Os conhecidos especilistas da Digital Foundry colocaram b a lupa o vídeo de gameplay de Perfect Dark, com o qual a Microsoft mais uma vez apresentou o jogo da The Initiative e Crystal Dynamics durante o recente Xbox Games Showcase, mostrando também vários recursos intimamente ligados ao uso de Unreal Engine 5.
O particularmente positivo, ainda segundo a equipa editorial britânica, é o fato de Perfect Dark ter sido apresentado com o que parece ser um vídeo de gameplay real, e as soluções tecnológicas adoptadas parecem referir-se a uma construção que poderia realmente ser jogável.
No fundo, para a Digital Foundry o vídeo não parece ser uma build demasiada artificial e distante da realidade como muitas vezes acontece com estes vídeos de apresentação colocados distantes do lançamento dos jogos, mas parece corresponder de forma plausível a uma “fatia vertical” do jogo real.
Isso também é sugerido pela presença de recursos que derivam diretamente do uso do Unreal Engine 5, para melhor ou para pior, digamos.
Também é mostrada uma grande quantidade de ferramentas e efeitos típicos do Unreal Engine 5 , como demonstrado pelo uso de luzes, efeitos de movimento, texturas e pelo uso de outros elementos específicos do famoso motor gráfico.
O sistema de iluminação parece derivar claramente da utilização do Lumen, com excelentes resultados. A Digital Foundry afirma ainda que existe uma certa inconsistência no rácio de fotogramas, comum num jogo ainda em pleno desenvolvimento, enquanto a resolução detectada ainda parece relativamente baixa, outro elemento que parece comum a muitas produções baseadas no Unreal Engine 5.
No geral, parece que o gameplay foi realmente real, e foi um dos pontos altos do Xbox Games Showcase 2024 ao elevar de certa forma uma jogabilidade em primeira pessoa.