“Efeito Playstation”: Square Enix confirma demissões em massa após fim de exclusividade e queda nos lucros

A reestruturação anunciada pela Square Enix envolve também várias demissões, como surge nestas horas de várias fontes dentro da editora, com as divisões dos EUA e da Europa particularmente afetadas por estes cortes de pessoal.

Não se trata, portanto, apenas de cancelamentos de projetos devido a uma mudança no foco da empresa para menos jogos: a reestruturação também inclui um número ainda indefinido de demissões, que parecem ter afetado principalmente as divisões ocidentais do empresa.

De acordo com vários testemunhos, estes cortes de pessoal serão sentidos especialmente nas secções dedicadas à publicação, localização e gestão de projetos independentes sob o selo Square Enix Collective.

Ainda não há informações precisas porque as comunicações oficiais só chegarão no final da semana, mas é provável que se tratem de cortes significativos, com inúmeras demissões nestes setores da empresa.

Após as reuniões internas realizadas hoje, vários canais da Square Enix Slack foram fechados, para não divulgar mais informações antecipadamente, enquanto a empresa não quis comentar oficialmente o assunto, contatada pelo VGC e outros jornais.

Os últimos resultados financeiros da Square Enix revelaram-se bastante negativos, com uma queda nos lucros de cerca de 70% em relação ao ano anterior, em parte também devido às perdas associadas à reorganização geral, ao cancelamento de projetos em curso, bem como ter tornado grandes títulos exclusivos do PS5 que tiveram vendas cada vez mais baixas a cada lançamento, e como os custos dos jogos aumenta a cada ano parece que os contratos de exclusividade com o Playstation se tornaram insustentáveis!

A solução proposta pelo novo CEO Takashi Kiryu é uma redução dos projetos a realizar, que deverão apostar em títulos de grande calibre e com maiores probabilidades de sucesso comercial, bem como uma migrar de  exclusivos para avançar para jogos multiplataforma que pode alcançar mais usuários possíveis, como o próprio Xbox.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *