Sendo agora uma referência de informação sobre o mercado americano de jogos, o analista de mercado Mat Piscatella da Circana é uma fonte a ter em consideração relativamente ao famoso problema do Game Pass e ao alegado efeito nas vendas de Call of Duty: Black Ops 6, mas o seu a visão pode ser surpreendente.
Embora outra pessoa já tenha constatado que o lançamento do jogo no Game Pass afetou negativamente as vendas em termos normais no mercado tradicional, conforme também noticiado pela GamesIndustry relativamente à área do Reino Unido, Piscatella parece ter uma opinião completamente diferente.
“Minha impressão é que pode não ter ajudado, mas certamente não prejudicou as vendas”, disse o analista sobre a presença de Call of Duty: Black Ops 6 no lançamento no catálogo do Game Pass.
É preciso dizer que a perspectiva de Piscatella é mais ampla do que uma simples avaliação das vendas de exemplares no varejo de forma tradicional, como a talvez feita pelo jornal britânico.
O analista da Circana parece levar em consideração o fato de que o jogo da Activision é na verdade um serviço e, portanto, grande parte de seus lucros vem de compras e microtransações no jogo.
Para estes aspectos, o envolvimento do maior número possível de jogadores é fundamental, e uma distribuição ampliada através do Game Pass pode ter efeitos extremamente positivos: “O envolvimento em Call of Duty após o lançamento de Black Ops 6 só pode ser definido com o termo absurdo”, relatou Piscatella.
“Ainda não tínhamos visto nada assim em nosso uso de jogos de rastreamento de dados. Tem havido um debate contínuo sobre o Game Pass e seu impacto nas vendas e nunca foi resolvido porque… depende. Às vezes ajuda as vendas (especialmente graças a viralidade), outras vezes dói depois de duas semanas, minha opinião é que talvez não tenha ajudado, mas certamente não doeu”, relatou o analista.
De acordo com dados da Activision, Black Ops 6 registrou os maiores números de fim de semana de abertura para qualquer jogo da franquia em termos de total de jogadores, total de horas jogadas e total de jogos. Miles Leslie, diretor criativo associado da Treyarch, creditou ao Game Pass o renascimento do interesse na série de longa duração entre jogadores aposentados.