Sabemos que a Naughty Dog está trabalhando em “alguma coisa”, embora ainda não saibamos o quê. A desenvolvedora de The Last of Us, Uncharted e outras franquias do PlayStation comentou algo que a Obsidian do Xbox parece não concordar tanto assim.
Neil Druckmann, chefe da Naughty Dog, lançou uma grande campanha sobre o futuro da tecnologia e dos videogames, e parte disso foi entrevistar Druckmann sobre seus pensamentos sobre o futuro da narrativa de videogames. Infelizmente, Druckmann passa boa parte da entrevista exaltando a tecnologia de IA como medida de redução de custos. A Sony poderá reduzir custos até nos gráficos dos jogos, inclusive.
Alguns fãs da escrita de The Last of Us não gostaram destas declarações, mas Druckmann afirmou: “Com tecnologias como IA e a capacidade de capturar movimentos diretamente de casa, estamos reduzindo custos e obstáculos técnicos, abrindo a porta para assumirmos projetos mais aventureiros e ampliarmos os limites da narrativa em jogos. Esta evolução está realmente capacitando os criadores a dar vida às suas visões sem os obstáculos tradicionais.”
Josh Sawyer da Obsidian rebateu com uma imagem de um senhor tirando os fones de ouvido das orelhas:
https://t.co/RJpwRXt7WJ pic.twitter.com/J8qe4gu4MT
— Josh Sawyer (@jesawyer) May 23, 2024
Obsidian é um gigante na indústria dos games quando se trata de narrativas e é bom saber que o estúdio continua a prezar com humanos para essa função. Mas é isso, pode ser que o futuro seja histórias criadas com IA, vai saber, vamos ter que acompanhar para onde isso irá nos levar.
Querendo ou não The Last of Us é o que é hoje pela mãos dos humanos em criar sua história e ver um dos seus criadores agora defender a IA por conta de redução de custos pode preocupar alguns, mas a indústria passa por crise no geral e contenção de gasto está sendo a norma na era pós-pandemia.
O bom é que jogos como The Outer Worlds, Avowed e possivelmente Fallout New Vegas 2 continuaram sendo escritos pelos cébremos da velha e boa Obsidian! Esperamos que o padrão alto continue!