Em uma entrevista recente à Famitsu, o lendário diretor de jogos da Nintendo, Shigeru Miyamoto, deu algumas dicas sobre a perspectiva interna da Nintendo sobre a empresa e como ele espera que isso seja compreendido pelos visitantes do Museu Nintendo, que será inaugurado em breve.
A entrevista com Miyamoto foi sobre a próxima inauguração do Museu Nintendo , marcada para 2 de outubro em Kyoto, Japão. O museu é dedicado a preservar a história única da Nintendo, e durante a entrevista, Miyamoto disse que o objetivo é ajudar as pessoas a entender o que a Nintendo realmente é. Mais especificamente, o diretor de jogos da Nintendo disse: ” Espero que, por meio disso, as pessoas entendam e se abstenham de arrastar a Nintendo para competições como as chamadas ‘guerras de consoles’, que se concentram em especificações altas e desempenho de hardware (risos). “
Miyamoto acrescentou que esperava que as pessoas que visitassem o museu pensassem que a Nintendo era muito mais do que uma empresa que fazia jogos. Além disso, Miyamoto disse que espera que as pessoas vejam que a Nintendo é separada da concorrência e da discussão sobre tecnologia de ponta em torno desses consoles. Esses comentários de Miyamoto não são tão surpreendentes, pois a Nintendo vem se separando das chamadas ” guerras de consoles ” há muitos anos.
Essa decisão de não tentar competir em termos de desempenho com o Xbox e o PlayStation foi benéfica para a Nintendo. A Nintendo dominou completamente o mercado de portáteis com o Switch, tanto que criou um novo fator de forma que outras empresas agora estão replicando . Para contextualizar, o Nintendo Switch vendeu 143,42 milhões de unidades, tornando-se o segundo console Nintendo de maior sucesso, atrás do Nintendo DS, com 154,02 milhões de unidades vendidas.