AMD FSR 3 Frame Generation pode ser uma reviravolta nos games mesmo no espaço de console, já que sua primeira implementação oferece um aumento impressionante de desempenho e uma experiência responsiva (taxa de frames alta).
Os especialistas em tecnologia da Digital Foundry deram uma olhada em como a tecnologia de geração de frames da AMD funciona em Immortals of Aveum no Xbox Series X, destacando como a tecnologia geralmente aumenta o desempenho em 72%. Em áreas onde o jogo roda na faixa de 40, 60 FPS, o AMD FSR3 Frame Generation oferece essencialmente uma experiência de alta taxa de atualização.
Além disso, a experiência pareceu muito responsiva, perto de 60 quadros por segundo ou mais, produzindo de forma convincente uma imagem que parece um jogo adequado de 120 FPS ou próximo disso. O fato de a Frame Generation da AMD ser capaz de aumentar tão bem o desempenho em um jogo Unreal Engine 5 torna sua primeira implementação em consoles ainda mais impressionante.
Agora, o Digital Foundry testou o Xbox Series S e o Playstation 5, e os resultados impressionam já que o console com menor poder de fogo é o que consegue ter um desempenho que mais se aproxima dos 120 FPS.
Abaixo, comentários do próprio DF:
Em todos os casos, a promessa de uma experiência de elevado taxa de fotogramas para telas de 120 Hz foi cumprida – e o que é fascinante é que é a Xbox Series S que mais se aproxima de entregar 120 fotogramas por segundo.
O Xbox Series S é genuinamente fascinante. O XBox júnior tem uma série de cortes selvagens em comparação com os outros consoles. É um jogo realmente pouco atraente, devido a uma resolução base muito, muito baixa, efeitos e detalhes reduzidos. No entanto, estranhamente, ele roda muito, muito mais rápido que as outras versões do jogo. O PS5 e o Series X são renderizados internamente em 960p antes do upscaling do FSR 2, mas surpreendentemente, o Series S tem apenas 432p, o que pelas minhas contas significa que os consoles premium têm um aumento de 4,93 vezes na resolução. Os consoles premium provavelmente aumentam para 4K, enquanto S é mais provável que tenha como alvo 1080p, mas mesmo assim, esta é uma das maiores divisões de resolução que acho que já vi.
Desse modo parece que enquanto o PS5 e Xbox Series X redenrizam a 4K, o Series S roda a 1080p, desse modo ele consegue guardar mais poder para a taxa de frames, e por isso vence os dois. É um resultado impressionante.
Mais jogos estão sendo implementados com essa nova tecnologia e que promete revolucionar o mercado dos consoles. O teste foi feito em Immortals of Aveum que está disponível no Xbox Game Pass, então você pode conferir esta experiência por si só sem grandes custos.