O estado dos PCs portáteis para jogos é muito diferente hoje do que quando o Steam Deck foi inicialmente introduzido. Além de todo o drama de hardware e especificações, suas escolhas se resumem essencialmente a um de dois segmentos.
Seu dispositivo é eficiente em termos de potência e tem desempenho suficiente para realmente permitir que você tenha algumas horas de jogo em movimento, mas ele roda SteamOS ou alguma variante do Linux, tornando-o utilizável apenas com um subconjunto de jogos e bloqueando você de alguns dos maiores títulos. Ou você obtém o que é essencialmente um mini laptop Windows que finge ser feito para jogos, mas perde os recursos transformadores do SteamOS e do Linux, e a duração da bateria que eles permitem.
Na CES 2025, estamos começando a ver os dois reinos se fundindo, mas a Microsoft está de olho no que pode ser a próxima evolução desse casamento.
A Microsoft fez vários comentários no passado sobre sua intenção de construir um console portátil. Mas será um Xbox de bolso, um dispositivo Windows portátil ou algo completamente diferente? Bem, parece que a resposta não é clara.
O vice-presidente de próxima geração da Microsoft, Jason Ronald, falou com o The Verge após um evento da AMD e da Lenovo na CES 2025 desta semana. Ronald revelou o que muitas pessoas que acompanham o segmento de dispositivos portáteis já suspeitavam há algum tempo: que a Microsoft quer levar a experiência de console perfeita do Xbox para o Windows, e não inchar o primeiro com programas projetados para uso em desktops e escritórios.
“Nós realmente inovamos há muito tempo no espaço dos consoles e, à medida que fazemos parcerias em todo o setor, o importante é como levar essas inovações que incubamos e desenvolvemos no espaço dos consoles para o PC e para o espaço dos jogos portáteis”, disse Ronald.
No entanto, como isso vai se manifestar continua sendo a verdadeira questão, e Ronald certamente não estava ansioso para compartilhar detalhes, o que é bastante compreensível considerando o cronograma de desenvolvimento do misterioso Xbox portátil.
“Eu diria que ele reúne o melhor do Xbox e do Windows, porque passamos os últimos 20 anos construindo um sistema operacional de classe mundial, mas ele está realmente preso ao console”, acrescentou.
Há um grande significado para este evento em particular, também, que vale a pena manter em mente. Foi aqui que o Lenovo Legion Go S foi anunciado, que é o portátil de segunda geração da empresa que roda SteamOS, posicionando-o como um concorrente direto do Steam Deck, e o primeiro de terceiros a usar o sistema operacional Linux modificado da Valve.
Não é provável que o Xbox portátil rode o SteamOS, ou dualboot entre Windows e Linux. O que é mais provável de acontecer é que a Microsoft tenha, esperançosamente, ajustado a experiência do Windows o suficiente para que faça sentido em um portátil. Isso é certamente o que Ronald sugeriu.
Ronald corretamente apontou que o Xbox OS é, no final das contas, uma variante do Windows, então a ideia de fazer essa experiência de console funcionar em um dispositivo diferente não é absurda ou mesmo impraticável. A boa notícia é que começaremos a ver alguns desses esforços ainda este ano, provavelmente bem antes de darmos uma olhada no misterioso portátil do Xbox.