Agora que o período beta aberto do Concord terminou oficialmente, podemos tentar tirar algumas conclusões pelo menos sobre esta versão de teste do novo jogo de tiro de heróis do PlayStation, que parece ter sido um flop total, especialmente no PC, mas também parcialmente no PS5.
O beta preliminar, dedicado apenas a quem pré-encomendou o Concord, não correu muito bem, mas esperávamos ver o beta público, aberto a todos e portanto sem barreiras de acesso, para ter uma ideia mais precisa do impacto do jogo no público de massa.
Pois bem, depois dos números baixíssimos no Steam na abertura, a situação ainda piorou nos dias seguintes, apesar de ser um fim de semana e, portanto, um momento em que os jogos multiplayer online costumam receber um aumento de usuários ativos.
Os dados que podemos ver no SteamDB são bastante implacáveis: 2.388 jogad ores como pico registrado no dia de abertura, que posteriormente caiu para 361 nas últimas 24 horas. Isso entregando a beta para todos de forma gratuita.
Concord Beta has 327 players on Steam pic.twitter.com/mlHLHBnkPv
— Pirat_Nation 🔴 (@Pirat_Nation) July 13, 2024
Embora não existam dados oficiais, no PS5 a situação também não é animadora, o jogo não parece ter passado da posição 29 dos títulos mais jogados no período beta público (de acordo com dados recolhidos pela TrueTrophies).
Obviamente estamos sempre falando de um beta então os resultados não são necessariamente indicativos do sucesso ou não que o jogo terá em sua forma definitiva, mas considerando que o lançamento está previsto para 23 de agosto, ou seja, daqui a um mês, a situação pode ser indicativo de um pouco de interesse geral em Concord. Se a beta gratuita o pessoal não jogou, imagine quando começarem a cobrar 40 dólares neste jogo.
Gostaríamos também de lembrar que o jogo em questão é um multiplayer como serviço, ou seja, um título que prospera no interesse e envolvimento do público, possivelmente a longo prazo, de forma a justificar investimentos constantes e compromisso no seu apoio. Considerando também que esta é para todos os efeitos uma produção first party da Sony, que também adquiriu a equipa da Firewalk Studios e a trouxe para a PlayStation Studios, a situação é de certa relevância.
De qualquer forma, vamos esperar para ver o que acontecerá no dia do lançamento do Concord, marcado para 23 de agosto no PS5 e PC. Vindo de um sucesso como Helldivers 2 (que por outro lado também mostra um declínio notável de usuários recentemente), o polêmico programa de jogos como serviços da Sony começa a ter dificuldades.