O The Game Awards se tornou o equivalente ao Oscar da indústria de jogos, um palco onde inovação, arte e impacto são celebrados. O Game Awards de 2024 foi concluído com o Astro Bot da Sony levando para casa o cobiçado Jogo do Ano (GOTY). Mas ele realmente mereceu mais do que os outros indicados?
Embora Astro Bot seja um jogo de plataforma elogiado, charmoso e polido, sua vitória sobre indicados aclamados pela crítica levanta questões com uma parte da comunidade.
Um problema gritante com o The Game Awards é o processo de votação, que depende muito de um júri de jornalistas de jogos e veículos de mídia. Os fãs argumentam que essa estrutura geralmente favorece títulos e editoras tradicionais, levando a resultados previsíveis e, às vezes, questionáveis. Como um dos maiores nomes da indústria, os títulos da Sony frequentemente dominam os prêmios. Se Astro Bot não fosse da Sony será que teria sido indicado ou ganhado o GOTY?
AstroBot is charming and creative, but it leans more toward a family-friendly platformer. Wukong: Black Myth feels like a step forward in storytelling and action, pushing boundaries with its mythology and cinematic quality it’s a stronger Game of the Year contender to me.
— ArshanArchi (@ArshanArchii) December 13, 2024
A percepção de parcialidade não só mancha a reputação da TGA, mas também corre o risco de alienar o próprio público que ela busca celebrar. O processo de seleção da TGA foi examinado muitas vezes no passado por sua representação limitada de diversos gêneros e desenvolvedores.
A vitória do Astro Bot também levanta questões sobre os critérios para o GOTY. Historicamente, o The Game Awards favoreceu grandes jogos de sucesso com histórias profundas, então a vitória do Astro Bot é inesperada.
No geral, parece que há uma suspeita de parcialidade para a Sony com os resultados do TGA deste ano. O que você escolheria como seu GOTY? Deixe-nos saber nos comentários!