Boa Surpresa! O que Xamarin significa para o futuro da loja do Windows 10?

Xamarin-pc

A Microsoft comprou a Xamarin, e hoje com descobrimos os seus reais objetivos.

A visão da Microsoft para os aplicativos do Windows 10 é um universal, é desenvolver um aplicativo que funcione em todos os dispositivos com Windows, e a Xamarin é uma ferramenta que permite que isso seja realizado. Hoje, a Microsoft tornou a Xamarin gratuita e open source, isso significa que é mais fácil para os desenvolvedores do Windows escreverem aplicativos para Android, iOS e Mac. Na verdade é a melhor maneira para resolver a lacuna de apps.

Até hoje, se alguém quisesse criar um aplicativo gratuito, utilizar a Xamarin estava fora de questão. A plataforma custava aos desenvolvedores US $300 por ano no plano básico e US $1 mil por ano para ter uma integração do Visual Studio.

Sabemos que a Windows Store está na luta para conquistar mais aplicativos. Se ela não tiver bons aplicativos, não terá usuários, e os desenvolvedores não criarão apps se não tiver muitos consumidores. O problema maior para os desenvolvedores: será que vale a pena aprender uma nova linguagem para um sistema com baixo número de usuários? E é aí onde a Xamarin brilha.

Agora, significa que em vez de aprender Swift e Java para iOS e Android respectivamente (e em seguida c# para Windows), eles só terão que aprender c# para desenvolver para todas as 3 plataformas. Aplicativos Windows nativamente serão escritos em c#. Tornando a Xamarin gratuita, significa que os desenvolvedores do Windows não terão que aprender a desenvolver em Java ou Swift/Obj-C, só precisa aprender a linguagem nativa dos aplicativos universais da Microsoft. Dessa forma, por que não fazer um aplicativo para Windows? É algo inevitável.

Isto não vai para adicionar instantaneamente todos os apps das lojas de outras plataformas no Windows, mas existe a confiança de ver novos e inovadores aplicativos sendo contruídos através da Xamarin.

39 comments on “Boa Surpresa! O que Xamarin significa para o futuro da loja do Windows 10?

  1. Foi a esperança de todos os desenvolvedores quando a notícia da compra da Xamarin pela Microsoft foi dada. Não tenho palavras pra descrever minha felicidade. UHAHUHAUUHAHUAHU

    1. hahahahaha To tão feliz que mostrei a novidade até para os designers aqui da empresa que nem se quer sabe o que isso significa hahaha

      1. Não sei se dá pra usar Java, mas se vc já sabe Java, vc praticamente já sabe C#. Mudam os nomes mas tem muita coisa semelhante em funcionalidades.

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…………………………………………………………………………………………………

    1. Acho que foi a cartada final da MS sobre os DEV´s. Que mais eles podem querer ? (Acredito que teremos muito mais APPs pra WIN10 no médio prazo).

  2. Uma dúvida meio que particular, mas que pode servir para outras pessoas. Eu estou desenvolvendo um programa para o TCC e ele é em Java. Com tudo isso (Visual Studio + Xamarin) eu posso, caso queira, portar meu programa para C# e tornar ele um aplicativo universal?
    É que meu próximo passo é aprender C# e me ariscar no universo do Windows.

    1. Use JLCA – Java Language Conversion Assistance 2.0, uma aplicação da Microsoft para converter seu código de lógica e apenas seu código de lógica para converte-lo a C#. Você precisa ou reescrever ou usar a Bland a ferramenta de composição para interface gráfica. Caso opte em diretamente usar Xamarin, utilize Xamarin.Forms e já torne sua aplicação multiplataforma, para Windows, iOS, Android, Mac.

      1. Blz Marcio ? O que vc achou dessa “jogada de mestre” (acho eu) da MS ? Como estará a MS Store daqui uns meses, 1, 2 anos, na sua opinião ?

        1. Microsoft começou a materializar a visão de Nadella, está na missão empresarial: ser uma empresa a impulsionar pessoas e instituições. .Net Core é algo impensável, pois irá enriquecer toda a indústria de programação. A Build está admirável, mad é claro que por faltar conhecimento técnico aos jornalistas muitos consumidores estão tendo uma visão equivocada do que rolando. Agora quanto ao Windows, é um desafio e tanto materializar sua proposta, mas que definitivamente ela está no caminho correto, ela está.

          1. Por falta de conhecimento técnico meu também (rs) e de muitos outros internautas (que falam mta bobagem, mesmo sem maldade), eu queria escutar a sua opinião, pra eu saber se meu otimismo em relação a essa BUILD faz sentido. E se a MS está no caminho certo, continuarei sendo otimista. Gde abç.

      2. Ola Márcio, excelente a sua resposta.
        Eu estou usando o Xamarin, no Mac, para iniciar o desenvolvimento de uma aplicação enquanto minha máquina de trabalho, Windows, não fica pronta.
        Fiquei surpreso em me deparar que um projeto Xamarin.Forms só tem como target o iOS e Android. Para MacOS tem que ser um projeto Cocoa e esse precisa do Xcode para fazer a interface gráfica.
        Não encontrei forma de fazer nada com WPF ou Windows Forms no Mac.
        =

        1. O foco do Xamarin são os sistemas mobile. Projetos para Mac têm de seguir os recursos próprios da Cocoa, embora ele seja capaz de compartilhar o código de lógica. Entre Windows Core Apps, Android e iOS pode ser utilizada tanto portable cross Library quando Shared Project. Entre iOS e OSX apenas PCL. Essa restrição não é uma limitação do Xamarin, mas uma restrição imposta pela própria Apple, explicada na WWDC 2014.
          Essa postura da Apple de limitar o ambiente de programação a sistemas Unix-like é de matar, pois mesmo com a abertura do .Net ano passado não dá para programar para Windows, a maioria dos clientes corporativos, só dá para realizar correção de código de lógica do Visual Code.

          1. Acho que o grande desafio é fazer o Forms, e as tecnologias de apresentação, funcionarem 100% em todos os gerenciadores de janelas, Windows, os do Linux e o do Mac. Cada um tem sua particularidade, fica bem difícil mesmo.
            Até ontem deu para tocar o barco e escrever o esqueleto funcional, agora eu vou precisar trabalhar na UI e vai ter que ser em uma VM, não tem como.
            Grande abraço e parabéns pela resposta, é bom saber que tem pessoas que dão informação, e não argumentação, ao invés de posicionamento pessoal somente.

  3. Bom galera, depois de meses divulgando o windows, defendendo a microsoft, meses no insider mandando feedbacks, etc, finalmente estou deixando a plataforma da Microsoft. O que aconteceu: Na segunda a noite fui atualizar meu Lumia 535 para o Windows 10 final, e o meu celular simplesmente BRICKOU! Ao ligar aparecia as engrenagens e depois uma carinha triste, logo após ele desligava. Nem o Windows Recovery Tool em nenhum dos 3 pcs reconhecia o aparelho. Fui levar na assistência da Microsoft e fui assaltado (pelo menos não vão conseguir usar o celular também ahduiah). Enfim, se não fosse a Microsoft bugar o meu celular com uma atualização supostamente estável nada disso teria acontecido. O lado bom disso é que ia comprar um Lumia 640 e eu pensei melhor e decidi voltar a usar o Android. O W10M não tem um app decente do Facebook, Whatsapp cheio de bugs (quando as conversas somem, ou a tela fica toa vazia só com a barra inferior, etc), isso sem contar os aplicativos que não temos! Eu vejo o esforço todo da Microsoft em atrair desenvolvedores, melhorar a loja e acredito sim que o Windows vai vingar e os aplicativos vão vir, mas olhando pela ATUAL situação da plataforma o Android me atende melhor, pela quantidade e qualidade dos apps. Vou comprar hoje um Qbex X-Gold. Apesar de todo esforço da MS não posso comprar um smartphone hoje olhando a possível evolução dele no futuro, eu preciso de um smartphone hoje! Mais pra frente, quem sabe eu volte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *