A CES foi particularmente rica em anúncios de consoles portáteis, notadamente da Lenovo, que formalizou o Legion Go 2, bem como do Legion Go S, incluindo um que roda SteamOS. Precisamente sobre este assunto, a Valve confirmou a sua “intenção de estender a compatibilidade do SteamOS com mais dispositivos no futuro”.
Se você não conhece esse universo, provavelmente está se perguntando o que é SteamOS. É um sistema operacional desenvolvido pela Valve. Como bem explica seu desenvolvedor, “caracteriza-se por uma experiência de usuário otimizada para videogames que consegue manter o acesso ao poder e flexibilidade de um PC, e permite jogar dezenas de milhares de jogos no Steam.
Hoje, entre os consoles portáteis, apenas o Steam Deck funciona oficialmente sob este sistema operacional, e em breve um dos três Lenovo Legion Go S. Porém, tudo sugere que a Valve deseja que o SteamOS seja muito mais difundido.
“Este é o primeiro dispositivo oficialmente licenciado fornecido com nosso sistema operacional e continuamos a torná-lo compatível com outros dispositivos. »
Portanto, podemos esperar que o SteamOS seja integrado a outros hardwares no futuro. Obviamente, as máquinas portáteis sob este sistema operacional competiriam com o Steam Deck, mas na realidade, a Valve ainda venceria, na medida em que os proprietários desses consoles teriam que comprar seus jogos no Steam.
Independentemente disso, entre todos os próximos portáteis, bem como a Nintendo Switch 2 e o Xbox portátil, este mercado agora muito competitivo promete ser particularmente interessante! Continuaremos monitorando isso de perto.