Na recente entrevista ao Kinda Funny, Todd Howard relatou que a Bethesda está tentando acelerar o desenvolvimento de jogos e reduzir as longas esperas da empresa entre os lançamentos
A duração dos projetos em desenvolvimento na Bethesda é histórica, mas está ligada às dimensões colossais dos jogos típicos da equipe, nomeadamente no que diz respeito à Bethesda Softworks, que nos habituou a longas esperas de vários anos entre um título e outro.
A questão tornou-se particularmente premente neste período, porque como também foi referido durante a entrevista, com o recente renascimento de Fallout graças à série de TV Amazon, o fato de o próximo game só chegar dentro de alguns anos pode ser contraproducente.
Howard também percebe a necessidade de mudar a organização e garantir que ela permita uma saída de jogos mais otimizada e rápida, com lançamentos mais frequentes, mas isso certamente não pode ser resolvido no curto prazo.
“São coisas que levam muito tempo e penso que uma das coisas em que precisamos de nos manter focados é, obviamente, garantir que alcançamos a mais alta qualidade, mas também é importante encontrar formas de aumentar a nossa produção, porque não queremos continuar esperando muito tempo. Isso não é algo que havíamos planejado com bastante antecedência, mas queremos ter certeza de que acertaremos”, explicou Howard.
Quanto a potencialmente abrir caminho para novas colaborações com outras equipes de séries históricas da Bethesda, o chefe da empresa teria dito: “Eu diria que sempre mantemos essas conversas”, mas na verdade não explicou muito sobre o assunto. Na entrevista confirmou que o fato de estar na Microsoft com muitas outras equipes abriu novas possibilidades de colaboração, mas de momento não há informações precisas a reportar.
A ideia obviamente vai para uma organização como a que surgiu para Fallout: New Vegas, com desenvolvimento confiado à Obsidian, e considerando que ambas as equipes estão agora sob a égide da Microsoft a questão poderia ser simplificada e também poderia resolver o problema da enorme espera isso provavelmente nos separa do novo Fallout.
Anteriormente, havia surgido que a Microsoft estava avaliando as possibilidades de chegar ao lançamento de Fallout 5 mais cedo do que o esperado, considerando que nos planos da Bethesda isso só virá depois de The Elder Scrolls 6, portanto estamos falando de pelo menos 5-6 anos de esperando. Por outro lado, Howard também mencionou na entrevista dois projetos da série ainda a serem anunciados.