Em uma entrevista recente publicada pela Tech4Gamers, parece que o GSC Game World informou claramente que atualmente não há planos em relação à versão PS5 de STALKER 2: Heart of Chornobyl, com a equipe atualmente totalmente comprometida em apoiar e melhorar as versões PC e Xbox Series X|S.
Obviamente esta poderia ser uma resposta diplomática clássica da equipe, considerando que o jogo em questão ainda está coberto pela exclusividade a favor do Xbox, mas é verdade que, na verdade, os desenvolvedores estão agora completamente empenhados em melhorar e ajustar vários aspectos do jogo. o jogo e é possível que ainda não tenham considerado portá-lo para outras plataformas.
Por outro lado, STALKER 2: Heart of Chornobyl está a progredir muito bem, tendo vendido mais de 1 milhão de cópias em 48 horas e já tendo coberto completamente os seus custos de produção em menos de um mês de vendas, e tudo isto após de ter sido lançado diretamente em o catálogo do Game Pass.
Estes resultados certamente estão dando alguma tranquilidade ao GSC Game World, que atualmente pode se concentrar em corrigir os problemas sem pensar em novas extensões para outras plataformas.
A questão nunca foi esclarecida de forma precisa e oficial, mas é dado como certo que STALKER 2: Heart of Chornobyl é um exclusivos temporário de console dp Xbox, com a possibilidade de depois ser trazido para a PS5.
Considerando que o desenvolvimento foi decididamente conturbado e a data de lançamento foi adiada e alterada várias vezes, é provável que os termos de exclusividade também tenham sido revistos e modificados, e não sabemos neste momento quais poderão ser.
Além de tudo, conforme explicado diversas vezes pelos desenvolvedores, a prioridade absoluta agora é a correção dos problemas técnicos que surgiram no lançamento e em particular a implementação dos recursos de gestão de inteligência artificial definidos como A-Life 2.0, que é um elemento no qual GSC Game World está trabalhando duro.