Nvidia pode entrar no espaço Windows ARM já no próximo ano; “IA revolucionará os jogos”

A inteligência artificial se tornou o novo carro-chefe da indústria de informática. A Microsoft quer incorporá-lo em seu sistema operacional e para que funcione são necessários núcleos específicos chamados NPU. Pois bem, rumores sugerem que a NVIDIA lançaria um processador com núcleos ARM e sua GPU NVIDIA Blackwell para “PCs AI”.

A Microsoft criou muitos recursos baseados no Copilot para seu sistema operacional Windows 11. Para que todos esses recursos sejam utilizados, é necessário que o processador os suporte por meio dos núcleos NPU (Neural Processing Unit).

Já o termo “PC com IA” é um nome proposto pela Microsoft e adotado pela indústria. Seria uma tentativa de distinguir entre os computadores que conhecemos atualmente e aqueles que suportam inteligência artificial.

Rumores sugerem que a ARM planeja lançar novos núcleos de alto desempenho de próxima geração até o final do ano. Eles têm o codinome BlackHawk e seriam a nova geração do Cortex-X. Segundo rumores, esses novos núcleos se chamarão Cortex-X5 , embora não haja dados. Parece que esses núcleos são os escolhidos pela NVIDIA para desenvolver seus SoCs para “PCs com IA”.

A NVIDIA já tentou adquirir a ARM Holdings por uma quantia enorme de dinheiro, mas não foi possível. A operação foi aceita por ambas as empresas, mas os reguladores antitruste internacionais rejeitaram essa opção. Apesar disso, sabe-se que NVIDIA e ARM possuem um excelente relacionamento.

A NVIDIA vem trabalhando há muito tempo em um SoC ARM de alta potência para diferentes segmentos. A empresa estaria trabalhando tanto em um chip para o Nintendo Switch quanto em uma solução para “PCs com IA” que atenda aos requisitos do Microsoft Copilot+. Além disso, sabemos que a NVIDIA e a MediaTek têm trabalhado em estreita colaboração em diferentes soluções há muito tempo.

Aparentemente, este SoC de próxima geração será baseado em núcleos ARM Cortex-X5 Blackhawk e uma GPU NVIDIA Blackwell baseada no processo N3P da TSMC. Eles também sugerem que as GPUs poderiam ser baseadas no nó de 3 nm da Intel, marcando a primeira vez que a NVIDIA usou a oferta de fundição da Intel. Isso faria muito sentido, já que a MediaTek já possui acordo de fabricação com a Intel.

Segundo rumores, este SoC combinaria (ou pelo menos suportaria) memórias LPDDR6. Algo que não faz muito sentido se levarmos em conta que o lançamento planejado é em 2025. Você deve saber que o padrão DDR6 em sua versão final não estará pronto até 2025 e a produção de memória deve começar logo depois.

Durante a mesma entrevista, a Dell vazou: a Nvidia chegará no próximo ano na arena Windows ARM com novos SoCs para competir com a Qualcomm.

Note-se que, numa entrevista recente à Bloomberg, Jensen Huang foi questionado sobre os planos da NVIDIA para “PCs com IA”. Ele não deu informações claras, mas deu a entender que até 2025 eles poderiam apresentar algo.

Como você bem sabe, a NVIDIA atualmente lidera o mercado em soluções profissionais para IA. A empresa tem uma grande vantagem sobre todos os seus concorrentes, pois há anos se prepara para esse momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *