Durante a apresentação do PS5 Pro realizada por Mark Cerny, falou-se de como o novo console terá como objetivo eliminar a necessidade de escolha entre qualidade e desempenho, mas aparentemente vários jogos otimizados manterão o modo de fidelidade de 30 fps.
O detalhe surge do longo post publicado hoje no PlayStation Blog, no qual diversas equipes de desenvolvimento falaram sobre como irão explorar as tecnologias disponibilizadas pelo PlayStation 5 Pro, falando sobre resolução, taxa de quadros e efeitos.
Bem, embora os estúdios originais tenham como objetivo oferecer uma experiência de alta resolução com ray tracing ativo, mas ao mesmo tempo capazes de manter 60 fps estáveis, a sensação é que as equipes terceirizadas manterão a configuração atual com os dois modos gráficos.
Segundo palavras dos desenvolvedores, a sensação é de que diversos títulos oferecerão um modo de desempenho aprimorado, com maior resolução e uso de ray tracing, mas sem substituir o modo de qualidade de 30 fps, que em muitos casos chegará a 4K real.
Que jogos são esses?
“O aumento de desempenho permitiu aumentar a qualidade dos modos Desempenho e Fidelidade sem comprometer a experiência de jogo”, escreveu por exemplo Jose Villeta da Avalanche Software sobre as melhorias feitas no Hogwarts Legacy no post do PlayStation Blog sobre como os desenvolvedores irão levar vantagem do PS5 Pro e suas tecnologias .
A Electronic Arts falou explicitamente sobre 30 quadros por segundo para Dragon Age: The Veilguard, explicando que “os modos Fidelidade e Desempenho serão otimizados, com uma resolução mais alta no modo Fidelidade a 30 fps e no modo Desempenho a 60 fps.”
“Usamos o poder adicional do PS5 Pro para melhorar gráficos e efeitos no modo Performance de 60fps , que agora possui resolução de saída 4K para tornar o jogo ainda mais bonito de se ver”, escreveu Thomas Puha da Remedy Entertainment em relação a Alan Wake. 2, confirmando também a presença de dois modos gráficos e falando em ray tracing apenas para o modo fidelidade.
O mesmo vale para a Square Enix, que se referindo a Final Fantasy 7 Rebirth escreveu que “o modo Enhanced atinge uma taxa de quadros de 60 fps e suporta PSSR para renderização comparável ao modo Graphics”, com este último, no entanto, imaginamos que permanecerá ancorado em os 30 quadros por segundo.
Em geral, nenhum dos estúdios entrevistados forneceu valores precisos e por isso esta informação terá que ser verificada caso a caso. A única exceção é a Shift Up, da equipe Stellar Blade, que falou especificamente sobre “pelo menos 50 fps em 4K” e um modo de alta taxa de quadros que chega a 80 fps na presença de uma tela de 120 Hz.