A Sony acredita que as vendas de hardware do PlayStation 5 atingiram o pico e agora começarão a “diminuir gradualmente”. A empresa compartilhou essa avaliação em seu relatório fiscal para o ano encerrado em 31 de março de 2024 e explicou que as vendas do PlayStation 5 nos últimos 12 meses totalizaram 20,8 milhões de unidades. Isso eleva as vendas vitalícias de hardware do PlayStation 5 para 59,2 milhões de unidades. A Sony espera levar para os estoques outros 18 milhões de consoles durante o atual ano fiscal.
A Sony atribuiu esse aumento nas vendas ao aumento das vendas de software de terceiros. Ele destacou Helldivers 2 para elogios e observou que o jogo de tiro ao vivo “superou em muito as expectativas” depois de vender 12 milhões de cópias no PC e PS5 em apenas três meses.
“O jogo se tornou nosso maior título de sucesso para PC até o momento e, como título multiplataforma, também contribuiu significativamente para as vendas e o lucro no último trimestre”, disse a Sony.
“Após esse sucesso, estamos ansiosos pelo lançamento de jogos como serviço, como o conteúdo de expansão Destiny 2: The Final Shape, que deve ser lançado pela Bungie em 4 de junho, e Concord, que está programado para ser lançado neste ano pela Firewalk Studios, que adquirimos em 2023.”
“O tempo total de jogo no PlayStation no mês de março aumentou 15 por cento ano a ano e, durante todo o quarto trimestre encerrado em 31 de março de 2024, atingiu o segundo nível mais alto da história, perdendo apenas para o quarto trimestre do ano fiscal encerrado em 31 de março de 2021 (“FY20″), que se beneficiou de uma demanda significativa para ficar em casa devido à pandemia de COVID-19”, acrescentou a Sony.
Sony ansiosa para impulsionar o envolvimento do usuário em todo o ecossistema PlayStation. Opinando sobre o estado mais amplo do negócio de consoles, a Sony afirma que o modelo de negócios do PlayStation mudou “significativamente” desde o lançamento do PlayStation 4 em 2013 para se tornar mais dependente do envolvimento de usuários ativos em todo o seu ecossistema digital.
“O modelo de negócios até o PlayStation 3, inclusive, estava focado em aumentar o número de unidades de software vendidas em relação ao hardware recém-vendido para cada geração de console”, acrescentou a empresa. “Após um período de transição durante a geração PS4, o modelo PS5 mudou para um modelo em que o tempo de jogo na plataforma aumentou devido à expansão da comunidade de utilizadores para além das gerações de consolas.”
Com isso em mente, a Sony espera que as vendas de hardware do PlayStation 5 diminuam durante a segunda metade do ciclo do console, mas acredita que pode aumentar as vendas e os lucros “mantendo e expandindo constantemente o número cada vez maior de usuários ativos e o envolvimento do usuário”.
A promessa da Sony de expandir as vendas de software original ocorre com a empresa acabando de demitir 900 funcionários de estúdios internos importantes, incluindo Naughty Dog, Insomniac, Guerrilla e Firesprite.