Alguns meses atrás, a Microsoft revelou oficialmente algo chamado Super Resolução Automática (Auto SR), que é uma tecnologia de aprimoramento de IA que está sendo implementada nos mais recentes PCs CoPilot+ com processadores Snapdragon X.
A ideia por trás do Auto SR é renderizar jogos “existentes” em uma resolução mais baixa (resultando em taxas de quadros melhoradas) e então usar “algoritmos avançados, muitas vezes alimentados por IA” para “aumentar e aprimorar os visuais com detalhes impressionantes”. Tecnicamente, ele pode ser aplicado a qualquer jogo, já que tudo o que você precisa fazer é habilitar o recurso no Windows.
“O Auto SR se destaca de duas maneiras interessantes: ele é aplicado automaticamente e aprimora jogos existentes. Como outras tecnologias SR, o Auto SR usa IA para melhorar as taxas de quadros e a qualidade da imagem. No entanto, o Auto SR se concentra em trazer os benefícios da super resolução para sua biblioteca de jogos existente sem a necessidade de configurações manuais. Isso o torna ideal para jogadores que preferem uma experiência direta.”
“Basta iniciar seu jogo, e o Auto SR o aprimora instantaneamente, permitindo que você aproveite sem esforço visuais que superam a qualidade nativa de 1080p com as taxas de quadros rápidas normalmente vistas em resoluções mais baixas. O Auto SR aumenta os detalhes e o desempenho em hardware compatível, transformando sua jogabilidade e permitindo que você experimente títulos selecionados sob uma nova luz.”
Ainda é muito cedo para o Auto SR, com apenas um pequeno número de títulos devidamente otimizados para a tecnologia, mas já está gerando muita discussão – principalmente graças a uma análise profunda da Digital Foundry publicada ontem.
Phil Spencer, do Xbox, claramente também curtiu, já que foi visto republicando o seguinte tuíte nas redes sociais:
Microsoft has made its own AI upscaler: Auto Super Resolution! Using the NPU in Copilot+ PCs, Auto SR should work on any game – and we've tested it. Here's a look at the feature running on a Surface Laptop 7: https://t.co/tWop1PPoUN pic.twitter.com/lihEtCybsm
— Digital Foundry (@digitalfoundry) August 6, 2024
Tudo isso é muito bom, mas o que isso significa para o Xbox? Bem, a Microsoft não disse nada sobre implementar o Auto SR em consoles até agora, além de uma breve menção de que a aspiração da equipe do Auto SR é “entregar consistentemente melhorias excepcionais em todos os formatos e dispositivos”. Possivelmente, um dia, isso incluirá o Xbox também.
Dito isso, provavelmente teremos que esperar até a próxima geração do Xbox antes que isso aconteça (se acontecer), então não crie muitas esperanças ainda! É um recurso que certamente vale a pena ficar de olho – aqui está o que o DF diz sobre ele:
“O Auto SR não é um DLSS ou XeSS, mas certamente tem suas utilidades e, quando funciona bem, o aumento de qualidade é apreciável.”
“É um começo intrigante para a tecnologia e acompanharei seu progresso com muito interesse.”