A Sony está nomeando os co-CEOs Hermen Hulst e Hideaki Nishino para liderar seus negócios de PlayStation a partir de 1º de junho. Hermen Hulst, que atualmente atua como chefe dos estúdios PlayStation, será nomeado CEO do grupo empresarial de estúdios da Sony Interactive Entertainment (SIE). Hideaki Nishino será nomeado CEO do grupo de negócios de plataforma da SIE, e ambos se reportarão ao CFO da Sony e ao presidente da SIE, Hiroki Totoki.
A nomeação incomum de co-CEOs ocorre poucos meses depois da aposentadoria do ex-chefe do PlayStation, Jim Ryan. Totoki atuava como CEO interino da SIE e estava trabalhando para encontrar o sucessor para o cargo de CEO da SIE, mas a Sony decidiu agora que deseja dividir as responsabilidades de liderar seus negócios PlayStation em plataformas e jogos. Tanto Nishino quanto Hulst são veteranos da Sony, com Nishino tendo desempenhado vários cargos por mais de 20 anos na Sony.
Sony nomeia novos líderes do PlayStation após a aposentadoria de Jim Ryanhttps://t.co/oAyjRouUrq pic.twitter.com/PT8il6Jqwu
— WinClub Games (@WindowsClubBr) May 14, 2024
Esta é a primeira vez que a Sony nomeia co-CEOs para administrar seus negócios PlayStation, e isso ocorre em meio a uma indústria de jogos que está sofrendo com demissões nos últimos 18 meses. A Sony demitiu 900 funcionários do PlayStation no início deste ano e fechou seu estúdio em Londres, no Reino Unido.
O anúncio da Sony dos novos líderes do PlayStation também ocorre poucas horas antes da data prevista para o relatório de seus últimos ganhos. A Sony reduziu suas previsões de vendas do console PS5 no último trimestre, então todos os olhos estão agora voltados para o número de unidades PS5 que a empresa conseguiu vender no ano fiscal de 2023 encerrado em 31 de março. Também poderemos obter mais dicas sobre os ambiciosos planos da Sony para o PlayStation PC e sua estratégia “agressiva” para multiplaforma.
Durante uma teleconferência de resultados no início deste ano, o presidente da SIE, Hiroki Totoki, também discutiu a oportunidade de desenvolver jogos de PlayStation em multiplataforma. “No passado, queríamos popularizar o console… mas há uma sinergia nisso”, disse Totoki. “Portanto, se você tiver um conteúdo first-party forte, não apenas com nosso console, mas também em outras plataformas, como PCs, o conteúdo firsr-party pode ser cultivado com múltiplas plataformas e isso pode ajudar a melhorar o lucro operacional.”