Orions: Legend of Wizards, completado pelo posterior add-on Orions: The Second Age, é sem sombra de dúvida o melhor jogo de estratégia por turnos, que joguei em Pocket PC. O jogo foi lançado no mercado em Fevereiro de 2007 e é da Moregames Entertainment.
Entretanto, e porque não existe praticamente nenhuma documentação em língua portuguesa sobre este jogo, embora em língua inglesa ele seja um fenómeno enorme, resolvi publicar um mini-guia, que explica as principais características do gameplay.
Antes de passarmos ao jogo propriamente dito, aqui ficam alguns dos ecrãs iniciais. Note-se o soberbo pormenor gráfico:
Além do aspecto gráfico, a banda sonora deste jogo é excelente para o género, e poucas vezes vi jogos de estratégia, a não ser jogos de topo para PC, com bandas sonoras semelhantes. A banda sonora compõe-se de três faixas: Introdução, Mapa e Batalha.
Orions
O mundo de Antavia é composto de uma série de ilhas conectadas ente si. Estas ilhas são chamadas orions. Cada ilha é governada por um Lorde, e está associada a um dos seis elementos do jogo: Água, Terra, Ar, Fogo, Vida e Morte (claro que, também o Lorde está associado a estes elementos).
Cada um destes elementos tem sete estruturas específicas, que podem ser construídas no respectivo orion. Isto porque, ao construir estas estruturas podemos desbloquear cartas adicionais.
Cada carta está associada a uma determinada estrutura. Por conseguinte, apenas podemos comprar uma determinada carta no orion onde existe a respectiva estrutura. Por esta razão, e para facilitar o gameplay, muitos jogadores optam por construir as mesmas estruturas em mais do que um orion associado ao mesmo elemento.
Adicionalmente, em cada orion podemos ainda construir estruturas produtoras de minerais. Os minerais são utilizados para comprar estruturas e cartas. Por isso, quantos mais orions conquistarmos, mais possibilidades temos de estruturar a nossa economia e diversificar o deck de cartas de que dispomos.
Estruturas
er=”0″ />Cada estrutura tem, pelo menos, uma carta a si associada. Por outro lado, em cada turno, apenas podemos construir três estruturas por orion.
No Orions: Legend of Wizards, sempre que conquistamos um orion, ele aparece vazio, sem estruturas. Isto não fazia muito sentido, e foi corrigido no add-on Orions: The Second Age, onde permanecem as estruturas construídas pelo Lorde derrotado.
Economia
Existem quatro estruturas produtoras de minerais, que têm o nome do mineral que produzem:
- Crysols: são as estruturas básicas e convertem a luz do Sol em crysols. Por turno, cada uma destas estruturas produz 10 crysols. Estas estruturas são de cor azul;
- Sulmours: convertem os crysols em sulmours. Por turno, cada uma destas estruturas converte 6 crysols em 3 sulmours. Estas estruturas são de cor verde;
- Goldius: convertem os crysols e os sulmours, em goldius. Por turno, cada uma destas estruturas converte 5 crysols e 2 sulmours, em 2 goldius. Estas estruturas são de cor dourada;
- Eractus: convertem os crysols, os sulmours e os goldius, em eractus. Por turno, cada uma destas estruturas converte 10 crysols, 5 sulmours e 2 goldius, em 1 eractus. Estas estruturas são de cor vermelha.
Batalhas
Antes de mais, convém dizer que o facto de estarmos afectos a um determinado elemento, não tem grande impacto no jogo, em geral. Contudo, nas batalhas isso não é assim, porque em cada batalha o nosso elemento começa sempre ligeiramente mais reforçado do que os restantes.
A cada batalha podemos lançar uma carta que pode ser de um monstro ou de um feitiço. Muitos monstros não poderão ser utilizados no turno em que as respectivas cartas foram adicionadas à batalha. A este efeito dá-se o nome de Doença da Conjura (Summoning Sickness).
No início de uma batalha, é dado um número de pontos a cada elemento, entre 1 e o nível de inteligência disponível nos atributos da nossa personagem. Este número determina que cartas, desse elemento, podem ser lançadas.
Cada carta ataca a carta que se encontra no seu campo oposto. Caso não exista uma outra carta no campo oposto, o ataque é feito directamente ao nosso personagem.
As cartas contêm um número no canto superior direito, que indica o respectivo nível. Uma determinada carta não pode ser lançada se o elemento tiver menos pontos, que o nível dessa mesma carta.
Adicionalmente, ao lançar uma carta, o número de pontos do elemento será reduzido num valor igual ao do nível da carta lançada.
Durante uma batalha, e no início de cada turno, cada um dos seis elementos recebe 1 ponto adicional.
Cada carta, de um monstro, tem dois números na zona inferior. Um no canto inferior esquerdo e o outro no canto inferior direito. O número do canto inferior esquerdo é o número de pontos de ataque, ou seja, quando a nossa carta atacar uma carta rival, ir-lhe-á infligir a perda do número de pontos que constar no canto inferior esquerdo. Por outro lado, o número do canto inferior direito é o número de pontos de defesa. Sempre que a carta sofrer um ataque, estes pontos irão ser reduzidos pelo valor dos pontos de ataque da carta rival. Quando o número de pontos de defesa chegar a zero, a carta é destruída.
Se, no espaço oposto ao de uma carta, não existir qualquer carta, o dano infligido será directamente subtraído aos pontos do personagem, e quando os pontos do personagem atingem zero, a batalha está perdida para ele.
Note-se ainda que, para além de tudo isto, certos monstros têm habilidades adicionais que podem ser utilizadas em qualquer altura do nosso turno.
Quando se inicia uma batalha dispomos de um deck obtido a partir das cartas que temos por defeito, ou seja, a partir das chamadas default cards. Se quisermos ter mais cartas além das default, temos de as comprar com os minerais que produzimos, e nos orions onde temos estruturas que as fabriquem.
Pontos de experiência
Cada vez que conquistamos um orion, ganhamos pontos de experiência. Se ganharmos suficientes pontos de experiência para passarmos ao nível seguinte, temos a possibilidade de distribuir 3 pontos pelos 3 atributos que temos:
- Força: determina o número de pontos que o personagem detém. Quanto mais alto o número de pontos, mais forte será o personagem no início de uma batalha;
- Inteligência: determina o número máximo de pontos para cada elemento, no início de uma batalha. A cada elemento é atribuído um número de pontos, entre 1 e o número de pontos de inteligência;
- Poder: determina o nível das cartas que podemos comprar e lançar em batalha. Uma carta não pode ser comprada, nem lançada, se o nosso poder tiver um número de pontos inferior ao nível dessa carta. Portanto, quanto mais alto for o nosso poder, maior será o número de cartas, de nível elevado, que podemos adicionar ao nosso deck, e utilizar em batalha.
Quando vencemos uma batalha, mas não obtemos suficientes pontos de experiência, para aumentar de nível, é-nos dada a oportunidade de trocarmos uma das nossas cartas default por uma das cartas do nosso inimigo. Esta é uma forma de obter uma carta que irá permanecer default no nosso deck, o que não aconteceria se a tivéssemos de comprar num dos orions.
Note-se que o número de pontos de experiência se encontra no ecrã principal do jogo.
Vitória
Tudo o que há a fazer para ganhar o jogo, é conquistar todos os orions do mapa! Parece fácil, não é?
::Download::
iPhone e Pocket PC (Windows Mobile 5 ou superior)
Serial: 4YXWQNZ
ATENÇÃO!!!!!ATENÇÃO!!!!!ATENÇÃO!!!!!ATENÇÃO!!!!!NÃO INSTALEM NO OMNIA II (I8000)!!!!!!!NÃO INSTALEM NO OMNIA II (I8000)!!!!!!!NÃO INSTALEM NO OMNIA II (I8000)!!!!!!!NÃO INSTALEM NO OMNIA II (I8000)!!!!!!!O aplicativo desconfigurou completamente o celular e o deixou fixado em modo de "vôo" (telefone off). Solução: Reinstalação da ROM, pois nem Hard Reset não foi possível dar, porque o telefone precisa estar on para o HR.Fabio Habib
Não tive problemas na instalação.O jogo só não é exibido da forma correta.Tenho um I8000L com ROM do RisKo I8000NXXJE3
Jogo muuuuito foda… tenta conseguir o download dos expansions packs Jorge… vale a pena