Fallout 4 está de volta ao topo das vendas graças ao extraordinário sucesso da série de televisão produzida pela Amazon: este é um acontecimento que não teria acontecido há dez anos segundo Christopher Dring, diretor da GamesIndustry.biz.
Conforme noticiado pelo jornal inglês, Fallout 4 foi o jogo mais vendido na Europa na semana passada com +7500% face ao seu desempenho anterior, e para Dring este evento representa um fator que os criadores de games devem ter em consideração.
“O fato de um jogo de nove anos atrás estar no topo das paradas é algo que simplesmente não poderia ter acontecido em 2014”, escreveu o editor do GamesIndustry.biz. “A forma como o mercado de videogames mudou ao longo de mais de uma década em termos do que os usuários jogam apresenta muitos novos desafios e oportunidades para os desenvolvedores.”
The fact there's a 9-year-old game at the top of the charts is something that just wouldn't have happened in 2014. How the games business has shifted over10 years in terms of what people are playing poses so many new challenges and opportunities for developers
— Christopher Dring (@Chris_Dring) April 18, 2024
Nick Baker comentou a postagem de Christopher Dring, lembrando como algo semelhante aconteceu em 2018 com o Call of Duty: Modern Warfare 2 original, que voltou ao top 10 americano simplesmente porque foi adicionado à retrocompatibilidade do Xbox.
Claro, este tipo de situação também poderia descrever uma menor aceitação das produções modernas em comparação com certos clássicos, que também graças à retrocompatibilidade digital podem muitas vezes ser adquiridos e desfrutados nas plataformas atuais sem problemas.
É um cenário que na década passada não era possível, mas que a indústria esta cada vez mais diferente, segundo o Christopher Dring.