Uma postagem no subreddit GamingLeaksandRumors disse que o Xbox Cloud Streaming para jogar os games que você possui chegará em julho de 2024, com algumas exceções importantes.
O usuário RyanG-Writes afirmou em um post que a tão esperada funcionalidade do Xbox que permite que jogos próprios sejam jogados na nuvem deve chegar em julho deste ano com algumas ressalvas:
“Em julho de 2024 (após seu showcase em junho), a Microsoft permitirá que você comece a transmitir seus próprios jogos via xCloud, com algumas exceções de editores:
Activision-Blizzard
EA (alguns jogos)
CD: RP
A Square Enix permitirá que você transmita FF14, mas nenhum outro jogo no momento. Isso ocorre apesar das versões de streaming em nuvem de seus jogos existirem devido ao Game Pass.”
Pode parecer estranho que a Activision-Blizzard seja listada, mas os direitos de nuvem de todos os jogos ABK dos últimos e dos próximos 15 anos pertencem à Ubisoft. RyanG-Writes continua dizendo:
“As editoras tiveram (ou terão) a opção de ativar ou desativar o serviço. A maioria das editoras, pelo que me disseram, está satisfeita com os termos que a Microsoft lhes concedeu (não tenho acesso a esses termos).
A Microsoft ainda está negociando direitos de streaming em nuvem com a Ubisoft para a Activision-Blizzard. A Ubisoft quer mais dinheiro para transmissão de jogos da Activision-Blizzard. A Microsoft, até agora, disse não.
Todo streaming exigirá uma conta Xbox GP Ultimate.
A Microsoft pretende trabalhar com grandes editoras em acordos de “exclusividade”, na esperança de que sejam as únicas a oferecer os jogos através de streaming na nuvem e propriedade digital. A ideia é afastar as pessoas de outras plataformas para entrar no ecossistema Xbox. Por exemplo, a Microsoft fez uma oferta para que Persona 6 fosse um console exclusivo, com streaming em nuvem disponível para versões próprias. Esta oferta foi atualmente recusada, mas a Microsoft tem outros acordos exclusivos em potencial em andamento.
Obviamente, jogos de propriedade física não funcionarão. Teria acontecido se a Microsoft tivesse conseguido o que queria no lançamento do Xbox One. Foi quando o licenciamento digital estava vinculado à propriedade física (e era possível transferir licenças digitais).”