Novas ideias mostram a versatilidade da próxima geração de dispositivos Windows 10

sony-xperia-arm-1

Nos quarenta e cinco do segundo tempo de 2016, Microsoft e Qualcomm resolveram mostrar que já é possível rodar o programas x86 em processadores ARM, inclusive o Photoshop (que não é dos mais leves), Office completo e até mesmos games (não será só produtividade, será o Windows de forma ampla). Além disso, foi dito que tais aparelhos chegariam no segundo semestre deste ano, e podemos concluir que será com a Redstone 3.

Outro ponto digno de nota, é que isso tinha sido vazado, mas no Windows 10 Mobile. O hacker h0x0, que não errou nenhuma até agora, descobriu que a Microsoft estava trabalhando em algo neste sentido.

A Microsoft ainda disse que pretende lançar um “dispositivo móvel definitivo” com uma nova forma e de valor agregado que seria algo híbrido entre um smartphone e PC.

O que falta para isso se tornar realidade?

O palpite é que a Redstone 3 terá algo especial, inclusive uma repaginação na interface do sistema trazendo a versatilidade o “Shell Unificado“. Outro ponto digno de nota é que o Windows 10 Mobile ainda não está pronto para ser um sistema desktop completo, e nem o Windows 10 está pronto para ser um sistema para telas menores, logo este pode ser o entrave. Mas pode não ser isso, ou apenas isso.

Híbridos exigem novos hardwares

Sempre foi assim e sempre será. Tem se formado uma nova corrente que acredita que o hardware ainda não está pronto, apesar do lançamento no Snapdragon 835. Para aproveitar isso da melhor forma e conquistar consumidores a Microsoft terá que inovar no corpo do aparelho. Bem, depois do Xbox, Hololens, Surface Pro, Surface Book, Surface Dial e Surface Studio, sabemos que a empresa é gabaritada para tanto. Inclusive tem a parte boa da Nokia em mãos.

Conceitos são a base de tudo

windows 8.2 conceito 1

O conceito acima fez muito sucesso antes do Windows 10 ser lançado (ele foi para o Windows 8.2), e por coincidência ou não, o atual sistema operacional dos desktops da Microsoft obteve esta aparência.

Agora têm surgido outros, como do Sony Xperia no topo da matéria, que seria capaz de rodar o Windows 10 completo em uma aparelho. Tal aparelho poderia rodar os apps universais, além de boa parte do legado Windows que vai de 8 a 16 milhões de programas e jogos, e claro que a Microsoft poderia fazer tal sistema rodar apps do Windows Phone.

Outro conceito interessante é o da Samsung que você pode conferir nas imagens abaixo:

samsung-dobravel samsung-dobravel-2

Nós teremos tecnologia para tanto? Acreditamos que sim, o que faltava seria uma utilidade que um sistema híbrido poderá entregar. Poderia também o aparelho ter apenas uma tela, mas que o consumidor tivesse a faculdade de comprar as demais de forma apartada para servir como a própria capa do aparelho – A Microsoft também tem esta patente, diga-se de passagem.

tela-segunda

Vale a pena nos lembrarmos da CES 2017, onde vimos vários tipos de PCs para todos os gostos e bolsos, um mais diferente que o outro. Alguns literalmente que cabem no bolso, um notebook que abre três telas, PCs que parecia consoles, PCs-óculos (Realidade Virtual), PCs de mesa para desenhistas e claro uma vasta lista de cópias da linha Surface que já são bem diferentes por si só.

É esperado que a Microsoft traga esta versatilidade para a sua nova categoria de dispositivos, e vamos concordar que pelo menos no papel as coisas são bonitas.

Você acha que esta nova categoria pode revolucionar dessa forma? Ou seria improvável que tudo isso um dia saia do papel?

41 comments on “Novas ideias mostram a versatilidade da próxima geração de dispositivos Windows 10

  1. Se juntar todos os fãs do Windows 10 Mobile especialistas em design e programação, sai um sistema muito melhor do que o que a Microsoft está se empenhando em fazer.
    Junta todo mundo numa sala, dá um salário bacana e vc tem um sistema top, fluido e bonito!

      1. pedir um emprego na MS na área mobile?

        vish, cada ano a MS demite mais gente.. vão mandar mais 700 agora (e o WindowsCredo nem falou nada)

  2. Com a patente da Microsoft sobre um dispositivo dobrável, acredito que reforça a ideia do Surface Phone ser dobrável pois se a Microsoft já está (ou estaria) trabalhado em uma segunda tela, como o conceito ali em cima com os Lumias, uma terceira seria fácil adicionar. Espero que isso se realize e venha para o Brasil, pois não adianta nada ela fazer milagres e os mesmo não chegarem para os consumidores.

  3. Uma evolução enrome eu sei que o windows 10 mobile vai ter, isso nao tenho duvida, oque eu torço mesmo e pra que os atuais , ou pelo menos o meu Lumia 950 participe dessa festa..

      1. Vamos respeitar os outros membros do site.

        Ninguém pode agredir alguém dessa forma sem saber o passado do seu pai e mãe. E nem o futuro dos seus filhos.

        Logo, mais respeito com pessoas de bem.

      1. Vamos torcer … Que seja algo cobiçado ! Mais acredito que só o Aparelho em sí nao tem força… Precisa melhorar o W10 a interface novos gestos com R3

  4. Como tecnologia está cada dia mais evolutiva, não demorará tanto para que tudo isso e muito mais se torne realidade.
    E uma realidade cruel: $$$$$???????

    1. Smartphone com Windows Completo pra que? A não ser que você aposente o PC, pois se for para uso normal, um bom Android ja basta. Precisa ter é aplicativos e eliminar os bugs da versão mobile. Do resto, não vai mudar nada.

  5. O que adianta um aparelho “lindo” se na hora de rodar App’s os mesmos sao mal acabados e outros nem existem. Nem so de beleza e de Office, vive um smartphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *