Há vários meses, um rumor vem fazendo os fãs de RPG salivarem: um remake do famoso The Elder Scrolls IV: Oblivion está supostamente em desenvolvimento. Se esta informação não é novidade, ela volta hoje ao primeiro plano com novas indicações sobre um potencial anúncio.
Foi em julho de 2023 que surgiram os primeiros ecos sugerindo um remake de Oblivion nas redes sociais, e em particular no Reddit onde os moderadores puderam verificar que quem publicou a informação tinha de fato trabalhado no estúdio Virtuos Games em Paris.
Segundo ele, o remake ou remasterização de The Elder Scrolls: Oblivion teria o codinome de Project Altar. O título seria desenvolvido com o Unreal Engine 5 para oferecer visuais atualizados, mas a jogabilidade e a física permaneceriam fornecidas pelo motor Oblivion. O título seria desenvolvido principalmente em Paris, com a ajuda do Black Shamrock, outro estúdio de propriedade da Virtuos, e localizado em Dublin. Já na altura estava previsto um lançamento no final de 2024/início de 2025.
Se a Bethesda e a Microsoft permaneceram em silêncio sobre o assunto, as pistas pareciam relativamente convincentes na época. Melhor ainda, alguns documentos internos ligados a vazamentos na Microsoft mencionaram muito claramente o desenvolvimento de um jogo “Oblivion Remaster”. No entanto, devido à falta de um anúncio oficial, este boato rapidamente caiu no esquecimento… até agora.
Hoje, é mais uma vez o insider Extas1s quem se apresenta e pensa que um anúncio é iminente. Na verdade, uma conferência do Xbox deveria acontecer em janeiro de 2025, como tem acontecido há dois anos, e de acordo com uma fonte familiarizada com novidades do universo Microsoft, esta seria a oportunidade perfeita para formalizar este remake de Oblivion.
Com Starfield marcando 2023 como um ano chave para a Bethesda, a Microsoft poderia aproveitar esse novo impulso para capitalizar a nostalgia e oferecer um segundo fôlego a uma das entradas mais icônicas da franquia The Elder Scrolls. O lançamento do remake de Oblivion pode ocorrer em 2025.
As expectativas dos fãs são enormes e, se este remake vir a luz do dia, poderá muito bem incluir gráficos de acordo com os padrões atuais, um sistema de combate modernizado e talvez até melhorias nas missões e na estrutura do jogo do RPG ocidental até hoje, e um remake bem executado poderia agradar tanto aos novos jogadores quanto aos nostálgicos da era Xbox 360.
Claro, tudo isso ainda deve ser encarado com cautela até que qualquer anúncio oficial seja feito pelo Xbox. Se esta conferência de janeiro de 2025 realmente revelar este projeto, certamente poderá ter um impacto nos fãs da franquia, fazendo-os esperar até The Elder Scrolls VI.