Obsidian não dava como certo que Pillars of Eternity teria sucesso no Kickstarter

Obsidian Entertainment é um nome bem conhecido entre os entusiastas de RPGs eletrônicos. Antes de ser adquirida pela Microsoft, superou uma situação financeira verdadeiramente precária, graças ao uso do crowdfunding. Josh Sawyer, diretor de Fallout: New Vegas e Pillars or Eternity entre outros, disse que essa solução era na verdade vista como muito arriscada.

Falando sobre isso na última edição da revista inglesa Edge, 404, Sawyer disse que a escolha de tentar a rota do Kickstarter com um jogo estilo Infinity Engine (o motor do primeiro Baldur’s Gate, Planescape: Torment, Icewind Dale e vários outros jogos) nasceu depois que Double Fine (Psychonauts , Brutal Legend) conseguiu arrecadar milhões de dólares para uma aventura point-and-click. Sawyer lembra que o “dono da Obsidian não queria fazer isso” enquanto “estava pronto para deixar o estúdio para fazer isso”.

“Também havia outras pessoas no estúdio que disseram ‘nós não fazemos isso, sério? Se não fizermos, haverá outro estúdio que fará isso’. Havia algumas ideias em cima da mesa e não fizemos muito no início. Sabíamos que o nosso tempo estava a esgotar-se. Sawyer então teve a ideia de planejar um CRPG no estilo old-school que misturasse as ideias metafísicas de Planescape: Torment, o mergulho nas masmorras de Icewind Dale e a ênfase nos companheiros de Baldur’s Gate. A ideia era misturar o que há de melhor nos jogos feitos com a Infinity Engine para fazer algo único.

No final todas as constelações se alinharam: o estúdio era conhecido entre os fãs do gênero; Double Fine aprovou o Kickstarter como método de financiamento; Os jogos de RPG de Baldur’s Gate eram uma mercadoria rara. Sawyer ainda não acreditava: “Achei que havia 50% de chance de sermos financiados em um mês”, explicou ele, “então o fato de ter sido financiado em 27 horas nos surpreendeu.”

No final das contas, Pillars of Eternity foi um grande sucesso para o estúdio e continuou a produzir efeitos positivos ao longo dos anos. O próximo jogo da Obsidian, Avowed, compartilha o mesmo universo.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *