32 e 64 bits: o que é, quais diferenças e qual é melhor?

32-e-64-bits-1

A questão é básica. Qual é a diferença entre 32 e 64 bits? E, é claro: Qual é melhor? Eu não culpo você por não saber. Cedo ou tarde todos se perguntam isso e hoje vamos resolver essa questão.

Esta é a dica do dia 🙂

O que os bits significam?

Quando falamos sobre a quantidade de bits de um processador, sistema operacional (Windows ou não) ou software, nós estamos falando sobre a arquitetura que eles trabalham. E não me refiro edifícios. O mercado tem duas arquiteturas predominantes: 32 e 64 bits. Podemos facilmente explicar que é o número teórico de endereços que o processador pode processar. A menor unidade de informação é o bit. Este processo adotar um 0 ou um 1. À medida que o número de bits é a quantidade que o processador pode responder de um única só vez. A explicação é complicada e muito técnica, mas espero que tenha entedido o básico.

Qual é a diferença entre 32 e 64 bits?

joe-belfiore-camisa

A diferença entre o 32 e 64 bits é que este pode realizar uma solicitação em uma só passada, enquanto o de 32 bits pode precisar de uma segunda passagem para concluir o cálculo de instruções. Ainda assim, não é sempre que um processador de 64 bits será duas vezes mais rápido do que 32 bits, uma vez que a velocidade não depende deste número. A velocidade é determinada pela “velocidade do processador”, que é usualmente medido em GHz.

Por isso, também se pode pensar que os processadores 64 bits também são mais potentes do que 32 bits, e geralmente isso é verdade. Mas isso não é uma regra para todas as ocasiões, outros aspectos como a velocidade ou a cache também influenciam isso.

Se falamos de sistemas operacionais e programas é outra questão. Isso indica a arquitetura para qual foram concebidos ou desenvolvidos. Podemos encontrar sistemas operacionais de 32 e 64 bits, ou compatível com ambos. Isto, obviamente, vai depender desenvolvedor, que deve adaptar seu software para essa arquitetura.

Os processadores de 64 bits e sistemas operacionais podem executar programas de 32 bits, mas eles não serão otimizados. No entanto, o inverso é mais complicado. É como se nós calçássemos um sapato com tamanho maior do que nosso pé. Nós podemos, mas não será confortável. No entanto, se tentar encaixar um sapato menor que seu pé, será quase impossível utilizá-lo.

Para terminar: 32 bit só pode suportar uma memória RAM de 4GB, enquanto 64 bit pode suportar até 16 exabytes, algo que ainda vai demorar muitos anos para que seja alcançado.

Então, o que é melhor?

Hoje, a maioria dos novos equipamentos vendidos usam uma arquitetura de processadores 64 bits. Isto é devido às peculiaridades e diferenças citadas acima, em especial a memória RAM limitada. Logo, se for escolher, vá de 64.

13 comments on “32 e 64 bits: o que é, quais diferenças e qual é melhor?

  1. “Isto, obviamente, vai depender desenvolvedor, que deve adaptar seu software para essa arquitetura.”

    @ @blogaomobile:disqus, só para ficar mais claro, quando o celular é de 64 bit mas os APPS tem que ser desenvolvido para este? E estes APPS que deverão ser adaptado para 64 bit, são de 34 bit? E se os APPS não forem adaptados para 64 bit, não funciona?

    Eu entendi o texto direitinho, mas gostaria de entender mais claramente sobre.

    1. Se o app for feito para 32bits ele rodará normalmente em um sistema 64bits, o que acontece é que ele não usará a capacidade total do sistema, em outras palavras ele não rodará mais devagar mas poderia rodar mais rápido se fosse feito para a arquitetura de 64bits. Embora que no geral para apps simples essa diferença de desempenho é praticamente imperceptível.
      Veja bem, apps 32b e 64b rodam em um sistema de 64b, porém um sistema 32b roda apenas apps de 32b.

  2. há um erro (o principal que poderia ser errado): 32b só reconhece 3,5 de ram, então quem tem 4 gb deve obrigatoriamente usar 64 bits, senão está jogando dinheiro no lixo.

    1. Existe o PAE para resolver esse problema: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/aa366796(v=vs.85).aspx , pois aumentaram o “indexador” da memória em alguns processadores na época dos 32 bits(isso é antigo, porém poucas pessoas sabem, já que isso era mais comum entre o pessoal q usa Linux ou Windows com servidor): https://en.wikipedia.org/wiki/Physical_Address_Extension

      Se o programa usar 64 bits pode utilizar mais memória já q os 32 bits já que o endereçamento dos objetos dependendo de como está rodando duplica e reduz consideravelmente a sua memória utilizável já q vc irá utilizar mais bits por objeto. Um exemplo disso: http://java-performance.info/over-32g-heap-java/

  3. Sou um admirador da Microsoft, mas ultimamente tenho lido tantos rumores, tantos planejamentos, tantos em breve… O foco era o Mobile com a Redstone 2 e… Fica pra próxima. Vamos colocar os rumores, os planejamentos e os em breve no tangível, no a palpável minha Microsoft!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *