Outra revolução poderá ocorrer em breve na Microsoft, porque parece que a empresa quer dar aos fabricantes terceirizados a oportunidade de lançar dispositivos da marca Xbox. Em particular, estamos falando de consoles para jogos no estilo Steam Deck, mas com uma versão avançada do Windows. Gostaríamos de salientar que por enquanto estas são meras hipóteses, porém reforçadas por diversas vozes e sinais.
Tudo vem de um e-mail da Lenovo referente à sua apresentação na CES 2025, na qual são anunciados dois convidados especiais que estarão presentes no palco: Pierre-Loup Griffais, um dos designers do Steam Deck da Valve, e Jason Ronald, o vice “Presidente dos dispositivos e ecossistema Xbox da Microsoft”. Ronald será apresentado como “VP da próxima geração” e não há nenhuma palavra sobre o que ele dirá em seu discurso, mas o Windows Central, que leu o e-mail, acredita que ele pode estar falando sobre as melhorias do Windows em dispositivos portáteis. Na verdade, o sistema operacional da Microsoft é frequentemente citado como um dos pontos fracos dos laptops que o utilizam.
Jez Corden, jornalista do Windows Central, também forneceu uma confirmação parcial do terremoto que se aproxima, escrevendo no Bluesky que a partir de janeiro a campanha “Isto é um Xbox” da Microsoft fará ainda mais sentido e acrescentando: “Acredito que o Xbox fará alguns grandes anúncios sobre como o Windows lida com os jogos, especificamente os jogos do Xbox.” Suas palavras imediatamente levaram muitos a pensar que o Windows poderia até lançar versões de console dos jogos de forma nativa.
moreover the timing of it really. i think xbox will make some big announcements about how windows handles gaming, xbox gaming specifically.
— Jez 💀 (@jezcorden.com) December 20, 2024 at 3:29 PM
A especulação ficou ainda mais interessante quando um usuário chamado AINTNOWAY mencionou que Sarah Bond do Xbox provavelmente está trabalhando em um emulador que permite jogar todos os jogos do Xbox no PC.
Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, confirmou diversas vezes que a equipe do Xbox está interessada em desenvolver um dispositivo portátil Xbox, já em fase de testes, mas que teremos que esperar para consegui-lo. Ao mesmo tempo, parece que a casa de Redmond está colaborando com empresas já especialistas na área para melhorar a usabilidade dos jogos do Xbox em movimento. Em suma, existe um grande interesse em Redmond por esta fatia de mercado, o que provavelmente é visto como uma forma de expandir ainda mais o ecossistema Xbox fora do contexto das consoles.