinaturas e mobile.
Para efeito de comparação, Piscatella citou como em 2019 o mercado físico representou 10% dos gastos gerais. Em suma, a erosão a favor do digital continuou inexoravelmente, tornando a compra de cópias físicas ainda mais marginal do que no passado.
Physical video game software spending has declined each year since 2019 in the US, despite the dramatic overall industry growth seen in 2020 and 2021 in particular.
Source: Circana Games Market Dynamics— Mat Piscatella (@MatPiscatella) April 10, 2024
O fato de os videogames nas lojas já não venderem muito já está comprovado há algum tempo. Os dados fornecidos por Piscatella não chegam de forma tão inesperada e imaginamos que não irão melhorar nos próximos anos. Digamos que seja um sinal inexorável dos novos tempos.