Os dados mais recentes que emergiram do mercado britânico de videogames são decididamente preocupantes, como apontou o jornalista Christopher Dring, da Gamesindustry, que destacou o colapso contínuo na venda de consoles, nenhum excluído.
“O mercado de consoles continua tendo um ano horrível.” O dring começou sem meias palavras. “Este ano, as vendas de máquinas de jogos caíram 30% no Reino Unido. Os consoles Xbox Series caíram menos de 25%, as vendas do PS5 caíram mais de 25% e as vendas do Nintendo Switch caíram 38%.
The console market continues to have a horrible year. Sales of games machines are down 30% in the UK this year. Xbox Series console sales are down just under 25%, PS5 sales are down just over 25%, and Switch sales are down 38%. More through here: https://t.co/SPx1eRpQmV
— Christopher Dring (@Chris_Dring) May 10, 2024
Claro, o dado que é menos preocupante e surpreendente é o do Nintendo Switch, embora seja o mais marcante. O motivo é muito simples: é natural que um console venda menos quando está prestes a chegar ao fim de seu ciclo comercial. O Nintendo Switch por si só conseguiu sobreviver no topo das paradas por mais tempo do que a maioria dos outros consoles, considerando que foi revelado em 2016, e atualmente estamos todos esperando pela apresentação do Nintendo Switch 2, que deve acontecer dentro deste ano fiscal.
Mais preocupantes são os dados de PS5 e Xbox Series X/S, com o primeiro evidentemente desacelerando mais do que deveria com o efeito de tornar uma situação já não exatamente rosa ainda mais instável.
Dring lembra que atualmente o Playstation 5 vende menos do que o PS4, considerando um período de tempo comparável. A Sony está com problemas para repetir o feito da geração anterior. Dring filosoficamente disse: “Sempre há razões pelas quais algo cai, mas elas não tiram o fato de que está para baixo”. Em suma, podemos ler certos dados como quisermos, mas não podemos negá-los, mesmo que queiramos.