Final Fantasy, Square Enix e Xbox estarão mais próximos no futuro, diz Naoki Yoshida, graças ao sucesso de FF14

Naoki Yoshida, produtor e diretor de Final Fantasy 14 e Final Fantasy 16, relatou recentemente durante a Gamescom 2024 que a série Final Fantasy e os jogos da Square Enix em geral se aproximarão do Xbox em um futuro próximo, graças também à excelente resposta recebida do lançamento do MMORPG no console da Microsoft.

Yoshida percebeu que os usuários do Xbox tiveram que enfrentar uma longa espera antes de poder jogar Final Fantasy 14 em seu console, e por esta razão ele disse que ficou favoravelmente impressionado com a “resposta muito forte” que a comunidade deu ao jogo no Xbox e que viu isso como sucesso.

Yoshida fez uma visão geral da situação dos jogos Final Fantasy e Square Enix no Xbox nos últimos anos, percebendo que tem sido um relacionamento bastante difícil.

Após Final Fantasy 15, as relações com a série em questão foram interrompidas, já a partir do capítulo online de Final Fantasy 14. ” Final Fantasy 16 também não está disponível no Xbox, portanto, considerando todo o tempo que passou, fica claro que a base de fãs de Final Fantasy encolheu no Xbox”, relatou Yoshida.

“Ao considerar Final Fantasy 14 como uma nova oportunidade, podemos aproveitar esta oportunidade para fortalecer a comunidade no Xbox em direção à franquia Final Fantasy”, disse Yoshida. “Acho que é aqui que devemos aumentar a comunicação e trabalhar para criar uma comunidade daqui para frente. E isso é importante não apenas para Final Fantasy 14, mas, eu diria, para a Square Enix em geral.”

Segundo Yoshida, o futuro próximo deve reservar uma reaproximação não só de Final Fantasy, mas de todos os títulos da Square Enix com o ambiente Xbox: “Com o lançamento de Final Fantasy 14 no Xbox, Phil Spencer passou muito tempo, muito esforço e estamos trabalhando duro para tornar isso realidade. Gostaríamos de aproveitar ao máximo essa experiência e aprofundar ainda mais nosso relacionamento com os jogadores do Xbox.”

Yoshida destacou ainda que o Xbox, como plataforma, tem grande dificuldade de se estabelecer no Japão, e isso afeta a percepção dos desenvolvedores japoneses sobre o console, mas também é verdade que eles devem olhar para o âmbito global neste momento.

“No entanto, na Square Enix mudamos nossa política”, acrescentou Yoshida, referindo-se às novas aberturas e mudanças também anunciadas pelo CEO da Square Enix, Takashi Kiryu. “Agora estamos caminhando para a política de lançar nossos jogos em uma base multiplataforma e queremos que o maior número possível de jogadores joguem nossos jogos. Então, com Final Fantasy 14 como ponto de partida, queremos lançar mais jogos da Square Enix no Xbox. Espero, portanto, que os jogadores aguardem ansiosamente as inovações que chegarão a esta plataforma no futuro.”

Dito isso, é notório que a exclusão do Xbox Series S e X foi, claramente, um fracasso comercial para PlayStation e Square Enix no caso de Final Fantasy. As regras estão mudando.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *